Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Tentarei ser o mais breve/objetivo possível:

Terminei de montar minha máquina, meu setup é:

* Ryzen 2400g + vídeo integrado (Vega 11)

* Mobo Asus prme B350 plus (4 slots RAM)

* PCYes 430W Electro V2 - 80 plus

* 2x 4GB 2666MHz HyperX (estão overclockadas p/ 3000mhz e em dual channel)

Primeiramente ressalto que meu foco são jogos mais pesados.

Quero expandir minha memória RAM para 16GB sem prejudicar o desempenho do vídeo integrado (vai demorar um pouco até eu pegar uma VGA externa). O overclock se mostrou bem eficaz então gostaria de mantê-lo.

Levando em consideração as frequências, os overclocks, o suporte da placa-mãe e a fonte, qual das seguintes opções levaria à um melhor desempenho

1) Ficar com 4 pentes iguais de 4gb 2666mhz, overclockando todos p/ 3000mhz (se possível) e fazendo 2 dual channel.

2) Ficar com 2x4GB em dual channel + 1x8GB em single channel, overclockando só as de 4gb.

3) Vender os 2 pentes de 4GB e comprar 2 de 8GB com a mesma frequência dos antigos.

Segundo minhas pesquisas, a opção 1 gera melhor desempenho mas é a mais complicada pra placa-mãe lidar e fazer overclock. A opção 2 é a mais barata porém terá o menor desempenho. A opção 3 é a mais cara porém é mais fácil de se fazer overclock, consome menos e facilita a vida da mobo. Qual vocês escolheriam e por que?

Desde já agradeço.

• Membro VIP
Postado
15 horas atrás, lorranb disse:

1) Ficar com 4 pentes iguais de 4gb 2666mhz, overclockando todos p/ 3000mhz (se possível) e fazendo 2 dual channel.

Não vai rolar.

2) Ficar com 2x4GB em dual channel + 1x8GB em single channel, overclockando só as de 4gb.

Também não vai rolar. (não se overclocka só um pente, a configuração é única para todas as memórias)

3) Vender os 2 pentes de 4GB e comprar 2 de 8GB com a mesma frequência dos antigos.

Ou com frequência superior, dependendo do preço.

Melhor alternativa é a 3. ;)

Postado
Citação
2 horas atrás, Evandro disse:
18 horas atrás, lorranb disse:

Não vai rolar.

Qual seria o impedimento no caso?

• Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, lorranb disse:

Qual seria o impedimento no caso?

A controladora de memória e a BIOS da placa-mãe.

Os Ryzen 2000 melhoraram bastante neste ponto, mas 4 pentes a 3 GHz, em overclock, é pedir muito pra ter instabilidade.

No meu sistema, 4 pentes ele joga pra 2400, no máximo, e olhe lá.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...