Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai galera, tudo bem com vcs??! Estou (tentando) fazendo um carrinho com 4 motores Dc, um Uno r3, e um Rele de 4 entradas, é possivel controlar esses motores somente com a entrada PWM do arduino e o Relé (ligado a outra fonte de alimentação), sem transistor ou potenciometro? Ou pelo menos, ligar/desligar os motores com esse sistema?

• Membro VIP
Postado

Com a 'galera' não sei. Quanto a mim, maizomeno...😑

Sem potenciometro, claro que dá: o mc controla o dutty cycle. Pra pwm - controle de velocidade -  tem que ter transistor. Pra ligar desligar, claro que dá: ligue os motores em série com os contatos n.a. dos relés.

• Haha 1
Postado
16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Com a 'galera' não sei. Quanto a mim, maizomeno...😑

Sem potenciometro, claro que dá: o mc controla o dutty cycle. Pra pwm - controle de velocidade -  tem que ter transistor. Pra ligar desligar, claro que dá: ligue os motores em série com os contatos n.a. dos relés.

Acho q ta td mundo mais ou menos hj em dia...Opora, entao preciso de um transistor

adicionado 1 minuto depois

E 4 saidas na vdd...

Postado
2 horas atrás, LulaVioladoNaCadeia disse:

Acho q ta td mundo mais ou menos hj em dia...Opora, entao preciso de um transistor

adicionado 1 minuto depois

E 4 saidas na vdd...

O correto é usar 4 transistores Mosfet, um para cada motor.

E embora existam apenas 3 PWM por hardware em um Arduino, nada te impede de fazer vários canais, por software !

Nem precisa do relé na alimentação dos motores, basta deixar nivel 0 na entrada do Mosfet e pronto.

Ah, não existem entradas PWM como você citou no primeiro post, existem 3 saídas PWM independentes.

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!