Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

quero trocar minha fan e achei modelos na kabum com 25db de ruído, ai achei um modelo que parece melhor, com 26, esse 1db é muito ou pouca coisa?

á partir de quantos decibeis começa a incomodar os coolers

  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Ruído é medido em decibéis. Mas não é linear. 40dB não é o dobro de ruído de 20dB, é muito mais. Ele é exponencial.

 

Vou te dar um exemplo tosco. Uma turbina de jato tem 130dB. Se você ligar 6 ou 7 fans de 20dB não vai ter o mesmo ruído que a turbina.

Outro exemplo seria duas pessoas conversando, isso dá uns 60dB. Convenhamos que o dobro não será um turbina de jato. Nem perto.

A questão é que o ruído é logarítmico. 

 

Mas 1dB apenas não vai mudar tua sensação de ruído no PC como um todo.

 

O que incomoda depende de pessoa a pessoa. Diria mais ou menos que se o PC como um todo der 40dB já ta no lucro. Mas precisa de aparelhos específicos pra medir isto. Cada fan com gabinete, cooler, fan da placa de vídeo, etc é uma combinação única. Não há como dizer o ruído que vai dar em cada caso.  

 

O que podemos fazer é ir escolhendo os componentes mais silenciosos possíveis e baixar a rotação dos fans via software ou deixar a placa-mãe controlar ou controlador de ventoinha. Isso se ajusta.

Não vale a pena ficar socando ar demais também dentro do gabinete. Só gera poeira e muitas vezes não tem necessidade pois os componentes nem estão quentes demais.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...