Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Estou montando um PC para trabalhar principalmente com AutoCAD, Revit, Lumion, Photoshop, 3DS Max, Sketchup e VRay. As configurações que escolhi pesquisando sobre o assunto foram essas:

- Placa-mãe: ASUS Prime B450M Gaming/BR DDr4 AM4 (R$ 503,00)

- Processador: Ryzen 7 2700X 3.7GHz / 4.35GHz Max Turbo Octa Core 16MB Cooler Wraith Prism (R$ 1.826,00)

- 2x Memória DDR4 Kingston HyperX Fury 8GB 2666MHz (R$ 694,00)

- Placa de Vídeo GeForce Galax GTX 1060 EXOC White 6GB (R$ 1.099,00)

- HD Seagate Barracuda 2TB 7200RPM 64MB Sata III (R$ 347,00)

- SSD Kingston A400 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs (R$ 193,00)

- Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX550 (R$ 312,00)

- Gabinete DeepCool Matrexx 55 Vidro Temperado (R$ 219,00)

Valor Total: R$ 5.258,00

A minha maior dúvida seria em relação ao processador, se está exagerado para a função do PC. Pensei também no Ryzen 7 2700 (R$ 1.328,00), mas aí perderia um pouco de clock (3.2GHz / 4.1GHz), ou então o Ryzen 5 2600X (R$ 1.121,00), perdendo menos clocks (3.4 GHz / 4.25 GHz) mas em compensação tem 2 núcleos a menos. Qual vale mais a pena em questão de custo benefício? Queria saber também em relação ao consumo de energia, se vai ter muita diferença entre esses modelos. Já estou a semanas pesquisando e ainda não consegui chegar em uma conclusão. Quanto aos outros componentes também aceito sugestões.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Opa!

11 minutos atrás, AzeitonaT disse:

Qual vale mais a pena em questão de custo benefício?

O 2700 é uns 30% mais rápido, o custo/benefício pode ser secundário aqui, onde conta a sua produtividade e isso ocorre a longo prazo. ;)

Eu iria de 2700 sem nem pestanejar.

12 minutos atrás, AzeitonaT disse:

Queria saber também em relação ao consumo de energia, se vai ter muita diferença entre esses modelos

Pouca ou nula:

https://www.techpowerup.com/reviews/AMD/Ryzen_5_2600X/16.html

Ficou nos 10-15%, mas veja que o 2700 é mais eficiente.

--

Sobre a máquina, está bacana, mas, dois pitacos:

-Não tem nenhuma fonte 80 Plus Gold com preço próximo?

Uma de 500W te atende bem.

- Os programas se beneficiam da placa de vídeo forte?

Não é melhor uma Quadro ou FirePro? (ok, sei que elas custam um rim)

- Tente comprar memórias mais rápidas, 3000 ou 3200 MHz.

Às vezes a diferença de preço é pequena, mesmo se for uma 2866 já tem um pequeno ganho de desempenho.

- Esta placa-mãe é muito básica, eu não pegaria nenhuma sem ter dissipador de calor ali nas cercanias do processador.

Estabilidade é bem importante pro seu uso.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Evandro disse:

O 2700 é uns 30% mais rápido, o custo/benefício pode ser secundário aqui, onde conta a sua produtividade e isso ocorre a longo prazo. ;)

Eu iria de 2700 sem nem pestanejar.

No caso seria o 2700 ou 2700X? Vale a pena descer de 3.7GHz para 3.2GHz por uma diferença de R$ 500? Nesse caso poderia investir em placa-mãe/fonte melhores.

Não tem nenhuma fonte 80 Plus Gold com preço próximo?

Uma de 500W te atende bem.

Só estou achando 650W pra cima, e está dando uma boa diferença de preço.

Os programas se beneficiam da placa de vídeo forte?

Não é melhor uma Quadro ou FirePro? (ok, sei que elas custam um rim)

Não vai me ajudar muito, pois a placa vai ser mais utilizada na viewport dos programas, durante a modelagem. No caso das renderizações eu prefiro utilizar o processador mesmo.

Tente comprar memórias mais rápidas, 3000 ou 3200 MHz.

Às vezes a diferença de preço é pequena, mesmo se for uma 2866 já tem um pequeno ganho de desempenho.

Vou olhar isso. 2x8GB ou 1x16GB fazem diferença?

Esta placa-mãe é muito básica, eu não pegaria nenhuma sem ter dissipador de calor ali nas cercanias do processador.

Estabilidade é bem importante pro seu uso.

Me indicaria uma placa boa pra esse setup? A Asus Prime B450-Plus ou a Biostar Racing X470GTN são melhores?

Obrigado pela atenção!

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, AzeitonaT disse:

No caso seria o 2700 ou 2700X? Vale a pena descer de 3.7GHz para 3.2GHz por uma diferença de R$ 500? Nesse caso poderia investir em placa-mãe/fonte melhores.

Na ponta do lápis, o sem X é melhor compra, 500 paus aí são uns 30% a mais de preço por 12% de desempenho, certo?

Se a grana não permite, eu faria sim a troca pra ter melhor placa-mãe e memórias.

Só estou achando 650W pra cima, e está dando uma boa diferença de preço.

OK. :(

Não vai me ajudar muito, pois a placa vai ser mais utilizada na viewport dos programas, durante a modelagem. No caso das renderizações eu prefiro utilizar o processador mesmo.

OK, que tal pegar uma mais fraca então?

Uma 1050 / 1050 Ti / RX570.

Vou olhar isso. 2x8GB ou 1x16GB fazem diferença?

Faz, os Ryzen são relativamente dependentes da velocidade das memórias, e usar um pente só te dá metade da banda possível por não usar o dual channel, pegue 2x8.

Me indicaria uma placa boa pra esse setup? A Asus Prime B450-Plus ou a Biostar Racing X470GTN são melhores?

Essa Asus está xuxu, a Biostar é voltada para mini computadores, não dá pra expandir nada ali.

É quase um Fiat 500 Abarth, um belo motor e não cabe nem uma cabra no banco de trás. :D

Esta eu gostei:

https://www.kabum.com.br/produto/97752/placa-mãe-msi-p-amd-am4-b450-gaming-pro-carbon-ac-ddr4

Belo circuito regulador de tensão, bom acabamento, wi-fi e dissipador no SSD M.2, só tem que ver se a MSI resolveu os problemas de BIOS da primeira geração (B350), que eu não faço ideia.

Teria que procurar reviews desta moça.

O duro de placa-mãe AM4 é que está muito difícil achar opções interessantes sem deixar as calças na loja.

Você tem pressa?

Existe uma possibilidade dos Ryzen 3000 serem lançados até o meio do ano, vem junto na festa as placas-mãe com chipset da família 500 e, esperamos, que tenhamos boas opções no mercado até Agosto.

Sei que são 4 meses de espera, mas, se você puder esperar, pode ter benefícios.

É só torcer pro dólar não disparar.

Você vai ser bem servido com ambas as máquinas. ;)

Obrigado pela atenção!

:joia:

Postado

Bom, seguindo algumas de suas dicas fechei a compra pela terabyte, onde achei os melhores preços no geral. Troquei apenas o processador e a placa-mãe. Ficou assim:

- Placa-mãe: ASUS Prime B450-Plus DDR4 AM4 (R$ 654,00)

- Processador: Ryzen 7 2700 3.2GHz / 4.1GHz Max Turbo Octa Core 16MB Cooler Wraith Spire (R$ 1.328,00)

- Memória RAM: 2x DDR4 Kingston HyperX Fury 8GB 2666MHz (R$ 694,00)

- Placa de Vídeo: GeForce Galax GTX 1060 EXOC White 6GB (R$ 1.099,00)

- HD: Seagate Barracuda 2TB 7200RPM 64MB Sata III (R$ 347,00)

- SSD: Kingston A400 240GB Sata III Leitura 500MBs Gravação 350MBs (R$ 193,00)

- Fonte: Corsair 550W 80 Plus Bronze PFC Ativo CX550 (R$ 312,00)

- Gabinete: DeepCool Matrexx 55 Vidro Temperado (R$ 219,00)

Valor total: R$ 4.818,00

Diminuiu bem o orçamento, o que me deu mais margem pra pegar um bom monitor e periféricos.

Em 08/04/2019 às 13:08, Evandro disse:

Tente comprar memórias mais rápidas, 3000 ou 3200 MHz.

Vou deixar para um futuro upgrade no PC, pois estava encarecendo bastante.

20 horas atrás, Evandro disse:

Você tem pressa?

Tenho um pouco de pressa sim, pois montei um escritório e estou usando um notebook da samsung que está levando em média 8h pra renderizar uma imagem. Se fosse menos tempo até esperaria, mas 4 meses fica complicado.

Obrigado pela ajuda 😀

• 3 meses depois...
Postado

Olá sou novo aqui!

Aproveitei o assunto pois também quero um PC para modelagem 3D (Zbrush e outros). O meu PC atual é básico de loja, tem 6 anos e não aguenta mais nada. Tentei colocar um SSD para dar um up mas era sata ll não tem encaixe. Criei coragem para fazer minha primeira montagem e estou pesquisando para evitar algum erro.

Não sei sobre hardware e por favor gostaria a princípio que me ajudassem com a configuração, depois na BIOS acho que será mais complicado. Estou em dúvida com compatibilidade das peças, custo...Vou montar peça a peça e quero uma longa duração!

Minha configuração:

- placa-mãe MSI b450 Tomahawk (721,23) aguardando pedido

- Processador Ryzen 7 2700 (900,00) espero alguma promoção

- Memória RAM ddr4 Corsair Vengeance 2 x 8GB 2666 MHz (369,68) aguardando pedido

- Fonte Cooler Master Masterwatt 600W 80 Plus Standard (272,01)

- HD Toshiba 2 TB SATA lll 7200 RPM (299,01)

- Disco Rígido leitor DVD Asus (69,99) para filmes

- Placa de vídeo MSI Radeon RX 570 4 GB  G DDR5 256 Bits (668,99)

- SSD ScanDisk 240 GB (179,00) já tenho

- Gabinete Gamer Mesh Gear 3 fans (207,99)

Total R$ 3.687,84

Agradeço desde já!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...