Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Faço parte da T.I de uma empresa de pequeno porte, atualmente temos cerca de 27 Funcionários e 27 Computadores rodando... Nós possuímos um Servidor Físico onde temos o nosso AD, nosso Servidor de Arquivos e nosso Servidor de Impressão. Eu fiquei um tempo fora por motivos particulares e quando voltei recentemente o filho do dono da empresa ( não entende nada de T.I ) deu a ideia de colocar todo nosso servidor de Arquivos dentro do Google Drive.

Gostaria de saber se isso é viável, na minha opinião não faz sentido... Mas quem sabe no olhar de quem entende mais que eu tenhas seus prós e contras.

Postado

@Kkaibaa Cara, sou profissional da área e tenho a seguinte opinião;

1. Você deve ter e manter seu file server local;
  2. Você deve ter e manter backups desses arquivos;
    1. Caso não tenha uma rotina de backups, sugiro:
      1. Criar uma rotina de backup mensal (toda última sexta-feira do mês, por exemplo);
      2. Criar uma rotina de backup semanal (toda sexta-feira do mês, exceto a última sexta-feira que estará destinada ao mensal, por exemplo);
      3. Criar uma rotina de backup diário (diferencial ou incremental - aí a escolha é pessoal (podemos aprofundar nesse ponto))
    2. Os arquivos de backups (aconselho fitas) deve-se estar em local diferente da sala da TI e o mensal fora da localidade (novamente podemos aprofundar nesse ponto).
  3. Utilizar o Google Drive para compartilhamento de arquivos, como apresentações, com outros funcionários mas nada de grande valor.
  4. A Google tem uma conta empresarial que através dela, pode-se ter uma pasta onde os arquivos que estiverem lá nunca serão apagados, mas como tudo na vida, nada é de graça.
  5. A solução disposta acima é mais custosa e trabalhosa, porém é fácil de se manter/suportar. Já no Google fica "descontrolado/bagunçado".
  6. Aconselho fortemente a fazer um levantamento de prós e contras de cada solução e só apresente ao seu chefe após conseguir (pelo menos tentar) fazer tudo isso. Por fim, exponha a ele pra que assim ele decida o que fazer.

Depois vou reler e se faltar algo e editarei, beleza?
Boa sorte e qualquer dúvida, diz aí!

• Curtir 1
Postado

Kkaibaa, realmente usar o Google Drive como backup de empresa, não é bom. Instala teu backup em outro prédio (pode ser na casa do dono da empresa) conectado por internet. Vantagem, se ficar sem internet por muito tempo, vá até a casa do dono, copia os dados que precisa e depois baixa na empresa, tendo recuperado os dados.

No Google Drive, sem internet, sem backup

Segue as dicas do ThiagoLuiz que como ele fala, trabalha na área e sabe o que está fazendo e te orientando.

Tem que falar como os superiores, que quem for mexer na rede, tem que conhecer para não danificar nada, mesmo que seja o filho. Isto pode dar um prejuizo maior

Postado

@ThiagoLuiz Bom dia!

Então, referente ao que você disse concordo completamente, sobre os backups eu já criei rotinas sim e é feito da maneira que você falou, temos Rotinas Diárias, Semanal e Mensal, ambos feitas em HD's diferentes e dois deles ficam Armazenados em um cofre aqui na empresa que é a prova de chamas e outro é armazenado em um local fora da empresa. Esqueci de mencionar, nos pagamos o G Suite aqui então pra Drive de Equipes temos armazenamento ilimitado, mas pra mim a maior utilidade realmente é compartilhar Documentos e Planilhas pra todos poderem ver e editar ao mesmo tempo e também ser mais fácil o acesso.

Eu acho o Google Drive algo muito falho pra ser usado como um servidor de arquivos, fora que a exibição é bem desorganizada e as funções que ele nos disponibiliza não são tão uteis. A minha dificuldade é somente levantas os prós e contras de uma maneira que meu chefe entenda que não é bom se desfazer do servidor físico.

Postado

Conforme você falou, há aplicações rodando como o AD, certamente o DNS, DHCP, Printer Server e o File Server.

talvez tenha um firewall ou algo do tipo e não ter um server físico é f**** com a equite de TI.

Eu falaria o seguinte:

"O fulano deu a sugestão de migrar os arquivos pro Google Drive, okay!
Primeiro, como fazer? (Deixe que o fulano dê a solução).

Em caso de falta de conectividade, o que será feito? (Deixe que o fulano dê a solução).

Em caso de roubo de identidade (da conta gestora), o que fazer? (Deixe que o fulano dê a solução).

Todo e qualquer arquivo terá que ser criado e editado no Google Drive, assim pode-se ocasionar um congestinamento** na rede." O que fazer caso ocorra? (Deixe que o fulano dê a solução).

Como organizar os setores? (Deixe que o fulano dê a solução).

**Isso é questionável (além de abstrato) e não tem como ter algo "palpável para mostrar" mas e na hora que "travar" a rede o que será feito para contornar?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...