Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu utilizo atualmente um MacBook Pro 2010 mas ele já não está mais em seus melhores dias, agora vem uma grande dúvida: adquirir ou Mac ou um PC?

Antes de tudo, acho importante dizer o seguinte:

- Eu possuo experiência em ambos sistemas operacionais (Windows e macOS) pois também tenho notebooks com Windows.

- Os programas que utilizo no Mac são do pacote Adobe e também já trabalhei com eles no Windows então isso não será problema.

Minha dúvida não é em relação à benefícios (ou malefícios) ao migrar de SO, mas sim no que diz respeito à desempenho de hardware (nesse caso é claro que podem levar em conta o SO, mas no quesito DESEMPENHO e não em adaptação à um novo SO, pois adaptar ao SO será tranquilo ok).

Dito isto, vamos lá!

OBJETIVO: Utilizar programas do pacote Adobe - Premiere Pro, After Effects, Illustrator, bem como renderizar vídeos após concluir as edições.

Opção 1: iMac

Processador Intel Core i5 dual core de 7ª geração e 2,3 GHz

Turbo Boost de até 3,6 GHz

8 GB de memória de 2133 MHz, possibilidade de configuração até 16 GB

Disco rígido de 1 TB1

Intel Iris Plus Graphics 640

Duas portas Thunderbolt 3

Tela sRGB de 1920 x 1080

Aproximadamente R$8.000,00 (bemmm salgado mas vem completo, monitor, teclado, mouse, além de ser All in One e ficar bonito em qualquer lugar, mas quero performance e não beleza né....)

Opção 2: PC (Vou citar apenas o Hardware do gabinete, NÃO INCLUSO monitor, mouse, teclado, etc)

Gabinete

Processador I7 - 7700k 4.2GHZ

placa-mãe B250M

Memória DDR4 8GB

Placa de Vídeo GTX 1050 TI 4GB

HD 1TB

SSD 120GB (para o SO e Programas)

Fonte 600W

Adaptador Wireless

Aproximadamente R$ 5.300,00 (eu já possuo mouse e teclado Dell que gosto bastante, sendo assim, teria que comprar apenas monitor então digamos que fique final R$ 6.000,00)

Sendo assim, a diferença de preço no MEU PONTO DE VISTA foi o primeiro atrativo é claro, mas eu não quero levar apenas isso em consideração e ter que comprar um novo equipamento em 2 anos por ter ficado obsoleto. Por isso gostaria da opinião de vocês que entendem mais do assunto, o que indicam para o meu caso? iMac ou PC?

- Após editar um projeto de vídeo no After Effects e colocar para renderizar, qual deles teria um resultado melhor durante esse processo? Qual seria mais rápido para renderizar? Qual funcionaria melhor durante a renderização (ex. enquanto estiver renderizando o vídeo eu iria navegar na internet ou criar um banner no FireWorks)?

Claro que se acharem legal mudar algo nas configurações do PC estou aberto à sugestões, mas tem um detalhe importante, irei comprar parcelado, e nesse caso o iMac parcela em até 12x sem juros, já o PC parcela em apenas 4x, ou seja, o ideal é não subir muito o preço do PC pois isso iria subir muito meu custo mensal. Da forma que está (aproximadamente 1.500,00 / mês) fica tranquilo até, mas se subir muito já pesa bastante (agora se for algo EXTREMAMENTE INDICADO eu estou aberto à sugestões como eu disse).

Espero que possam me ajudar o mais breve possível, muito obrigado e grande abraço!

Postado

@Fajan Eu fiquei confuso, você disse que o primeiro é mais "atrativo" sendo que tem um valor maior, já é obsoleto e ainda oferece especificação mais baixas? Por opinião pessoal, a escolha seria um PC: Você decide seu hardware, você pode usar CUDA ou OPENCL na renderização via placa de vídeo em vez de processador, você pode economizar, além de fazer dual-boot: Hackintosh e Windows. E particularmente, achei a segunda opção bem desproporcional.

Postado
7 minutos atrás, zopek disse:

@Fajan Eu fiquei confuso, você disse que o primeiro é mais "atrativo" sendo que tem um valor maior, já é obsoleto e ainda oferece especificação mais baixas? Por opinião pessoal, a escolha seria um PC: Você decide seu hardware, você pode usar CUDA ou OPENCL na renderização via placa de vídeo em vez de processador, você pode economizar, além de fazer dual-boot: Hackintosh e Windows. E particularmente, achei a segunda opção bem desproporcional.

@zopek Obrigado pelo retorno, na verdade eu não disse que o 1º era mais atrativo, eu disse que o preço mais baixo do PC era o meu primeiro atrativo (ou seja, a primeira coisa que me agradou foi o baixo custo do PC).

Mas agora que li novamente deu pra entender a dúvida, ficou meio confuso mesmo, peço desculpas.

Mesmo assim, sua resposta foi bem objetiva e deu para ter uma ideia do que fazer sim, eu só não entendo muito sobre CUDA e OPENCL mas sei que algumas placas de vídeos não dá pra fazer isso (ouvi algo à respeito), sabe informar se a placa de vídeo que citei (GTX 1050 TI 4GB) teria esse recurso?

Eu fiquei em dúvida no seu trecho final da resposta, quando disse que a 2ª opção (PC) estava desproporcional, isso foi em qual sentido?

- Desproporcional ao comparar o PC em questão com o iMac (inferior)?

- Desproporcional na escolha dos equipamentos (ex. Processador BOM para uma placa de vídeo RUIM)?

Mais uma vez obrigado.

Postado

@Fajan Placas de vídeo pós-GTX 600 podem renderizar via CUDA e pós-HD7000 podem renderizar via OPENCL (com pelo menos 2GB de VRAM em ambos os casos). Ou seja, GTX1050TI é compatível.

Quando ao "desproporcionamento", me referia aos componentes que escolheu para montar o segundo PC. Tem componentes melhores e mais baratos nessa finalidade.

Postado
12 minutos atrás, zopek disse:

@Fajan Placas de vídeo pós-GTX 600 podem renderizar via CUDA e pós-HD7000 podem renderizar via OPENCL (com pelo menos 2GB de VRAM em ambos os casos). Ou seja, GTX1050TI é compatível.

Quando ao "desproporcionamento", me referia aos componentes que escolheu para montar o segundo PC. Tem componentes melhores e mais baratos nessa finalidade.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, agora sobre o desproporcionamento, essa configuração quem me passou foi um atendente de uma loja (na qual provavelmente irei comprar, ou não, quem sabe).

Eu não entendo muito de hardware e estou completamente desatualizado quanto à isso, por isso não sabia se tal configuração era ou não adequada.

Nesse caso, poderia me dar uma sugestão de configuração para tal finalidade?

Processador: 

Vídeo: 

placa-mãe: 

Fonte: 

Memória: 

Quanto ao SSD e HD acredito que esteja tudo OK né, acredito que o que se referiu deve ter sido dentro desses itens (mas se for outros itens ficaria extremamente agradecido se pudesse me ajudar).

Por fim, não sei se é permitido aqui no Fórum mas caso seja permitido informar lojas, aceito sugestões também, caso conheça alguma loja para comprar tal equipamento (sou de São Paulo Capital).

Muitíssimo obrigado!

Postado

@Fajan A minha recomendação:

• Processador: Ryzen 7 1700 ou Ryzen 5 1600 (sua preferência).
  • Placa de vídeo: GTX 1050TI (Preferência por CUDA) ou HD7970/R9 280X (Preferência por OPENCL).
  • Placa-mãe: Chipset A320 (ASRock, ASUS, MSI, Gigabyte...).
  • Fonte: Corsair CX430 ou Shocker 500W.
  • Memoria RAM: 16GB DDR4.

De loja (On-line), recomendo:

Postado
2 minutos atrás, zopek disse:

@Fajan A minha recomendação:

• Processador: Ryzen 7 1700 ou Ryzen 5 1600 (sua preferência).
  • Placa de vídeo: GTX 1050TI (Preferência por CUDA) ou HD7970/R9 280X (Preferência por OPENCL).
  • Placa-mãe: Chipset A320 (ASRock, ASUS, MSI, Gigabyte...).
  • Fonte: Corsair CX430 ou Shocker 500W.
  • Memoria RAM: 16GB DDR4.

De loja (On-line), recomendo:

Muito obrigado pela força, me ajudou demais, parabéns mesmo cara, agora é cotar novamente os preços e comprar o quanto antes.

Grande abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...