Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
"""
EXERCÍCIO: Matriz em Python
Crie um programa que crie uma matriz de dimensão 3x3 e preencha com valores lidos pelo teclado.
0 [_][_][_]
1 [_][_][_]
2 [_][_][_]
   0  1  2
No final, mostre a matriz na tela, com a formatação correta.
"""

matriz = [[0, 0, 0], [0, 0, 0], [0, 0, 0]]
for l in range(0, 3):
    for c in range(0, 3):
        matriz[l][c] = int(input(f'Digite um valor para [{l}, {c}]: '))
print('-=' * 30)
for l in range(0, 3):
    for c in range(0, 3):
        print(f'[{matriz[l][c]:^5}]', end='')
    print()

Tem como alguém me explicar passo a passo a resolução? Não entendi principalmente as partes do for (sei pra que é utilizado, mas não entendi como foi utilizado).

Grato.

• Curtir 1
Postado

@Viking1 Então o papel do for junto com o range é criar um loop que vai ficar alterando o item da tabela em que o usuário vai  inserir

A função range cria uma lista de números, ali no for ele esta programado para criar uma lista de 3 números ou seja [0, 0] [0, 1] [0, 2]

Nessa parte:

for l in range(0, 3):

Ele vai mostrar a coluna L que na tabela é assim:

L0 [_]  [_]  [_]

L1 [_]  [_]  [_]

L2 [_]  [_]  [_]

C0  C1  C2

E dentro deste for esta o for da linha C :

for c in range(0, 3):
        matriz[l][c] = int(input(f'Digite um valor para [{l}, {c}]: '))

Então temos que quando o esse range chegar ao fim o range do for L vai pular o numero e o resultado fica assim:

image.png.388c03fc8aa803241c0a73a7a754f418.png

Espero ter ajudado 🙂👍

• Curtir 1
Postado

@Viking1 o primeiro for vai ser das colunas ele vai falar em qual coluna esta

vou fazer um esquema:

COLUNAS  LINHAS

[0, 0] = 0 || [0, 1] = 1 || [0,2] = 2 || [1, 0] = 3 || [1, 1] = 4 || [1, 2] = 5 || [2, 0] = 6 || [2, 1] = 7 || [2, 2] = 8

LINHA 0     [0]               [3]                [6]

LINHA 1     [1]               [4]                [7]

LINHA 2     [2]               [5]                [8]

COLUNA 0  COLUNA 1  COLUNA 2

Então temos que o primeiro for da os números da colunas e no seu interior o segundo for que nos da o das linhas

Se ainda tiver duvidas pode comentar que estou a disposição!! 

adicionado 12 minutos depois

@Viking1 alguma duvida ?

• Curtir 1
Postado

@Matheus Evandro Rech Olha, pelo q eu entendi o primeiro for ele vai selecionar cada lista dentro da lista maior e dps ele vai colocar outro for pra selecionar cada numero dentro de cada lista pra em seguida fazer um input e jogar cada valor inserido dentro de cada 0. Após isso ele vai fazer mais dois for repetindo o processo e separando cada valor inserido em uma pequena lista, que contará com o valor inserido pelo input e o print vai servir pra quebrar as linhas e n ficar tudo em uma linha só. Vê se você concorda cmg , se n, me explica onde estou errando pls.

• Curtir 1
Postado

@Matheus Evandro Rech É... não deixa de ser classificados como linhas e colunas. Por ex, qd na minha explicação eu citei que o primeiro for ele vai selecionar cada lista é a msma coisa que dizer que ele vai selecionar cada linha, e qd eu disse q ele vai fazer outro for pra selecionar cada numero dentro de cada lista é a msma coisa que dizer que ele vai selecionar cada coluna. Right ?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!