Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gargalo na placa-mãe com processador ou processador com placa de video??


Ir à solução Resolvido por Handson Matheus,

Posts recomendados

ALGUÉM ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS!!

Seguinte pessoal, estou sofrendo gargalo no meu PC, só preciso saber onde.
Segue a configuração:

Placa-mãe: ASUS Amd am3+ m5a78l-m usb3
(Já li muito a respeito sobre essa placa que ela nao supre sobre o desempenho oferecido)

Processador: AMD FX 8350

CPU COOLER: Hyper T4

Memória RAM: 16G 2x8G hyperx ddr3 1866

Placa de vídeo: GTX 1060 6G Gigabyte

Fonte: Corsair cx 600w

Ssd: sandisk 240g

Hd 1: 1t

Hd 2: 500gb

Hd 3: 320gb

Gabinete: warrior ga 124 multilaser

Windows 10 64 bits

configuração completa é essa pessoal. E meu problema é que estou sofrendo muita queda de fps nos jogos. No CS:GO um exemplo, roda tranquilo 300 fps e cai para 40 60 com terriveis travamento no game. Impossível de jogar.
Gostaria que alguem pudesse me ajudar.

Só lembrando que está tudo atualizado. Drivers etc.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Já tive muitos problemas com a linha FX da AMD, eles obrigam que você tenha uma placa-mãe com dissipador nos VRMs, como Igor falou. É como se esses processadores passassem uma carga muito alta para o chipset, que acaba superaquecendo, atingindo temperaturas absurdas. Pra compensar isso, ele pode diminuir significativamente o clock do seu processador, fazendo ele perder um desempenho bastante claro, muitas vezes até travando a máquina. Repetindo o que Igor falou, você precisa de uma placa-mãe com dissipador nos VRMs, como a Gigabyte GA-78LMT, por exemplo. Ela não possui chipset 970 ou 990, como ele disse, mas tem o dissipador nos VRMs, o que eu acredito que já vai resolver o seu problema. Me corrija se eu estiver errado, Igor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Handson Matheus disse:

Já tive muitos problemas com a linha FX da AMD, eles obrigam que você tenha uma placa-mãe com dissipador nos VRMs, como Igor falou. É como se esses processadores passassem uma carga muito alta para o chipset, que acaba superaquecendo, atingindo temperaturas absurdas. Pra compensar isso, ele pode diminuir significativamente o clock do seu processador, fazendo ele perder um desempenho bastante claro, muitas vezes até travando a máquina. Repetindo o que Igor falou, você precisa de uma placa-mãe com dissipador nos VRMs, como a Gigabyte GA-78LMT, por exemplo. Ela não possui chipset 970 ou 990, como ele disse, mas tem o dissipador nos VRMs, o que eu acredito que já vai resolver o seu problema. Me corrija se eu estiver errado, Igor.

Ok, vou seguir sua dica. Mas e de mediato, teria algo que eu pudesse fazer? por exemplo: Trancar o processador num clock mais baixo 3.8 3.5, resolveria até que eu pudesse comprar outra placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, JonRod disse:

 

adicionado 1 minuto depois

Ok, vou seguir sua dica. Mas e de mediato, teria algo que eu pudesse fazer? por exemplo: Trancar o processador num clock mais baixo 3.8 3.5, resolveria até que eu pudesse comprar outra placa-mãe?

 

De imediato, acredito que nada. Baixar o clock, o próprio processador já faz isso automaticamente, e mesmo ele fazendo essa tarefa, o desempenho vai continuar horrível, considerando que ele reduziu drasticamente seu desempenho. Pra você notar isso com mais clareza, deixe o jogo rodando e coloque a ponta do dedo no dissipador de calor do chipset, ele provavelmente vai estar com temperatura suficiente pra te fazer uma queimadura em poucos segundos. Refrigerar melhor o gabinete ou até colocar um cooler no chipset, não vai resolver nem amenizar o problema. Se trata de uma questão direta de potência do processador x chipset da placa-mãe. Compre outra com dissipador nos vrms que a temperatura e a exigência da placa vai ser distribuída corretamente. Sobre a necessidade do chipset 970 ou 990, eu não tenho certeza se é necessário, seria interessante se o amigo Igor pudesse confirmar se é preciso um dos modelos para que esse processador não tenha seu desempenho afetado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2018 às 13:39, Handson Matheus disse:

 

De imediato, acredito que nada. Baixar o clock, o próprio processador já faz isso automaticamente, e mesmo ele fazendo essa tarefa, o desempenho vai continuar horrível, considerando que ele reduziu drasticamente seu desempenho. Pra você notar isso com mais clareza, deixe o jogo rodando e coloque a ponta do dedo no dissipador de calor do chipset, ele provavelmente vai estar com temperatura suficiente pra te fazer uma queimadura em poucos segundos. Refrigerar melhor o gabinete ou até colocar um cooler no chipset, não vai resolver nem amenizar o problema. Se trata de uma questão direta de potência do processador x chipset da placa-mãe. Compre outra com dissipador nos vrms que a temperatura e a exigência da placa vai ser distribuída corretamente. Sobre a necessidade do chipset 970 ou 990, eu não tenho certeza se é necessário, seria interessante se o amigo Igor pudesse confirmar se é preciso um dos modelos para que esse processador não tenha seu desempenho afetado.

Para utilizar todos os recursos do FX 8350 é necessário um 970 ou 990, já que foram feitos pensando nos FX 8300+. Eu rodo o meu muito bem com um chipset 880G, mas as fabricantes não costumam recomendar, pois os abaixo de 970 e 990 foram feitos para rodar com Phenom, FX 8100, elas apenas fizeram uma gambiarra pra rodar com os 8300+. Eu já vi placas com chipset 970 por 280-350 reais no bazar de um outro certo fórum, acho que vale mais tentar por esses meios que acabar pegando uma 760G, 780G, 880G e ficar ruim... 

adicionado 2 minutos depois
Em 09/04/2018 às 12:49, JonRod disse:

 

adicionado 1 minuto depois

Ok, vou seguir sua dica. Mas e de mediato, teria algo que eu pudesse fazer? por exemplo: Trancar o processador num clock mais baixo 3.8 3.5, resolveria até que eu pudesse comprar outra placa-mãe?

Abaixar o clock não ia mudar muita coisa, o principal é abaixar a tensão do processador, aí os VRM ficariam mais frios, ajuda até que bastante, mas nem de perto é uma solução, se esse FX 8350 não estiver rodando com tudo que tem direito, a sua 1060 pode ficar com desempenho pior que uma 1050(MUITO inferior)... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Igor Nunes_499284 disse:

Para utilizar todos os recursos do FX 8350 é necessário um 970 ou 990, já que foram feitos pensando nos FX 8300+. Eu rodo o meu muito bem com um chipset 880G, mas as fabricantes não costumam recomendar, pois os abaixo de 970 e 990 foram feitos para rodar com Phenom, FX 8100, elas apenas fizeram uma gambiarra pra rodar com os 8300+. Eu já vi placas com chipset 970 por 280-350 reais no bazar de um outro certo fórum, acho que vale mais tentar por esses meios que acabar pegando uma 760G, 780G, 880G e ficar ruim... 

 

Se você roda o seu 8350 com um chipset 880G e não tem problema, então posso acreditar que o meu 8320E não terá dificuldades com o chipset 760G da GA-78LMT-USB3 R2, não acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Handson Matheus disse:

 

Se você roda o seu 8350 com um chipset 880G e não tem problema, então posso acreditar que o meu 8320E não terá dificuldades com o chipset 760G da GA-78LMT-USB3 R2, não acha?

Tudo depende do uso, apesar do meu FX 8350 estar rodando bem com o 880G, eu nunca estou com ele em mais de 80% de uso, até aí eu rodo ele muito bem, inclusive minha placa não possui dissipadores nos VRM, mas com esse máximo de 80% de uso isso não faz a mínima diferença(tenho uma refrigeração boa), sempre uso ele em 4.3GHz(tensão automática, turbo core on) de forma relativamente tranquila. Acredito que o FX 8320E rodaria bem na GA-78LMT-USB3 R2 caso fosse utilizado em stock(e turbo core desligado), mas se pensa em colocar uma GPU mais potente, uma GTX 1050, 1060, eu já não recomendo nem um pouco, ou seja, se for jogar coisa pesada, ou estressar o CPU, nem pensar em coisa abaixo de 9XX, rodar esse FX 8320E em 3.2GHz é muito desperdício, o problema não é só dissipador no VRM, os 760-780G administram tudo de uma maneira ruim, até para os Phenom II X6 eles eram MUITO limitados, até esse 880G não fica bom quando está sob muito estresse e mesmo com dissipador nele, ele fica absurdamente quente, demonstrando a gambiarra que as fabricantes fizeram pra rodar os FX... 

No caso acima, o JonRod tem uma GTX 1060 6GB, mesmo com um chipset 990 e FX 8350(em stock, 4GHz), ainda ficaria tendo gargalo com a placa de vídeo, imagina com um chipset 760G... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a taxa de atualização do seu monitor? Bem se for 60 como a maioria você ta quebrando cabeça à toa, usa V-sync(ou trava em 60) que fica tudo as pampa fi. se rodava a 300 fps você só tava estressando sua config à toa, porque não conheço nenhum monitor que tenha essa taxa de atualização, eu tenho a mesma placa-mãe com o 6300 e uma 1050ti e ta mais que bom pra 60hz, tipo roda tudo!!! kkk

Vai q vai q seu conjunto ta ruim não, se tu for pegar um 970 ou 990 vai pagar 500~600 conto. Valeria trocar pros ryzen. Pessoal vive falando dessa placa-mão mas se pegar os cara indo pra ddr4 tão pegando H110 kkk que na boa é troca 6 por meia duzia. Esse papo de gambiarra da amd tem nada a ver não, uma coisa é o teorico outra pratico, vai dura bastante ainda essa sua plaquinha, só não abusar em coisa que não vai ser visto no caso dos fps. Espero ter ajudado abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!