Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Gostaria de comprar um pc gamer nos próximos meses, não tenho muito conhecimento nos componentes, por isto preciso de uma ajuda. Optei por comprar um pc montado, e não peça a peça para montar, pois não sei montar um pc e prefiro comprar um plug and play.

Andei olhando alguns há tempo no Tera Byte, a conclusão que cheguei e que poderia pagar, são PC's de aproximadamente R$ 3.000. Mas fiquei na dúvida em relação a processador e placa-mãe. 

Por exemplo:
Qual melhor opção de processar entre estes, I5 7400 ou Ryzen 5 1600, ou então pagar um pouco mais (R$ 100,00) por um Ryzen 5 2400G?
Placa de vídeo já estou decidido, será GTX 1060 (6gb) ou RX 580 (8gb)...
placa-mãe, quais seriam indicadas para esta config? 
Memória pegarei 8gb... (2400mhz)

HD 1T, pensando em investir para pegar um ssd de 120gb.
Fonte geralmente tem esta - Fonte de 500W 80 Plus PFC Ativo Bivolt Automático - É uma boa fonte? Não específica a marca...

Não pretendo fazer overclock por enquanto, porque não tenho conhecimento para fazer, e também não sou exigente demais nos jogos. Só quero jogar os jogos da atualidade com qualidade entre médio e high. Porém no futuro talvez dar um up neste pc (daqui a 2/3 anos talvez?).

Fiquem a vontade para dar outras sugestões, problema que as vezes as opções são limitadas para o pc pré montado. Ou se tem outros sites com bom valor, podem indicar... Dos que procurei, a TeraByte possui mais variedades de peças e bons valores destes montados, e uma boa reputação.

Obrigado!

Postado

Se você já vai comprar uma placa de vídeo dedicada, não é necessário comprar o processador com a versão G. Por mim eu optaria pelo Ryzen 5 1600, por ter dois núcleos a mais e 8 threads a mais do que o i5 7400, se fosse um 8400 valeria mais a pena.

Se você for de Ryzen, compre uma placa-mãe do chipset B350, ela é intermediaria dos chipsets e dá para fazer um overclock de leve. Além do mais, que se você pegar uma placa-mãe com socket AM4, você poderá trocar de processador até 2020, segundo a própria AMD.

Por favor, procure mais sobre a fonte, ao falar que é PFC Ativo e Bivolt automático, se torna redundante..., o que pode mostrar ao cliente uma falsa impressão de bom produto, que na verdade, por trás da maquiagem, pode ser uma bomba.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

Me surgiu outra duvida agora. Agora com a GTX 1660 TI, vi que o preço não diferencia tanto assim dos pc's com GTX 1060. Valeria a pena pagar um pouco a mais pela 1660?
Ela roda legal com R5 1600? Quantos W na fonte precisa para ela?

Postado

@Leonardo Jochims

E ai meu consagrado, tranquilo?

Então vou tentar responder alguma de suas duvidas !

O Ryzen 5 1600 é a melhor opção de longe, ele possui 6 Núcleos e 12 Threads, vai te ajudar muito em jogos CPU Bounds como BF ou Assassins Creed.

placa-mãe que eu recomendaria seria uma com Chipset B350, já que você vai usar componentes mais caros no seu computador, é bom ter uma placa-mãe de qualidade que ajude na longevidade dos componentes do seu computador.

Eu recomendaria uma B350GT3 se você encontrar, eu vi que tem uns Kits Upgrade no site da Terabyte com o Ryzen 5 1600 e placa-mãe Biostar B350GT3, é bom dar uma conferida!

Fora que os Chipset's B350 permitem overclock, caso futuramente você pretenda potencializar o setup!

Quanto a fonte, eu usei o Power Supply Calculator pra ter uma média, e o resultado foi este: https://outervision.com/b/qsVqU9

Com a RX 580 deu isso: https://outervision.com/b/6ijkxV

Infelizmente o site não disponibiliza a opção da 1660TI.

Quanto a pegar uma 1660TI, eu não tenho muitas informações, você precisaria ver uns reviews na internet, e ver o pessoal jogando com ela.

Esse vídeo talvez ajude na decisão!

Dando uma leve pesquisada eu vi que o pessoal esta pareando muito o Ryzen 5 2600 com a 1660TI, não sei se o Ryzen 5 1600 vai criar algum tipo de gargalo, eu acho que não pois ambos (Ryzen 5 1600 e 2600) possuem 6 Cores/12 Threads, o que diferencia dos 2 seria a frequência que operam, você consegue chegar mais próximo do 2600 por meio de overclocks.

Qualquer duvida pode perguntar!!

TMJ!!!!

Postado

@Broadwink Muito obrigado pela resposta e ajuda!

R5 1600 tá decidido mesmo! Mas com as suas palavras fui dar uma pesquisada, principalmente sobre a 1660, e encontrei algo que não sabia, nos Ryzen é bem aconselhável ter RAM dual channel, pois com single se perde em média 30 fps nos jogos... eu não sabia disto... então já preciso considerar pegar 2x4gb, ou então investir mais em 2x8gb (que no futuro com certeza eu faria esse upgrade).... Mais uma coisa para gastar :(

Sobre a GTX 1660, olhei alguns benchmarks comparando com a RX 580, na média está sempre com 20fps a mais... 

Então estou mais duvidoso no que pegar, estou até considerando agora a possibilidade de comprar peças separadas e montar o pc, sei lá olhar tutorial no youtube e tentar montar... 

Postado
13 minutos atrás, Leonardo Jochims disse:

encontrei algo que não sabia, nos Ryzen é bem aconselhável ter RAM dual channel, pois com single se perde em média 30 fps nos jogos

Isso é apenas para vídeo integrado das APUs Ryzen 3 2200G e Ryzen 5 2400G. Com vídeo dedicado pode ir de 1 pente só sossegado que vai perder um mínimo de desempenho, se é que vai perder algum.

Postado

@Shaman93 Achei esta discussão em outros foruns... e parece que isto havia resolvido os problemas...

Achei uns vídeos sobre isto:

Neste segundo vídeo a diferença não é tão grande, talvez pela frequência diferente de uma memória para outra:

• Curtir 1
Postado

@Leonardo Jochims

E ai meu consagrado , tranquilo?

Então, usar dual-channel da diferença sim, mas como o @Shaman93  disse, é mais perceptível em APU's Ryzen (que são os processadores com iGPU ).

O que mais vai diferenciar no desempenho de jogos para um Ryzen sem APU seria os Mhz da memória.

Eu recomendo sempre pegar memórias da HyperX, que são memórias que possuem os chips fabricados pela Micron.

O porque eu digo isso?

Porque o pessoal que faz overclock na frequência da memória geralmente diz que os chips da Micron são mais eleváveis a overclock sem alterar timing e nem tensão da memória.

Por exemplo: Eu tenho uma memoria HyperX 2400Mhz, eu consigo tranquilamente coloca-la a 2800Mhz sem alterar os timings e a tensão dela, e uma vez eu já consegui colocar em 3000Mhz alterando os timings, mas não consegui deixar estável, talvez se eu colocasse mais esforço daria certo.

Quanto a 1660TI, ela esta muito cara pois tudo no Brasil (Lançamento ou não) sai mais caro que o normal, você pode pegar a 580 ou esperar uns meses para abaixar um pouco o preço dela.

Espero ter ajudado!!!!!

Qualquer duvida é só perguntar!

Abraços!!!!!

:D

Edit¹: Vou colocar um link mostrando uma analise entre os processadores, se você olhar, a comunicação de todos os processadores Ryzen é de dois canais (Dual-Channel) então você vai obter beneficio sim a partir disso, entretanto não é um beneficio tão grande quanto usando gráficos integrados do Ryzen 3 2200G ou Ryzen 5 2400G.

https://adrenaline.uol.com.br/2017/06/09/50018/analise-processador-amd-ryzen-5-1600/

Ta ai ;D

Postado

@Broadwink Entendido! Obrigado novamente. 
Vou voltar mesmo com a ideia do R5 1600, uma RX 580 (ou GTX 1060), 1x8gb ram... e ver se consigo uma com frequência maior que 2400 se for possível. 
Realmente a 1660 TI está cara!! Mas é que ontem mesmo a Terabyte tinha uma promo com ela por 3600, R$ 300,00 a mais do que a config com GTX 1060... provavelmente quando ela baixar de preço vai ir para casa de R$ 1200,00... então se baixar mais um pouco neste combo montado, talvez faria sentido...

Novamente obrigado pela ajuda!

Postado

@Leonardo Jochims

Fique tranquilo pois com o Ryzen 5 1600 você tem uma margem de upgrade muito grande!

Então esperar um pouco pra pegar a 1660TI é uma possibilidade, ou até mesmo pegar uma RTX também!

O processador vai aguentar sem gargalar ou dar stutter.

Que isso mano, sempre que precisar é só marcar ;D

Postado
2 horas atrás, Leonardo Jochims disse:

Quantos pentes de ram posso colocar na B350/B450? Olhei as especificações das placas mas não entendi... 

Depende do modelo específico. Em geral 4, mas em algumas (especialmente modelos mini) só 2. Pra saber não precisa nem ler as especificações, só ver numa foto do bicho quantos slots tem, fica do lado direito do processador.

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Mais uma pergunta. Tenho olhado ultimamente as placas mães disponíveis para montar o pc pré montado. Na linha da B350/450, estou nas dúvida destas que estão geralmente disponíveis e com preços similares:

GA-AB350M-Gaming 3 (R$ 630)

B450MH (R$ 509);

B450MHC (R$ 447)

B450M Gaming/BR (R$ 579)

B450M-A (mais cara R$ 650).

Qual vocês acham a melhor, pensando custo x benefício? 

Postado

@Leonardo Jochims

Então, você teria que olhar uma por uma no Google e procurar o reviews do pessoal dizendo sobre o que acharam dela.

Seria a melhor forma.

Esses dias eu procurei sobre a GA-AB350M da Gigabyte, e o pessoal tava falando muito bem dela.

Quanto a B450MH e a B450MHC

Entre elas não muda muita coisa não, ouvi falar muito mal sobre overclocking nela, parece que as fases são de péssima qualidade e não possui dissipação nas fases .

Quanto a B450M Gaming/BR

Dentre todas essas eu acho que a mais valida é a GA-AB350M-Gaming 3

Lembre-se Que

Placas mãe de chipset B350 não possuem a BIOS atualizada para processadores Ryzen de 2° Geração ( Os Ryzen 2xxx ), se você for comprar um PC pronto pela TerabyteShop ou Pichau, eu sei que eles atualizam a Bios para você e chega na sua casa tudo certinho, mas se você for montar peça por peça, vai precisar de um processador que a BIOS reconheça ( Ryzens de 1° Geração ) ou os Athlon's para fazer o upgrade da BIOS.

Qualquer outra duvida é só perguntar!!!

Abraços!!!

:D

• Obrigado 1
Postado

Comprei o pc, segue a config:

Gabinete Aerocool Gamer Cyclon RGB;

placa-mãe Asus GA-AB350M-Gaming 3;

Ryzen 5 1600;

Memória 8gb crucial (2400mhz);

RX 580 8g (Gigabyte);

HD Seagate Barracuda 1TB

SSD Sandisk 240gb 

Fonte 600w PCYES Electro V2 80 plus white pfc ativo

Postado
2 minutos atrás, Leonardo Jochims disse:

Comprei o pc, segue a config:

Gabinete Aerocool Gamer Cyclon RGB;

placa-mãe Asus GA-AB350M-Gaming 3;

Ryzen 5 1600;

Memória 8gb crucial (2400mhz);

RX 580 8g (Gigabyte);

HD Seagate Barracuda 1TB

SSD Sandisk 240gb 

Fonte 600w PCYES Electro V2 80 plus white pfc ativo

Leonardo boa tarde, desculpe a pergunta mas saiu por quanto esse seu setup? Estou com a mesma faixa de orçamento buscando por bons preços

Postado

@Leonardo Jochims

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

Teu PC ficou quase igual o meu :D

Tirando que você vai ter uma placa de vídeo mais forte e uma placa-mãe de maior qualidade.

Você não vai se arrepender com este setup.

Vai montar em algum site ou comprar peça por peça?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...