Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou precisando de uma ajuda para montar um projetinho para coletar as temperaturas de dentro de um carro, utilizando um arduino, modulo bluetooth e sensores LM35.

Eu gostaria de fazer a leitura de 6 sensores de temperatura LM-35 e enviar pelo modulo bluetooth (HC-05 (3V)) e conseguir ler essa temperatura em um computador o qual se conecte pelo Modulo bluetooth. (para ser mais especifico, gostaria que a leitura dos dados fosse feita pelo Excel para que eu possa tratar esses dados coletados, uma alternativa que vi foi a macro do PLX-DAQ) 

Minha ideia de circuito segue conforme a imagem abaixo, no qual:

1 - Os LEDs ligados no LM-35 é para mostrar que o sensor está recebendo energia. (Resistor de 220 ohmz)

2 - Fiz um divisor de tensão para o modulo bluetooth pois a tensão de operação dele é de 3V. (Resistores de 220 e 150 ohmz)

3 - Gostaria de saber se é possível alimentar esse sistema com uma bateria de 9V ou se eu teria que alimentar o Arduíno com uma fonte 12V e a partir dele puxar os VCC para o modulo e para os LM's.

4 - Gostaria de saber se alguém tem ideia da programação que necessito para o do código do Arduíno ou alguma ideia que possa me ajudar a solucionar meu projeto.

desde já muito obrigado

Projeto.JPG

• Membro VIP
Postado

Parcial serve?

1- ok. Led de alto brilho você pode usar R maior

2-Pra casar ou interfacear sinais de controle = ok. Se arduíno ou seu mc for alimentado por 3v, nem precisa.  Use regulador de tensão caso não queira usar a saída 3v (caso o arduíno possua)

3-sim. use regulador chaveado pra bateria durar mais. Técnicas de sw maximizam a duração da bateria. Mas ao usar no carro, use os 12V do sistema dele.

4-sim provavelmente alguém já fez alguma leitura ad e comunicação bt com arduíno. Pesquise por ambos e os una. Mas não sem antes passar pela forja do pisca led.

• Obrigado 1
Postado

Muito obrigado pela resposta. @Isadora Ferraz

Pelo que eu li na net, o HC-05 para ser configurado ele precisa estar ligado a KEY, no 3V, conforme eu liguei na imagem acima. (Jumper Rosa). Por isso fiz um divisor de tensão, pois eu vou precisar da 3V para essa configuração.

E eu ja tentei juntar vários códigos porém não deu certo ainda... Eu gostaria de uma ideia de sistema funcionando pelo menos com 1 Led para eu ter um caminho a seguir, e depois eu adapto conforme minha necessidade...

Porém mesmo assim muito obrigado!

Na imagem acima eu fiz uma ilustração de como eu gostaria que o meu sistema funcionasse. Ligado a uma bateria dentro do carro e funcionando independente de outra alimentação, porém a minha realidade ainda não é essa.

Hoje meus testes estão sendo executados todos a partir do VCC do arduino. conforme a Imagem abaixo. (O Arduíno está ligado a um PC, pela porta USB)

image.png.c5e7cb2cd2cae160926738e854977f38.png

• Membro VIP
Postado

Não tive contato com o hc mas teorizo que ele é apenas uma interface serial ou faz o sistema pensar que é, é isso? Pois bem... um dos primeiros passos que eu (eu) faria (depois de fazer piscar um led) era apenas enviar uma palavra com ele e ver o que sairia do outro lado. Algo como

for(;;)
{
a=adcread(0);
printf(%d\n,a);
}

e no pc ... monitoraria num terminal qualquer.

Ou você coloca outro hc no pc ou configura o b.t. dele como interface serial... não te ajudo nisso.

Ah esqueci de dizer que o arduíno e sua linguagem não vão com minha cara. Aquilo lá em cima é c.

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
Em 17/02/2019 às 22:15, Guilherme Parise Garpelli disse:

Minha ideia de circuito segue conforme a imagem abaixo, no qual:

1 - Os LEDs ligados no LM-35 é para mostrar que o sensor está recebendo energia. (Resistor de 220 ohmz)

2 - Fiz um divisor de tensão para o modulo bluetooth pois a tensão de operação dele é de 3V. (Resistores de 220 e 150 ohmz)

3 - Gostaria de saber se é possível alimentar esse sistema com uma bateria de 9V ou se eu teria que alimentar o Arduíno com uma fonte 12V e a partir dele puxar os VCC para o modulo e para os LM's.

4 - Gostaria de saber se alguém tem ideia da programação que necessito para o do código do Arduíno ou alguma ideia que possa me ajudar a solucionar meu projeto.

desde já muito obrigado

Bom, tire esse monte de Leds, eles consomem muito da bateria de 9V.

Esse seu divisor para o Bluetooth ..... sei não viu .... o seu Arduíno tem uma saída de 3,3 Volts nele, acho melhor alimentar a partir desse ponto, sem esses resistores. Ah, e coloque um bom capacitor eletrolítico de uns 47 uF para filtrar esses 3,3 Volts.

voce pode sim alimentar a partir da bateria de 9Volts, mas não vai durar muito tempo, mesmo sem os Leds.

Se montasse isso com um Atmega328 apenas, o consumo poderia ser menor do que 1 mA, usando os modos de economia de energia acionado a partir do Timer, de tempos em tempos. Usando um Arduíno Uno, o consumo será sempre meio alto, pois existem 2 microcontroladores rodando o tempo inteiro, além do Led que fica sempre ligado....

Tem muita coisa prontinha em trocentos sites de Arduíno. Sugiro primeiro procurar por um código que converse de maneira simples com o Bluetooth, e ver se a sua integração com o Excel está funcionando.

Depois disso, fazer a leitura dos sensores LM35 será moleza....

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Paulão você não é o único que usa minhas mesmas letras traduzidas pelas suas. Sei que é involuntário pois você (e alguns d+) é facilmente influenciável kk. É sim meu lado psicólogo e trend maker em ação kk. Só preciso prestar mais atenção no que digo,.. daqui a pouco tem neguinho pulando da ponte kk. brinc claro...

Agora sério ... Sobre os leds, de fato são bem dispensáveis (te copiei kk) mas se o autor querer muito muito muito eles, uma alternativa é fazê-los "piscar". (pisca led é minha especialidade). Algo como um transistor pra chavear a alimentação de todos. Liga, lê, desliga. Além de que reduz o erro de leitura do lm devido ao efeito de autoaquecimento pela alimentação (e dá efeito psicodélico kk). Penso que uma ligada a cada segundo, uma espera de 50mS pra "aclimatar", uma leitura, possa ser suficiente. De repente dá até mesmo pra enviar os dados. Neste caso a média de consumo se reduz 20x.

Nos avr's não lembro mas o pic tem uma função bem interessante pra modo baixo consumo. você deixa o wdog ligado e manda ele dormir no sleep. Ao contrário do que possa parecer: o wdog reseta o bixo pra começar do zero,... não. Ele acorda e continua onde estava.

Postado

@Isadora Ferraz ,

Sim, pode dar uma piscadela em cada Led, o consumo seria bem baixo.

O Watchdog também funciona da mesma maneira nos Avrs, mas também existem vários modos de baixo consumo se quiser utilizar.

Minha preocupação é justamente o Bluetooth.... para que haja uma transmissão de dados com sucesso acho que pode demorar bem mais do que 50 milisegundos.... enfim tem de ficar experimentando e ver o que acontece ...

Quanto à captação involuntária de seus pensamentos, já pedí para o Magneto me passar o design daquele capacete kkkkk !

Paulo

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Boa Paulão kk

Pra cada problema, uma solução ou melhor, no nosso caso, um chutão. Caso o bt não tenha algo como uma função standby, uma alternativa seria capturar os dados a cada segundo, acumular por 10 ou+ segundos e enviar o pacotão todo a cada 10 ou+. Aí evita a provável inicialização consumidora do bt com muita freq. já que o tempo pra transmitir algumas dezenas de bytes é bem pequeno mesmo com protocolos, seguranças e etc...

É legal viajar com conforto nos problemas alheios, né? kk

2 horas atrás, aphawk disse:

já pedí para o Magneto me passar o design daquele capacete

Por hora, vá quebrando o galho com um papel alumínio na cabeça kk

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!