Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. 

Devido ao ótimo preço, nesta semana, comprei por R$800,00 em 10x  sem juros, com frete grátis e nota fiscal, uma RX 480 Nitro Sapphire com memórias Samsung, nova no ML, e veio com uma BIOS overclock para memórias Hynix.

Como sabemos que essa placa tem duas BIOS, uma com GPU operando a 1306GHz e outra com GPU operando em 1266Ghz, porém a BIOS na placa que comprei a BIOS que deveria operar em 1266Ghz veio operando em 1306Ghz.

Interessante que a placa veio na caixa original lacrada, mas com a nota fiscal dentro da caixa. Mágica? Não! Percebi que os encaixes do fundo da caixa haviam sido forçados.

Hipótese 01:

Acredito que essa placa que comprei seria usada para mineração, porém como não fui usada (a placa veio novinha, certeza que nunca havia sido utilizada), e recebeu uma Bios mod, daí para vender a placa gravaram uma Bios nova compatível.

Hipótese 02:

Alguém comprou a placa, abriu a caixa pelo fundo, fez BIOS mod (sem Backup da original), não gostou dos resultados obtidos e devolveu a placa como se não tivesse sido testada. Daí o vendedor de boa fé vendeu a placa como nova e sem modificações.

Já tentei usar todas as BIOS disponíveis na https://www.techpowerup.com/vgabios/?manufacturer=Sapphire&model=RX+480 , porém não deram certo. Fiz uma cópia da Bios Overclock e instalei na BIOS normal, agora a placa têm duas BIOS idênticas operando em 1306Ghz.

Gostaria de pedir a alguma alma caridosa que tem essa placa (RX 480 Sapphire Nitro 4Gb memórias Samsung) para poder me dar uma cópia da Bios original que opera me 1266Ghz no GPU.

Obrigado a todos.

• mês depois...
Postado

Imakuni, obrigado pela resposta, contudo esse modelo de placa tem duas BIOS, e eu só tenho a que opera em 1306mhz.

Preciso de alguém que tenha uma Sapphire Nitro RX 480 para me dar uma cópia da Bios Silent (defalt) que opera a 1266.

Fiz um BIOS mod e estou usando por enquanto.

OBS. Descobri que a Placa de Vídeo é usada. Devolvi ao dono que cancelou a venda, contudo o correios me devolveu a placa alegando que foi realizada três tentativas de entrega e a placa não foi procurada nos correios. Mandei uma mensagem para o vendedor para devolve-la novamente e ainda não obtive resposta.

Se o vendedor aceitar um preço justo na placa, talvez fico com ela. pela quantidade de sujeira incrustada nos cantos e altas temperaturas devido a pasta térmica ressecada, acho que a placa de vídeo era usada para mineração.

Postado

Baixe o GPUZ e o ATI Winflash.

Após identificar o Device ID e a a BIOS Version no CPUZ, ache uma versão não corrompida da sua BIOS ou vá até o site Tecpowerupp e ache a BIOS que é exatamente a da sua placa de vídeo e faça o download da BIOS.

1- Desconecte o PC da Internet,

2- feche todos os programas abertos,

3- descompacte o  ATI Winflash dentro de uma pasta,

4- clique com o botão direito do mouse no arquivo amdvbflashWin e o execute como administrador,

5- na tela que irá abrir clique em salvar, uma cópia da BIOS que sue placa de vídeo está usando será salva.

6- Na janela que irá se abrir escolha o local que irá salvar a BIOS e na barra nome (onde está escrito bios) coloque um nome para a cópia da BIOS que está salvando e no final do nome escreva .rom

7- na janela que irá se abrir clique em continuar

8- agora, para a gravar a nova BIOS clique em carregar imagem,

9- na janela que irá abrir procure e clique em cima da BIOS original da sua placa de vídeo,

10- clique em abrir quando selecionar a imagem a janela irá se fechar (é isso mesmo, ao clicar em abrir para selecionar a imagem da BIOS a janela irá se fechar),

11- clique em programa, não mecha em nada e reze para não acabar a energia.

12- aparecerá uma barra e a BIOS será gravada.

13- feche a janela e reinicie o PC

14- desfrute da BIOS não corrompida.

OBS: Em caso de uso de BIOS incorreta ou falha na gravação sua placa de vídeo ficará inutilizada até conseguir algum tutorial na internete para poder ressuscita-la. Se quiser fazer o procedimento, faça por sua conta e risco. Não me responsabilizo por nada.

Placa de vídeo como a Sapphire Nitro possui duas BIOS, então neste caso, se algo der errado:

1- Selecionar a BIOS que não foi regravada mudando a chavinha que tem em cima dela para entrar no Windows,

2- com o PC ligado e no Windows, volte a chavinha para a posição da BIOS que foi gravada e deu erro,

3- refaça todo o procedimento usando a versão correta da BIOS ou a cópia que foi salva no início do procedimento descrito para a da gravação da BIOS da placa de vídeo.

• Curtir 1
Postado

Obrigado.

No caso a minha Sapphire Nitro + Rx 480 só está funcionando com o driver versão 17.1.1. Estou desconfiando que seja a BIOS corrompida, pois com essa versão de driver a placa funciona perfeitamente. Quando tento atualizar ela simplesmente para de dar vídeo.

Postado

Provavelmente a BIOS foi sua placa de vídeo foi editada para jogos ou mineração, isso não é tem característica de BIOS corrompida.

A chavinha seletora da BIOS é essa daí sinalizada pela seta vermelha. Essa chave é bem frágil. Com muito cuidado pode mover ela para o lado oposto de onde ela está (se tiver para frente, mova ela para trás, se tiver para trás, mova ela para frente). Movendo a chave você vai usar a outra BIOS da sua placa de vídeo e se ela não tiver sido editada você poderá instalar o driver que quiser para a sua placa de vídeo.

934629179_chavenitro.thumb.png.101b4c57633cd0f7c14aa19df2fe6240.png

886248847_imagechave.png.1c18d9ff3f639a9a9a33ace57cca3482.png

Funcionando a BIOS selecionada após movimentação da chavinha não precisa nem gravar nova BIOS, basta não usar a BIOS editada.

No meu caso meu dilema não é ter BIOS editada e sim ter duas BIOS idênticas, por isso pretendo colocar a outra BIOS original na placa de vídeo com frequência da 1266mgz.

Postado

Olá

No meu caso a placa é minha desde nova. Comprei zero na Pichau há dois anos. 

Já tentei atualizar o driver da placa utilizando as duas posições da chavinha, mas sem sucesso. Toda vez que chega em 40% na atualização do driver dá tela preta e para de dar vídeo, daí tenho que tirar a placa fazer limpeza de driver e instalar o driver antigo.

Apesar de tudo funcionar bem com o driver antigo eu perco atualizações para jogos que costumo jogar dentre outras otimizações, o que é chato

Postado

Muito estranho isso🤔.

Se as duas BIOS são idênticas e estão com problemas pode tentar encontrar uma compatível AQUI e tentar gravá-la.

Também pode tentar instalar o atikmdag-patcher-1.4.6 para o Windows e o drive ignorar a autenticação da BIOS e aceitar a instalação. Após instalar e reiniciar o PC fazer uma instalação limpa do Drive AMD.

Boa sorte e avisa se deu certo.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!