Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Volto a incomodar devido a sinal de Wi-fi.

Antes de tudo, esclareço que não sou expert no assunto e todo equipamento usado é original,  
pré testado e todas as configurações (hardware) foram testadas em todos os andares (3).

Há vários meses estamos tendo problemas de perda de sinal wifi em minha residência e
gostaria da ajuda de um dos seguidores.
Eu residento do RJ, ainda possuo Velox 10 Mb (estava parada alguns meses) e contratei a TIM
LIVE (50 Mb) e ótimo via cabo.
Pois é, via cabo ok. Falando de wifi nada é fácil pois devido ao tamanho do imóvel nada
funciona como deveria.
Já reclamei com a TIM e nada resolveu (mesmo trocando de modem/roteador duas vezes).
Deixei as duas redes funcionando, a VELOX como rede "A" (usando modem/roteador TPlink
TL-941nd) e a TIM como rede "B" (atualmente com o modem/roteador Sagecom F@st 5310).
Com ambos modens/roteadores no segundo andar, ambas as redes Wifi (primeiro e terceiro
andar) tem uma velocidade próxima de 8 Mb.
Já dá para notar algo pois a diferença entre a velocidade fornecida e recebida é discrepante.
Quanto ao sinal, a rede A, tem um sinal de wifi próximo de -48 dbm, quanto a segunda é de -82
dbm.
Não adianta mudar o andar do modem/roteador principal pois os resultados nos andares
opostos são sempre bem próximos.
Já pus um repetidor (tp-link TL WA-850-RE) para repetir o sinal e o resultado foi o seguinte:
Rede A (andares opostos ao da instalação do modem/roteador) - Velocidade de
aproximadamente 8 Mb com sinal de -38 dbm (ótimo);
Rede B (andares opostos ao da instalação do modem/repetidor) - Velocidade de 4 Mb e sinal
igual a rede anterior.
Ou seja o problema está no sinal do roteador da rede B (TIM) e, conforme informado pela
mesma, não havia solução. 
Já estava conformado até que fui a uma festa e estava passado vários vídeos no playground
sem travamentos e perguntei ao operador de áudio e vídeo (pai da aniversariante) se era um
pendrive e este falou que era via wifi.
Cadê o roteador, perguntei. Ele, o pai, falou que estava no quino andar (não havia obstrução
entre a janela e o play).
Fiquei louco e, claro, perguntei. Qual a sua operadora e roteador???
Putz, TIM e TPlink Tl-941nd.
Perguntei ao feliz papai qual a velocidade contratada (25 Mb) e pedi a senha para efeito de
teste. Usei o speedtest e o Wifi analyzer e os resultados (aproximados) formam os seguintes:
18 Mb e -54 dbm (com tudo funcionando). 
Perguntei, também, quem instalou e este falou-me que foi um funcionário da própria empresa
(mediante a uma gorjeta, é claro).
Daí meu questionamento, tem como colocar o roteador da TP-Link direto na linha (rede) TIM?
Em caso afirmativo, como faço isso?
Li muita coisa na web mas nada funcionou. Quero abandonar de vez esse roteador oriundo da
TIM e usar o bom e velho TP-Link.

Agradeço por terem lido esse testamento e se alguém teve paciência de chegar até o fim e puder
ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!