Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, galera!

Coloquei internet de fibra ótica recentemente (200Mb) e como minha casa é um pouco grande (várias paredes), resolvi disponibilizar cabos CAT5e e um switch TL-SG108  gigabit central. O modem/roteador disponibilizado pela operadora é um HUAWEI HG8245H, com portas gigabit, porém com Wi-fi sem padrão AC. Adquiri dois roteadores Archer C7, que tem esse padrão e também é dual band, para utilizar a banda mais rápida de 5Ghz. Configurei os Archer C7 para serem apenas AP, desativando o DHCP e configurando os canais para 6 e 11, na frequência 2,4Ghz (o HG8245H está no canal 1).

Para os 3 roteadores, coloquei SSID diferentes, com a mesma senha, e é essa a minha dúvida. Mesmo com a distância entre cada AP, o sinal de um não some por completo quando estou próximo do outro, apenas fica bem fraco. Usando o mesmo SSID para todos, percebi que quando mudo de local na casa, mesmo próximo de outro AP com sinal mais forte, ele mantém conectado no primeiro com sinal mais fraco e não muda automaticamente para o de sinal mais forte... só desativando o Wi-fi e ativando novamente. Daí coloquei diferente, porém ainda tenho que ficar conectando sempre na SSID do roteador mais próximo.

Mantenho o SSID diferente, sempre tendo que conectar no mais próximo, porém sabendo qual tem sinal mais forte ou deixo o mesmo SSID para todos? Há alguma forma de fazer com que o dispositivo conectado (smartphone, notebook) mude automaticamente quando mudar de local e tiver outro com sinal melhor, sem ter que desativar e ativar o Wi-fi? Alguma outra dica para aproveitar o melhor da minha rede?

A topologia (não se é essa palavra que devo usar, rsrs) atual é assim:

Fibra - HG8245HTL-SG108 - Archer C7 1

- Archer C7 2

- Computador Desktop

Desde já agradeço!

Postado

@ciro-mota Para ambas as frequências? porque os canais estão definidos da forma que citei apenas para a 2.4ghz. Na de 5ghz eu esqueci de falar, mas deixei automático em ambos o canal e a largura do canal. Devo modificar esses dados em ambos e definir iguais, como citou?

• Membro VIP
Postado

Faça isso em 2.4GHz, teste também somente esta rede, ou seja, exclua a rede 5GHz do celular e teste. Por fim, teste com apenas a rede 5GHz ativa (excluindo a de 2.4GHz).

• Curtir 1
Postado

Na minha casa coloquei para quando chegar a um determinado sinal, ele derruba e conecta automaticamente no outro ap e tudo com o mesmo SSID

e essa mudança é imperceptível 

• Curtir 1
Postado

Nunca usei muito TP-LINK, em minha casa tenho Hap ac lite da Mikrotik, da uma pesquisada de como fazer isso em um tp-link. Se eu achar alguma coisa posto aqui.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Dando um feedback. Fazendo o teste de manter o mesmo canal ele tem feito a troca automática quase que toda hora. Então, dessa forma, me satisfez.

Tentei fazer o mesmo na minha empresa, onde também estou com um roteador central e outros 3 em APs. Lá exite apenas a faixa de 2,4Ghz, porém não funcionou da mesma forma que minha casa. Deixei o mesmo canal para todos os roteadores, porém a troca não está sendo feita automática. Não sei se por conta de serem roteadores diferentes ou outro motivo.

A topologia na minha empresa é:

Fibra - HG8245H - SG200-26 - Servidor e Estações Desktop

- DIR-615

- DIR-615

- TL-WR841N

Alguma ideia do que posso fazer? Encontrei a opção de derrubar o sinal fraco apenas no roteador da HUAWEI (HG8245H), nos outros não.

Desde já agradeço a ajuda!

Postado
Em 10/10/2018 às 15:06, ciro-mota disse:

Na sua empresa, tente instalar o DD-WRT nos DIR-615 e no WR841N, assim você deixa uniforme a questão do software. Por fim realize novamente o teste.

OBS: Verifique antes se a versão do hardware é compatível.

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2018/10-04-2018-r37139/

Ao tentar baixar o DD-WRT percebi que o meu DIR-615 (T1) não é suportado, apenas o WR841N. Tenho outros roteadores aqui mais antigos, vou ver se são compatíveis com o DD-WRT.

Tirando isso, há algum outro teste que posso fazer?

Postado

Experimenta utilizar Mikrotik a Capsman, o Mikrotik tem uma funçao que desconecta o clinete quando o sinal ficar fraco e força o mesmo a conectar no proximo router.

Se voce colocar esses aps como TP-Link e etc... vai ter dor de cabeça usando o mesmo SSID, porque eles nao tem limitaçao de sinal e vai segurar o clinete ate uns -90db e isso e ruim, ja com o Mikrotik voce limita a -60db e assim quando o dispositivo sai da area de cobertura o MK desconta ele forçando ele a conectar no proximo router.

Outra coisa com o Mikrotik voce pode criar uma rede em anel, se um dos outer trava nao para toda a rede, a nao ser que o central pare, mas ae voce pode usar ate 3 router com DHCP sendo Gateway caso o central pare um segundo entra em açao, se os dois parare um terceiro entra em açao... 

Ja o Capsman posibilita voce configurar todos os aps em um unido lugar, nao precisa ficar acessando ap por ap para mudar a senha.

Melhor RB com custo e beneficio indico essa do link abaixo, tem outras melhores, as pra começar essa e boa, pelo seu custo e beneficio, voce achara ela mais barata internet.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1064855925-mikrotik-routerboard-rb-941-2nd-tc-l4-hap-lite--_JM

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!