Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede com APs. Usar SSID igual ou diferente?


fertric

Posts recomendados

Bom dia, galera!

Coloquei internet de fibra ótica recentemente (200Mb) e como minha casa é um pouco grande (várias paredes), resolvi disponibilizar cabos CAT5e e um switch TL-SG108  gigabit central. O modem/roteador disponibilizado pela operadora é um HUAWEI HG8245H, com portas gigabit, porém com Wi-fi sem padrão AC. Adquiri dois roteadores Archer C7, que tem esse padrão e também é dual band, para utilizar a banda mais rápida de 5Ghz. Configurei os Archer C7 para serem apenas AP, desativando o DHCP e configurando os canais para 6 e 11, na frequência 2,4Ghz (o HG8245H está no canal 1).

Para os 3 roteadores, coloquei SSID diferentes, com a mesma senha, e é essa a minha dúvida. Mesmo com a distância entre cada AP, o sinal de um não some por completo quando estou próximo do outro, apenas fica bem fraco. Usando o mesmo SSID para todos, percebi que quando mudo de local na casa, mesmo próximo de outro AP com sinal mais forte, ele mantém conectado no primeiro com sinal mais fraco e não muda automaticamente para o de sinal mais forte... só desativando o Wi-fi e ativando novamente. Daí coloquei diferente, porém ainda tenho que ficar conectando sempre na SSID do roteador mais próximo.

Mantenho o SSID diferente, sempre tendo que conectar no mais próximo, porém sabendo qual tem sinal mais forte ou deixo o mesmo SSID para todos? Há alguma forma de fazer com que o dispositivo conectado (smartphone, notebook) mude automaticamente quando mudar de local e tiver outro com sinal melhor, sem ter que desativar e ativar o Wi-fi? Alguma outra dica para aproveitar o melhor da minha rede?

 

A topologia (não se é essa palavra que devo usar, rsrs) atual é assim:

Fibra - HG8245HTL-SG108 - Archer C7 1

                                                - Archer C7 2

                                                - Computador Desktop

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Dando um feedback. Fazendo o teste de manter o mesmo canal ele tem feito a troca automática quase que toda hora. Então, dessa forma, me satisfez.

 

Tentei fazer o mesmo na minha empresa, onde também estou com um roteador central e outros 3 em APs. Lá exite apenas a faixa de 2,4Ghz, porém não funcionou da mesma forma que minha casa. Deixei o mesmo canal para todos os roteadores, porém a troca não está sendo feita automática. Não sei se por conta de serem roteadores diferentes ou outro motivo.

A topologia na minha empresa é:

Fibra - HG8245H - SG200-26 - Servidor e Estações Desktop

                                                - DIR-615

                                                - DIR-615

                                                - TL-WR841N

 

Alguma ideia do que posso fazer? Encontrei a opção de derrubar o sinal fraco apenas no roteador da HUAWEI (HG8245H), nos outros não.

 

Desde já agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2018 às 15:06, ciro-mota disse:

Na sua empresa, tente instalar o DD-WRT nos DIR-615 e no WR841N, assim você deixa uniforme a questão do software. Por fim realize novamente o teste.

 

OBS: Verifique antes se a versão do hardware é compatível.

 

ftp://ftp.dd-wrt.com/betas/2018/10-04-2018-r37139/

Ao tentar baixar o DD-WRT percebi que o meu DIR-615 (T1) não é suportado, apenas o WR841N. Tenho outros roteadores aqui mais antigos, vou ver se são compatíveis com o DD-WRT.

 

Tirando isso, há algum outro teste que posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimenta utilizar Mikrotik a Capsman, o Mikrotik tem uma funçao que desconecta o clinete quando o sinal ficar fraco e força o mesmo a conectar no proximo router.

Se voce colocar esses aps como TP-Link e etc... vai ter dor de cabeça usando o mesmo SSID, porque eles nao tem limitaçao de sinal e vai segurar o clinete ate uns -90db e isso e ruim, ja com o Mikrotik voce limita a -60db e assim quando o dispositivo sai da area de cobertura o MK desconta ele forçando ele a conectar no proximo router.

Outra coisa com o Mikrotik voce pode criar uma rede em anel, se um dos outer trava nao para toda a rede, a nao ser que o central pare, mas ae voce pode usar ate 3 router com DHCP sendo Gateway caso o central pare um segundo entra em açao, se os dois parare um terceiro entra em açao... 

Ja o Capsman posibilita voce configurar todos os aps em um unido lugar, nao precisa ficar acessando ap por ap para mudar a senha.

 

Melhor RB com custo e beneficio indico essa do link abaixo, tem outras melhores, as pra começar essa e boa, pelo seu custo e beneficio, voce achara ela mais barata internet.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1064855925-mikrotik-routerboard-rb-941-2nd-tc-l4-hap-lite--_JM

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!