Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
maxcarol

Trocar de modem/roteador na operadora TIM LIVE

Recommended Posts

Volto a incomodar devido a sinal de Wi-fi.

Antes de tudo, esclareço que não sou expert no assunto e todo equipamento usado é original,  
pré testado e todas as configurações (hardware) foram testadas em todos os andares (3).

Há vários meses estamos tendo problemas de perda de sinal wifi em minha residência e
gostaria da ajuda de um dos seguidores.
Eu residento do RJ, ainda possuo Velox 10 Mb (estava parada alguns meses) e contratei a TIM
LIVE (50 Mb) e ótimo via cabo.
Pois é, via cabo ok. Falando de wifi nada é fácil pois devido ao tamanho do imóvel nada
funciona como deveria.
Já reclamei com a TIM e nada resolveu (mesmo trocando de modem/roteador duas vezes).
Deixei as duas redes funcionando, a VELOX como rede "A" (usando modem/roteador TPlink
TL-941nd) e a TIM como rede "B" (atualmente com o modem/roteador Sagecom F@st 5310).
Com ambos modens/roteadores no segundo andar, ambas as redes Wifi (primeiro e terceiro
andar) tem uma velocidade próxima de 8 Mb.
Já dá para notar algo pois a diferença entre a velocidade fornecida e recebida é discrepante.
Quanto ao sinal, a rede A, tem um sinal de wifi próximo de -48 dbm, quanto a segunda é de -82
dbm.
Não adianta mudar o andar do modem/roteador principal pois os resultados nos andares
opostos são sempre bem próximos.
Já pus um repetidor (tp-link TL WA-850-RE) para repetir o sinal e o resultado foi o seguinte:
Rede A (andares opostos ao da instalação do modem/roteador) - Velocidade de
aproximadamente 8 Mb com sinal de -38 dbm (ótimo);
Rede B (andares opostos ao da instalação do modem/repetidor) - Velocidade de 4 Mb e sinal
igual a rede anterior.
Ou seja o problema está no sinal do roteador da rede B (TIM) e, conforme informado pela
mesma, não havia solução. 
Já estava conformado até que fui a uma festa e estava passado vários vídeos no playground
sem travamentos e perguntei ao operador de áudio e vídeo (pai da aniversariante) se era um
pendrive e este falou que era via wifi.
Cadê o roteador, perguntei. Ele, o pai, falou que estava no quino andar (não havia obstrução
entre a janela e o play).
Fiquei louco e, claro, perguntei. Qual a sua operadora e roteador???
Putz, TIM e TPlink Tl-941nd.
Perguntei ao feliz papai qual a velocidade contratada (25 Mb) e pedi a senha para efeito de
teste. Usei o speedtest e o Wifi analyzer e os resultados (aproximados) formam os seguintes:
18 Mb e -54 dbm (com tudo funcionando). 
Perguntei, também, quem instalou e este falou-me que foi um funcionário da própria empresa
(mediante a uma gorjeta, é claro).
Daí meu questionamento, tem como colocar o roteador da TP-Link direto na linha (rede) TIM?
Em caso afirmativo, como faço isso?
Li muita coisa na web mas nada funcionou. Quero abandonar de vez esse roteador oriundo da
TIM e usar o bom e velho TP-Link.

Agradeço por terem lido esse testamento e se alguém teve paciência de chegar até o fim e puder
ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse seu roteador TL-WR941ND tem o alcance que você deseja?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, está em uso (OI VELOX) porém a velocidade contratada é de 10 MB (máximo fornecido na região pela operadora).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@maxcarol então é somente configurar o Tp-Link como roteador e conectar no modem da Live tim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×