Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Estudante0123

C Escrevendo string em arquivo

Recommended Posts

Fiz um codigo para criar um arquivo, logo apos abrir espaço para que o usuario escreva nele. Roda tudo certinho, mas quando abro o arquivo, só fica gravado a primeira palavra até o primeiro espaço, depois não há mais nada. Alguem pode me ajudar? Obrigado

#include <stdio.h>
#include <string.h>

int main (){

// criando arquivo
FILE *pont_arquivo;
pont_arquivo = fopen ("arquivo.txt", "w");

//usuario cria o que vai escrever

char txt [500];
  printf ("Escreva no arquivo: ");
  scanf ("%s", &txt);

// inserindo string no arquivo e fechando arquivo

if (strcmp ("0", txt))
    fprintf (pont_arquivo, "%s", txt);
else printf ("Não funcionou");

fclose(pont_arquivo);

return 0;
}

 

  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

@Estudante0123    ele escreve uma só palavra por que você não colocou um laço de repetição  para que se possa digitar várias palavras e quando quiser parar então terminar o programa .

Editado por devair1010

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

O problema é que você usou o especificador %s no scanf, esse especificador só lê até o primeiro caractere vazio (espaço, nova linha '\n', tabulação, caractere nulo '\0'), ou seja só vai ler a primeira palavra digitada.

 

Para ler tudo que for digitado use o especificador %[^\n].

 

O especificador %[ também é um especificador para ler strings, mas nele nós especificamos uma lista de caracteres que podem, ou que não podem ser capturados.

 

O ^ após o [ indica que vamos listar caracteres que não podem ser capturados.

 

E a seguir colocamos o único caractere que não poderá ser capturado, o caractere nova linha '\n', ou seja vai capturar qualquer outro caractere digitado até encontrar um caractere nova linha '\n', que é inserido no fim quando você aperta Enter após digitar algo no prompt.

 

Ficando assim:

scanf ("%500[^\n]", txt);

 

Note que por segurança também coloquei o número 500 após o %, que serve para indicar o número máximo de caracteres a serem capturados, para não estourar o tamanho do txt se digitar algo longo demais. (Serão capturados no máximo 499 caracteres pois é preciso armazenar o caractere nulo '\0' na última posição do vetor, para indicar o fim da string.)

Editado por isrnick
  • Curtir 2
  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@devair1010 Tentei fazer um laço de repetição mas ainda sim não funcionou. Estou errando no laço?

// inserindo string no arquivo e fechando arquivo

while (fgets (txt, sizeof txt, pont_arquivo) != NULL){
     fprintf (pont_arquivo, "%s", txt);
}
fclose(pont_arquivo);

 

adicionado 0 minutos depois

@isrnick Entendi, super funcionou desse jeito, Obrigado :)

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×