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Conixs

C Labirinto - Divisão Recursiva Exception

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Boa noite, estava tentando implementar um programa que seja capaz de gerar de forma recursiva um labirinto, como descrito pelo Recursive Division Method.

No entanto, quando chamo a recursividade está me dando FLOATING POINT EXCEPTION.

Poderiam me dar uma dica nesse problema?

 

Aqui está o meu código:

#include <stdio.h>
#define HORIZONTAL 1
#define VERTICAL 2
 
const int ROWS = 5;
const int COLS = 5;
 
int main()
{
    int chamber[ROWS][COLS];
    for (int i = 0; i < ROWS; i++) {
        for (int j = 0; j < COLS; j++) {
            chamber[i][j] = 0;
        }
    }
    addOuterWalls(chamber, sizeof(chamber)/sizeof(chamber[0]), sizeof(chamber[0])/sizeof(chamber[0][0]));
    addEntrance(chamber, sizeof(chamber)/sizeof(chamber[0]));
    addExit(chamber, sizeof(chamber)/sizeof(chamber[0]));
    addInnerWalls(chamber, 1, 1, sizeof(chamber)/sizeof(chamber[0]) - 1, sizeof(chamber[0])/sizeof(chamber[0][0]) - 1);
    
    for (int i = 0; i < ROWS; i++) {
        for (int j = 0; j < COLS; j++) {
            printf("%d ", chamber[i][j]);
        }
        printf("\n");
    }
 
    return 0;
}

void addOuterWalls(int chamber[ROWS][COLS], int rows, int cols)
{
    for (int i = 0; i < rows; i++) {
        if (i == 0 || i == (rows - 1)) {
            for (int j = 0; j < cols; j++) {
                chamber[i][j] = 1;
            }
        } else {
            chamber[i][0] = 1;
            chamber[i][cols - 1] = 1;
        }
    }
}

void addEntrance(int chamber[ROWS][COLS], int rows)
{
    int random = 0 + (rand() % ((rows - 1) - 0) + 1);
    chamber[0][random] = 2;
}

void addExit(int chamber[ROWS][COLS], int rows)
{
    int random = 0 + (rand() % ((rows - 1) - 0) + 1);
    chamber[rows - 1][random] = 2;
}
 
void addInnerWalls(int chamber[ROWS][COLS], int startRow, int startCol, int endRow, int endCol)
{
    int orientation, randR, randC, i, j, randPR, randPC;
   
    if (endRow < 2 || endCol < 2) {
        return;
    }
   
    if (endCol < endRow) {
        orientation = HORIZONTAL;
    } else if (endCol > endRow) {
        orientation = VERTICAL;
    } else {
        orientation = 0 + (rand() % (1 - 0) + 1) == 0 ? HORIZONTAL : VERTICAL;
    }
   
    randR = startRow + (rand() % ((endRow - 1) - startRow) + 1);
    randC = startCol + (rand() % ((endCol - 1) - startCol) + 1);
   
    if (orientation == HORIZONTAL) {
        for(i = startRow; i < endRow; i++) {
            if(i == randR) {
                randPR = startRow + (rand() % ((endRow - 1) - startRow) + 1);
                for(j = startCol; j < endCol; j++) {
                    if(j == randPR) {
                        chamber[i][j] = 8;
                    } else {
                        chamber[i][j] = 1;
                    }
                }
            }
        }
        addInnerWalls(chamber, startRow, startCol, randR - 1, endCol);
        addInnerWalls(chamber, randR + 1, startCol, endRow, endCol);
    } else {
        for(j = startCol; j < endCol; j++) {
            if(j == randC) {
                randPC = startCol + (rand() % ((endCol - 1) - startCol) + 1);
                for(i = startRow; i < endRow; i++) {
                    if(i == randPC) {
                        chamber[i][j] = 8;
                    } else {
                        chamber[i][j] = 1;
                    }
                }
            }
        }
        addInnerWalls(chamber, startRow, startCol, randC - 1, randC - 1);
        addInnerWalls(chamber, randC + 1, randC + 1, endRow, endCol);
    }
   
}

Grato!

  • Amei 1

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@Conixs    seu código está bom , apenas você precisa colocar as funções antes da main , ou se você quiser deixar elas lá embaixo mesmo , então faça a declaração delas no início antes da main , rodei o código mas ele não apresentou nenhum outro erro não ,  então seu código com algumas modificações  ficaria assim  :

#include <stdio.h>
#include <time.h>
#include <conio.h>
#include <windows.h>
#include <iostream>
#define HORIZONTAL 1
#define VERTICAL 2
using namespace std;
const int linhas = 5;
const int colunas = 5;
/*             0     1    2     3   4      5      6      7         8  */
typedef enum{BLACK,BLUE,GREEN,CYAN,RED,MAGENTA,BROWN,LIGHTGRAY,DARKGRAY,   /* nome das cores */
LIGHTBLUE,LIGHTGREEN,LIGHTCYAN,LIGHTRED,LIGHTMAGENTA,YELLOW,WHITE} COLORS;
/*  9         10         11        12        13         14    15 */

static int __BACKGROUND = 1/*BLUE*/;   /*pode ser o numero ou o nome da cor*/
static int __FOREGROUND = LIGHTGRAY;

void textcolor (int letras, int fundo){/*para mudar a cor de fundo mude o background*/
    __FOREGROUND = letras;
    __BACKGROUND = fundo;
    SetConsoleTextAttribute (GetStdHandle (STD_OUTPUT_HANDLE),
    letras + (__BACKGROUND << 4));
}
                  /* y = linha de 0 a 24 , x = coluna de 0 a 80 */
void gotoxy(int x, int y){/*imprimir na linha e coluna desejada */
  COORD c;
  c.X = x;
  c.Y = y;
  SetConsoleCursorPosition (GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE), c);
}
void addOuterWalls(int chamber[linhas][colunas], int rows, int cols){
    for (int i = 0; i < rows; i++){
        if (i == 0 || i == (rows - 1)){
            for (int j = 0; j < cols; j++){
                chamber[i][j] = 1;
            }
        }
        else {
            chamber[i][0] = 1;
            chamber[i][cols - 1] = 1;
        }
    }
}
void addEntrance(int chamber[linhas][colunas], int rows){
    int random = 0 + (rand() % ((rows - 1) - 0) + 1);
    chamber[0][random] = 2;
}
void addExit(int chamber[linhas][colunas], int rows){
    int random = 0 + (rand() % ((rows - 1) - 0) + 1);
    chamber[rows - 1][random] = 2;
}
void addInnerWalls(int chamber[linhas][colunas], int startRow, int startCol, int endRow, int endCol){
    int orientation, randR, randC, i, j, randPR, randPC;
    if (endRow < 2 || endCol < 2) {
        return;
    }
    if (endCol < endRow){
        orientation = HORIZONTAL;
    }
    else{
        if (endCol > endRow){
            orientation = VERTICAL;
        }
        else{
            orientation = 0 + (rand() % (1 - 0) + 1) == 0 ? HORIZONTAL : VERTICAL;
        }
    }
    randR = startRow + (rand() % ((endRow - 1) - startRow) + 1);
    randC = startCol + (rand() % ((endCol - 1) - startCol) + 1);
    if (orientation == HORIZONTAL){
        for(i = startRow; i < endRow; i++){
            if(i == randR) {
                randPR = startRow + (rand() % ((endRow - 1) - startRow) + 1);
                for(j = startCol; j < endCol; j++){
                    if(j == randPR){
                        chamber[i][j] = 8;
                    }
                    else {
                        chamber[i][j] = 1;
                    }
                }
            }
        }
        addInnerWalls(chamber, startRow, startCol, randR - 1, endCol);
        addInnerWalls(chamber, randR + 1, startCol, endRow, endCol);
    }
    else {
        for(j = startCol; j < endCol; j++){
            if(j == randC){
                randPC = startCol + (rand() % ((endCol - 1) - startCol) + 1);
                for(i = startRow; i < endRow; i++){
                    if(i == randPC){
                        chamber[i][j] = 8;
                    }
                    else {
                        chamber[i][j] = 1;
                    }
                }
            }
        }
        addInnerWalls(chamber, startRow, startCol, randC - 1, randC - 1);
        addInnerWalls(chamber, randC + 1, randC + 1, endRow, endCol);
    }
}
int main(){
    int camara[linhas][colunas],i,j,L=10;
    for(i = 0; i < linhas; i++){
        for(j = 0; j < colunas; j++){
            camara[i][j] = 0;
        }
    }
    addOuterWalls(camara, sizeof(camara)/sizeof(camara[0]),
                  sizeof(camara[0])/sizeof(camara[0][0]));
    addEntrance(camara, sizeof(camara)/sizeof(camara[0]));
    addExit(camara, sizeof(camara)/sizeof(camara[0]));
    addInnerWalls(camara, 1, 1, sizeof(camara)/sizeof(camara[0]) - 1,
                  sizeof(camara[0])/sizeof(camara[0]) - 1);
    textcolor(14,0);
    for(i = 0; i < linhas; i++){
        gotoxy(25,L);
        for(j = 0; j < colunas; j++){
            cout<<camara[i][j]<<" ";
        }
        L++;
        cout<<endl;
    }
    textcolor(7,0);
    cout<<"\n\n"<<endl;
    return 0;
}

 

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@devair1010, no seu código quando você chama a função addInnerWalls o último parametro está errado:

addInnerWalls(camara, 1, 1, sizeof(camara)/sizeof(camara[0]) - 1, sizeof(camara[0])/sizeof(camara[0]) - 1);

Deveria ser:

addInnerWalls(camara, 1, 1, sizeof(camara)/sizeof(camara[0]) - 1, sizeof(camara[0])/sizeof(camara[0][0]) - 1);

Com essa mudança, o código roda, mas não imprimi nada!

 

Obrigado.

  • Amei 1

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@Conixs Olá. Pelo q vi aqui, um dos problemas em seu código é q o fluxo do programa não chega até o final da função addInnerWalls. Faz o teste aí p ver

Seria interessante repensar a lógica dessa função

adicionado 17 minutos depois

Tem um outro ponto q gostaria de frizar:

Na operação onde está sendo usado operador ternário o resultado vai ser sempre 2, ou seja, VERTICAL:

orientation = 0 + (rand() % (1 - 0) + 1) == 0 ? HORIZONTAL : VERTICAL;

O q você está fazendo basicamente é isso:

orientation = (rand() % 1 + 1) == 0 ? HORIZONTAL : VERTICAL;

rand() % 1 vai sempre resultar em 0, somado com 1 => 1. Ou seja, a condição resultará em falso e aí o valor atribuído a orientation será sempre 2 (VERTICAL)

  • Curtir 1
  • Obrigado 1

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Boa tarde, @giu_d!

Eu estava tentando gerar um random entre 0 e 1, mas pelo que vi não funciona mesmo, corrigi assim:

0 + (rand() % (1 - 0 + 1))

Agora preciso repensar a lógica da função addInnerWalls.

  • Curtir 2

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@Conixs      na função addInnerWalls  ele está imprimindo o que tem na matriz  .    e para gerar um número entre zero e hum , você pode gerar números  entre zero e dez e dividir esse número por dez , assim você terá o número entre zero e hum como resultado .    aqui um exemplo para obter um número entre zero e hum   :

#include <iostream>
#include <ctime>
int main(){
    int a;
    float b;
    srand(time(NULL));
    a=rand()%10;
    b=(float)a/10;
    printf("valor de a= %d  \n",a);
    printf("valor de b= %.1f\n",b);
    return 0;
}

 

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@devair1010 Olá. Só um ponto: Para gerar números aleatórios de 0 a 1 basta fazer isso:

int x = rand() % 2;

Juntamente com a função srand

  • Curtir 1

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@giu_d     com esse código , testei aqui ,  mas ele não gera números entre hum e zero , ele apenas gera um número zero ou um número hum , e o @Conixs  disse que quer gerar números entre hum e zero  .

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@devair1010 Mas perceba o seguinte no código dele: Ele está definindo a orientação nessa operação.

No início do código ele criou duas constantes com a diretiva define:

#define HORIZONTAL 1
#define VERTICAL 2

Essas constantes ele usa nesse operador ternário:

orientation = 0 + (rand() % (1 - 0) + 1) == 0 ? HORIZONTAL : VERTICAL;

Corrigindo o código dele nessa operação, ficaria assim:

orientation = (rand() % 2) == 0 ? HORIZONTAL : VERTICAL;

Logo. Se o número sorteado for o 0, a condição é verdadeira e a variável orientation recebe o valor HORIZONTAL

Se o nº sorteado for o 1, a condição returna falsa e aí seria VERTICAL.

Entendeu em q contexto ele está procurando gerar esses números?

com relação ao erro na lógica dele comentei acima

Obs: Se fosse para gerar números aleatórios entre 0 e 1 aí seu código estaria correto. Mas no exercício ele quer q seja gerado ou o número 0 ou o número 1

 

ele procurou corrigir a lógica nessa operação dessa forma:

0 + (rand() % (1 - 0 + 1))

Como ele postou acima.

Esse cálculo, de maneira resumida, ficaria assim:

(rand() % 2)

Creio q ele tenha se expressado de forma errônea ao falar números entre 0 e 1

 

  • Obrigado 1

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