Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

(Se quiser ir direto as perguntas pule para "*MINHAS DÚVIDAS*")

Tenho pesquisado muito sobre componentes e, desde o início tenho me limitado aos processadores e placas mãe da intel, por conta de opiniões que li dizendo que são melhores para jogos que são meu propósito principal, além da maior facilidade de encontrar artigos sobre os mesmos (pra terem uma ideia na propria Wikipédia o artigo sobre AMD e seus sockets ainda está como "template" para que alguma alma boa pesquise e preencha enquanto sobre os sockets da intel existem vários artigos detalhados sobre cada socket e listas com respectivos processadores informaçoes etc... COMPLETO... Uma vergonha) no entanto a pouco tempo resolvi explorar o "lado vermelho da força" por curiosidade, embora estivesse inseguro pois se apenas pesquisando sobre a intel ja tive tanta informação pra absorver, tantos sockets, tantos processadores, qual e compatível com qual, etc... Me surpreendi com a AMD! Percebi que usam o mesmo socket da primeira geração Ryzen e ainda vão usar até provavelmente a quarta, além de um teste do processador da 3° geração que AINDA NEM ESTA EM SUA FORMA FINAL e será lançado no meio de 2019 ter superado o melhor processador da intel atualmente. Percebi que comprando uma placa-mãe am4 que custa um preço acessível e até mesmo o mais basico dos Ryzen 3 ainda vou ter a possibilidade de upgrade para um processador melhor que os hight end atuais da intel um dia sem precisar trocar o socket enquanto a intel e seus processadores das ultimas gerações simplesmente deram um pé na ***** dos que usam gerações anteriores excluindo a compatibilidade e provavelmente nas proximas gerações dará outro pé na ***** dos que compraram os da geração atual... 

No entanto por não encontrar muita informação sobre AMD tenho algumas dúvidas e gostaria de pedir a ajuda de vocês aqui do fórum:

*MINHAS DÚVIDAS:*

1. Li em algum lugar que alguns Ryzen precisam de Ram DDR4 de uma frequência maior que os processadores Intel, disseram que o que você economiza no processador paga na RAM, alguém pode me explicar isso? Se for verdade posso usar uma RAM de frequência stock menor overclockada pra frequência que ele precisa?

2. Existem placas am4 de 2 e 4 slots de ram, por enquanto pretendo comprar no máximo 2 pentes, se eu usa-los numa placa de 4 slots perderei desempenho devido a utilização de metade da largura de banda ou algo do tipo?(como acontece por exemplo no soclet lga2011 da intel) Se sim, isso significa que em uma placa de 2 slots, ou seja, ocupando todos eu terei um desempendo melhor do que em uma de 4 slots ocupando metade? E se sim, vale a pena a perda de desempenho pela disponibilidade de upgrade de ram futuramente no caso da de 4 slots?

3. Para fazer overclock de memória RAM DDR4 para 3000+ de frequência eu preciso de uma placa cujas especificações de suporte de RAM sejam o valor base da ram que vou comprar com "(OC)" no final ou valor pretendido em overclock com "(OC)" no final? Ou seja, esse "(OC)" significa suporte máximo a essa frequência já em overclock ou a essa frequência como base porém suporta mais caso ela seja overclockada?

4. Qualquer placa am4 rodará qualquer Ryzen de 1° ou 2° geração independente da frequência de ram que ela aceita?

Desde já agradeço! ;)

• Membro VIP
Postado

@XKuringa 1- Incorreto. Tanto o Ryzen quanto o Intel se beneficiam de RAMs rápidas. Mas quanto mais vai subindo a frequência menos atrativas elas ficam, RAM tá muitio cara.

2- Indiferente, o barramento é duplo de qualquer maneira.

3- Você precisa de bons módulos de RAM, preferencialmente com chips Samsung B-Die. Atualmente com os novos AGESA "parece" que as Hynix estão operando na velocidade estipulada nos Ryzen. Controlador de memória tá dentro do CPU e não na placa-mãe.

4- Sim, basta o BIOS estar atualizado.

• Obrigado 1
Postado
Em 13/01/2019 às 20:16, Phoenyx disse:

@XKuringa 1- Incorreto. Tanto o Ryzen quanto o Intel se beneficiam de RAMs rápidas. Mas quanto mais vai subindo a frequência menos atrativas elas ficam, RAM tá muitio cara.

2- Indiferente, o barramento é duplo de qualquer maneira.

3- Você precisa de bons módulos de RAM, preferencialmente com chips Samsung B-Die. Atualmente com os novos AGESA "parece" que as Hynix estão operando na velocidade estipulada nos Ryzen. Controlador de memória tá dentro do CPU e não na placa-mãe.

4- Sim, basta o BIOS estar atualizado.

Muito obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!