Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Djonathan_MS

Carregar bateria e alimentar circuito eletrônico ao mesmo tempo

Recommended Posts

Olá pessoal, estou criando um projeto eletrônico que irá utilizar 4 baterias 18650 em série. Para carregar essas baterias, irei utilizar um BMS de 4s, uma fonte de notebook de 19v 3.5A e um Step Down LM2596 para reduzir a tensão da fonte, adequando à das baterias (16.8v, no caso). Porém, eu gostaria de fazer um esquema semelhante ao sistema de carregamento de notebook, ao conectar a fonte, o mesmo carrega a bateria e alimenta o circuito eletrônico ao mesmo tempo.

Eu até achei um diagrama em um fórum gringo, porém, não há certeza de que está correto, não quero correr esse risco. A única diferença é que antes do circuito eu irei colocar outro conversor Step Up XL6009 para subir a tensão para 19v novamente.

Spoiler

GJ8K3.thumb.jpg.c34d10f0ac597e36fc8eeda6e2cf7bef.jpg

O que acham deste diagrama, está correto, vai funcionar neste esquema? Existe algum esquema mais eficiente?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola.

Minha opinião simplinha ...

O BMS é um controlador de carga e descarga para conjuntos de baterias que são interligadas em série para formar um pack com capacidade maior que as células individuais.

Por exemplo, uma bateria automotiva de 12V é composta por 6 células de 2V cada, só que pela natureza da sua construção essas células não precisam de nenhum sistema adicional para balancear ou gerenciar o conjunto.

Se voce precisar ligar um conjunto de baterias 12V estacionárias/automotivas em série ou em paralelo  também é recomendável que use um BMS apropriado.

Então... em um dado momento a bateria só pode estar RECEBENDO carga ou FORNECENDO energia. 

Diferente dos capacitores que acumulam e liberam energia indefinidamente as baterias tem um numero de recargas definido, depois do qual elas começam a perder suas propriedades até virarem sucata.

O que voce pretende fazer, de usar simultaneamente a bateria enquanto está sendo carregada na verdade não vai acontecer.  O circuito que voce pretende alimentar vai receber a tensão da  fonte que voce esteja utilizando e somente após a interrupção dessa fonte externa é que o pack de baterias vai entrar em ação , tal qual um nobreak ou uma luminária de emergência que são acionados eletronicamente quando falta energia na rede.

'_'

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais