Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ao longo de minhas leituras de fóruns e assistir muitos videos sobre hardware voltado para desktop e notebook, notei que quase ninguém sequer cita a existência de CPU's da 5ª geração. E isso me intriga bastante. Vejo muita gente falando mal das iGPU da primeira geração, sobre como a segunda era boa pra overclock, comentários amenos quanto a terceira, muitas recomendações de desktop usado com a quarta e até sobre a sexta trazer muitos recursos/compatibilidades novos, além das altas temperaturas na sétima geração. No entanto, a quinta não vi muita coisa, inclusive quando pesquisei diretamente. Você tem alguma experiência ou comentários que possam me esclarecer quanto a situação desta aparentemente "infame" geração de processadores Intel?

Postado
16 horas atrás, CsarBrasil disse:

Ao longo de minhas leituras de fóruns e assistir muitos videos sobre hardware voltado para desktop e notebook, notei que quase ninguém sequer cita a existência de CPU's da 5ª geração. E isso me intriga bastante. Vejo muita gente falando mal das iGPU da primeira geração, sobre como a segunda era boa pra overclock, comentários amenos quanto a terceira, muitas recomendações de desktop usado com a quarta e até sobre a sexta trazer muitos recursos/compatibilidades novos, além das altas temperaturas na sétima geração. No entanto, a quinta não vi muita coisa, inclusive quando pesquisei diretamente. Você tem alguma experiência ou comentários que possam me esclarecer quanto a situação desta aparentemente "infame" geração de processadores Intel?

Tem várias razões para o pessoal não falar nos processadores de 5a:

1. Chegou atrasado. Muito atrasado. Tão atrasado que, alguns meses depois de chegar, a Intel já lançou a 6a geração, então não fazia muito sentido comprar a 5a.
  2. O IPC era quase que o mesmo da 4a, a diferença era só que consumia um pouco menos de energia.
  3. Não conseguia fazer OC tão alto quanto a 4a, então acabava tendo desempenho inferior no final das contas.
  4. Era mais cara, primariamente por causa da iGPU e do cache L4. Só que ninguém dava valor para uma boa iGPU, todo mundo achava um completo desperdício (e francamente, era, por causa do preço), então o pessoal ficava raivoso da intel investir nisso ao em vez dos núcleos.
  5. A disponibilidade era muito limitada, só placas mãe Z97 e H97 (mais caras) que aceitavam o processador.

Em notebooks, até que teve uma boa adoção, você achava vários notes usando Broadwell para vender. Mas no desktop, foi uma péssima experiência, e eu inclusive enrolei para comprar meu Haswell justamente para pegar um Broadwell, mas acabei me dando mal.

• Curtir 2
Postado

Obrigado pelas informações. Abri o link do Reddit que o colega mandou e deu pra ter uma noção do que ocorreu, apesar de terem desviado bastante para um debate de egos gigantesco. Mas foi ótimo um resumo em portugues organizado para suprir esta curiosidade. Acho que a dúvida foi solucionada e a resposta fica para posteridade. A não ser que mais alguém ttenha algo para adicionar podem fechar o tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...