Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom a algum tempo eu comprei um filtro de linha clamper de  8 tomadas, e pensei em fazer o aterramento da tomada onde ele esta ligado para da uma ajuda a mais, apesar de que se eu entendi bem ele funciona (não com potencial total) mesmo sem  o terra, mais dai começo a duvida quando fui testar o aterramento usando um alicate amperímetro e multimetro (sei que deveria usar aquele terrômetro, mas não tenho um então o jeito é usar o alicate mesmo), bom... quando testei com o multímetro vi algo estranho, mesmo ligando o neutro no terra tem tensão, que no caso ficava por volta de 50 volts, e quando foi fase+neutro 110 volts eai o que devo fazer, isso não vai mudar nada para mim ou devo dar um jeito nisso antes de fazer o aterramento, ou devo ligar o aterramento e depois logo ver o que ta causando essa corrente no neutro ?? qualquer duvida só falar ai e provavelmente na parte da tarde após 19 horas eu respondo , valeu Falou! 

• Membro VIP
Postado

Testar a tensão existente no fio neutro, com um multímetro, revela na maioria das vezes a própria indução por proximidade desse fio neutro aos fios condutores, por dentro dos conduites..

Se tiveres alguma dúvida se essa "energia" realmente existe e é útil tente acender uma lâmpada nela. Pode ser uma lâmpada de 12 Volts mesmo. Verás que esses 50 Volts desaparecem e a lâmpada sequer começa a brilhar... 

• Curtir 1
Postado

@faller mano, no caso eu tentei fazer um aterramento só da tomada e tal, dai quando liguei o filtro de linha clamper na tomada, ligou o led de "terra presente" dai pensei"beleza ta funcionando então" dai eu resolvi desligar o filtro de linha(pelo interruptor presente no mesmo) e adivinha, o led de "terra presente" continuou aceso, acredito que o filtro de linha tenha desligado a fase e continuado a pegar energia do neutro mantendo assim equipamento com tensão o suficiente para testar o terra e indicar que ele estava presente com um led, ja o led de proteção ativa, que deve depender da fase para funcionar ficou apagado.então resolvi tirar o aterramento de novo até resolver esse problema da energia 

outra informação importante é que ao ligar fase+neutro= 114v, neutro+terra 40v ,fase+terra esta dando +ou- 150v, ou seja o neutro esta vindo com carga e a fase com mais doque deveria, e eu chutaria que a corrente que vem no neutro esta fazendo com que ao medir neutro+fase de 114 ja que os +ou- 150v da fase - os 40v do neutro ficam em ums 114 o que é suficiente para fazer com que os equipamentos funcionem, acredito que esse problema tenha aparecido após a troca de postes aqui perto que quebraram em uma tempestade, talvez eles não tenham feito o trabalho correto no neutro, engraçado que quando medi a energia do galpão que esta ligado a outro transformador a energia estava em 117v no neutro+fase e neutro+terra 1v o que acredito ser normal, se não estou enganado o neutro deveria ser aterrado certo ? talvez é esse o problema daqui, o aterramento no poste pode não estar muito bem feito 

Postado
4 horas atrás, sBreno2 disse:

@Henrique - RJ pois é mano eu testei na tomada sim e tambem no filtro de linha, até em outras partes da casa esta o mesmo.

aahhh  ... entendi, então é o que chamam aqui no Rio de " meia fase  " isto é, o neutro de tua casa deve ter partido. Assim, o que acontece é  que a fase ou o positivo passa a funcionar também como neutro. O neutro de dentro da tua casa passa a ficar um pouco energizado pois os aparelhos ligados, sem ligação com o neutro externo, repassam parte da corrente para a fiação de dentro da tua  casa que vinha funcionando como neutro.

Chama a empresa que te fornece a luz para consertar o neutro do poste que fica resolvido esse assunto.

Essa questão aí do neutro+terra estar dando 1V é sinal de que esse terra não está funcionando muito bem e de que algum aparelho teu está apresentando fuga de corrente aumentando tua conta de energia. Vai tirando um aparelho de cada vez da tomada pra você descobrir qual é  o ladrão.

Postado

@Henrique - RJ mas isso oferece algum risco imediato aos meus equipamentos ?? tipo risco o suficiente para eu não usar o computador mais até que o isso seja resolvido ? bom de qualquer modo obrigado por sanar a duvida, irei aproveitar que meu irmão ja solicito que ele coloquem um transformador maior e ja falo que devem vir ver isso tambem

Postado
31 minutos atrás, sBreno2 disse:

@Henrique - RJ mas isso oferece algum risco imediato aos meus equipamentos ?? tipo risco o suficiente para eu não usar o computador mais até que o isso seja resolvido ? bom de qualquer modo obrigado por sanar a duvida, irei aproveitar que meu irmão ja solicito que ele coloquem um transformador maior e ja falo que devem vir ver isso tambem

Transformador maior ? Acho que isso quem decide é a empresa de energia elétrica.

Esquece o que acabei de mencionar acima mas só agora é que me caiu a ficha. Esse terra que você tem aí é que parece que não está funcionando direito. Ele está recebendo alguma fuga de corrente de algum aparelho da casa que tem que descobrir qual é, daquela forma que mencionei. Desconectando da tua rede o dito aparelho, o teu terra deve deixar de ficar energizado mas você vai ter que providenciar um outro terra que funcione.

Veja bem, eu não tenho qualquer formação nessa área de elétrica. Isso é uma explicação resultante da minha prática e de conhecimento obtido na internet. Você tem que testar aí para ver se é isso mesmo sem gastar dinheiro com o serviço de algum profissional.

Quanto ao risco aos aparelhos acredito que não mas não acho bom deixar ficar desse jeito já que o aterramento não está prestando. Ao descobrir quem está causando essa fuga, esse led do filtro deve apagar ou diminuir de intensidade.

Postado

@Henrique - RJ acho mais provavel que seja o que voce falou antes, deixa eu te explicar o que eu fiz, esse terra não esta presente em toda casa, é uma casa construida a muito tempo e não foi feito nenhum aterramento, o aterramento que eu digo era usando uma carra de cobre, e só tem esse aterramento na tomada da maquina de lavar e a que eu iria por no meu pc, no galpão por exemplo não tem nenhuma aterramento e a energia esta OK ja aqui não tem aterramento na maioria das tomadas e tem esse problema, quero deixar claro que o aterramento que usei nos testes não era nem de longe perfeito mais ele servia pra mostrar que tem corrente passando no neutro e uma corrente alta na fase. 

• 1 ano depois...
Postado
Em 04/03/2019 às 03:06, Henrique - RJ disse:

@sBreno2

Mas essa tomada onde tem esse falso aterramento deve estar repassando o problema para todas as tomadas da casa.

Porque não faz um ateeramento dentro de casa pelo piso de algum comodo  ?

@Henrique - RJ ae cara, faz um tempo ja que eu não falo nada no tópico, mas agora me lembrei dele e vim falar o que aconteceu no fim das contas, realmente era algo com o transformador, foi solicitado que fosse trocado por um trifásico, acabo que tivemos que pagar por ele, mas pelo menos resolveu o problema, alem de que o transformador trifásico é melhor bom para alguns dos equipamentos que usamos aqui, então tudo bem. valeu Falou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...