Ir ao conteúdo

Potênciometro Com Resistor Em Paralelo

PedroWerneck

Posts recomendados

Postado

Montei um projeto, uma fonte ajustável para bancada, que exigia um potênciometro linear de 4k7. Infelizmente, não há esse valor na única loja existente na minha cidade e nem eu tenho aqui.

Eu resolvi usar o menos valor que eu tinha, de 100k, em paralelo com um resistor de 4k7. O problema é que apesar do valor final ter ficado compatível, ou seja, no fim do giro do potênciometro eu tenho aproximadamente os 4k7, ele ficou numa escala diferente, claro. Antes de chegar a 1/4 do giro ele já tem 4k.

Existe algum arranjo de resistores capaz de fazer isso sem alterar a escala dessa forma ?

Postado

Moro em São Lourenço, MG... a cidade não é ruim, o dono da loja que é incompetente mesmo :/

Mas já resolvi o problema... consegui um potênciometro de 2k e baixei outro resistor do circuito de 470r para 220r, seguindo a fórmula no datasheet do integrado.

Mas ainda assim, continuo curioso se tem algum arranjo de resistores capaz de reduzir o valor final do potênciometro sem atrapalhar a escala.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!