Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

há algum tempo  já não ouço mais o cpu fan fazer barulho, antigamente era só entrar em um jogo que o pc parecia que ia decolar de tanto barulho.
hj em dia o fan anda quietinho só faz um ruidinho as vezes, mas nem perto de como era antes. To desconfiado de que ele n ta conseguindo atingir seu máximo.

olhei na bios e ele atinge o pico de 3200~3400 RPM, não sei se essa é a velocidade máxima dele e tmb n consegui achar qual é pelo modelo do fan.
tenho tido uns problemas de Thermal throtling, acredito que esteja relacionado.

O CPU é um AMD A10 7850k
o fan é modelo AVC DESC0715B2U (veio no cpu)

Postado

Veja se não tem muita poeira no dissipador e nas pás do fan. Isso pode fazer ele não arrancar e/ou girar mais lento. Na BIOS veja se tem opção na parte da ventoinha para alto desempenho ou algo assim, ou desative o controle de rotação da ventoinha para que ela rode sempre no máximo.

Postado
3 horas atrás, simforoso disse:

Veja se não tem muita poeira no dissipador e nas pás do fan. Isso pode fazer ele não arrancar e/ou girar mais lento. Na BIOS veja se tem opção na parte da ventoinha para alto desempenho ou algo assim, ou desative o controle de rotação da ventoinha para que ela rode sempre no máximo.

Eu ja havia limpado as pás e o dissipador e colocado no modo desempenho, o Thermal Throttling parou, porém o fan continua silencioso como se estivesse lento, nem perto do que era antes.
não sei se pode ser poeira dentro do eixo, tmb n consegui achar qual é a RPM máxima dele, ele fica em torno de 3200 no máximo.

Postado

O rolamento dele deve estar ruim então... tem muito tempo de uso? Dê uma pesquisada nos CPU coolers da coolermaster, talvez esse box seu já esteja muito desgastado, só não posso te sugerir nenhum pois não costumo usar cooler diferente do que vem com o CPU (exceto meu antigo 6700K que não vinha com cooler e me obriguei a usar um 212X).

Abraço amigo, boa sorte aí!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...