Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
diogo moura

C Remover elemento de um vetor

Recommended Posts

A maneira que eu pensei foi se achar o número ele substituído por um número negativo, mas queria remover o elemento totalmente do vetor

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char** argv)
{
  int vetor[] = {1, 2, 3, 4, 5}, i;
  int remove_num = 5;
  int tam = 5;
  for(i = 0; i < tam; i++)
  {
    if(vetor[i] == remove_num)
    {
        vetor[i] = -1;
    }
 }
 for(i = 0; i < tam; i++)
 {
    if(vetor[i] >= 0)
    {
        printf("%d\n", vetor[i]);
    }
 }
   return 0;
}

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 minutos atrás, diogo moura disse:

A maneira que eu pensei foi se achar o número ele substituído por um número negativo, mas queria remover o elemento totalmente do vetor

 

Ao fazer:

11 minutos atrás, diogo moura disse:

vetor[i] = -1;

 

Está "removendo" o conteúdo... ou seja, está substituindo por outro valor, que para seu contexto significaria "excluído". Na hora de utilizar o vetor, verificar o conteúdo, se tiver um "-1" está excluído... não usa... ignora... na hora de cadastrar um novo, usará um que ainda não foi utilizado ou que tem -1... sacou?

 

Em fim, como está utilizando um vetor estático, a exclusão será lógica... no seu código, está substituindo pro outro valor, que significa que foi excluído... não dá (ou não é viável) "remover" a posição... ela apenas passa a ficar "marcada como excluída"! É assim que o HD do computador funciona...   experimente copiar um vídeo do pendrive para o HD. Agora, apague esse arquivo do HD, verás que a exclusão é praticamente instantânea, pois é apenas "marcado como excluído"... o computador não precisa perder tempo reescrevendo os bits, pois é muito custoso.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o @Simon Viegas já indicou o tamanho do vetor é definido e fixado no momento em que ele é criado, então não dá para excluir uma posição dele.

 

O máximo que poderia fazer é mudar as posições dos elementos subsequentes ao número que deseja-se excluir, movendo-os em 1 casa e deixando uma casa que chamaríamos de "vazia" no fim do vetor, aí se o vetor tem n posições, após a "exclusão" faríamos o algoritmo acessar apenas as n-1 primeiras posições do vetor, ignorando a última posição como se ela não existisse.

 

Por exemplo:

 

vetor = { 1, 2, 3, 4, 5 }

 

para excluir 3 do vetor copiamos os número depois deles, 4 e 5, para movê-los para as respectivas posições anteriores.

 

vetor = { 1, 2, 4, 5, X }

 

e passamos a considerar e usar apenas as 4 primeiras posições do vetor, ignorando a última posição como se não existisse (logo coloquei um X pois não importa o valor dela, seja ele 0, -1, 5, ou qualquer outro número não faz diferença).

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×