Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou criando um projeto eletrônico que irá utilizar 4 baterias 18650 em série. Para carregar essas baterias, irei utilizar um BMS de 4s, uma fonte de notebook de 19v 3.5A e um Step Down LM2596 para reduzir a tensão da fonte, adequando à das baterias (16.8v, no caso). Porém, eu gostaria de fazer um esquema semelhante ao sistema de carregamento de notebook, ao conectar a fonte, o mesmo carrega a bateria e alimenta o circuito eletrônico ao mesmo tempo.

Eu até achei um diagrama em um fórum gringo, porém, não há certeza de que está correto, não quero correr esse risco. A única diferença é que antes do circuito eu irei colocar outro conversor Step Up XL6009 para subir a tensão para 19v novamente.

Spoiler

GJ8K3.thumb.jpg.c34d10f0ac597e36fc8eeda6e2cf7bef.jpg

O que acham deste diagrama, está correto, vai funcionar neste esquema? Existe algum esquema mais eficiente?

Postado

Ola.

Minha opinião simplinha ...

O BMS é um controlador de carga e descarga para conjuntos de baterias que são interligadas em série para formar um pack com capacidade maior que as células individuais.

Por exemplo, uma bateria automotiva de 12V é composta por 6 células de 2V cada, só que pela natureza da sua construção essas células não precisam de nenhum sistema adicional para balancear ou gerenciar o conjunto.

Se voce precisar ligar um conjunto de baterias 12V estacionárias/automotivas em série ou em paralelo  também é recomendável que use um BMS apropriado.

Então... em um dado momento a bateria só pode estar RECEBENDO carga ou FORNECENDO energia. 

Diferente dos capacitores que acumulam e liberam energia indefinidamente as baterias tem um numero de recargas definido, depois do qual elas começam a perder suas propriedades até virarem sucata.

O que voce pretende fazer, de usar simultaneamente a bateria enquanto está sendo carregada na verdade não vai acontecer.  O circuito que voce pretende alimentar vai receber a tensão da  fonte que voce esteja utilizando e somente após a interrupção dessa fonte externa é que o pack de baterias vai entrar em ação , tal qual um nobreak ou uma luminária de emergência que são acionados eletronicamente quando falta energia na rede.

'_'

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!