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Olá

 

preciso montar um código em que insiro 5 apostas com o nome e o placar apostado, e dependendo do placar apostado ele ganha x pontos.

depois das apostas inseridas preciso somar os pontos obtidos e imprimir na tela o nome e os pontos que cada um teve, porém não tenho ideia de o que usar para montar esse código, sou iniciante em programação então ta meio difícil ainda para mim.

se alguém puder me dar um direcionamento de como começar a montar o código agradeceria.

 

abaixo tem uma tabela de exemplo para eu usar de como dar os pontos para cada aposta.

Capturar.jpg

  • Amei 1
Postado

@José Dutra     você já estudou vetores ? ,  pois com vetores seria um modo prático para armazenar os apostadores e as apostas que eles fizeram ,   uma boa ideia seria ir fazendo aos poucos , então comece criando os vetores , um para armazenar as apostas , outro para o nome do apostador , e depois pegar o nome do jogador e colocar no vetor de nomes , e pegar a aposta e colocar no vetor de apostas , sendo que cada nome e aposta é colocado em uma posição do vetor , e depois que você obtiver o resultado fica mais fácil conferir os acertos , para atribuir os pontos de acordo .  faça essa parte e teste para ver se está funcionando bem e se estiver então passe para outras partes do código  , então poste seu código para vermos como está e em que podemos ajudar   .

Postado

@devair1010 é.. não tinha pensado em usar vetores para colher os dados, mas em vetor eu consigo levar o placar? tipo 5x1 , 2x4? pelo que eu tava pesquisando não achei nada que leia desse jeito.

Vou tentar montar o que eu conseguir e posto aqui para ver o que você acha.

  • Obrigado 1
Postado

@José Dutra   se você usar vetor de char  você pode armazenar desse jeito com caracteres , mas na hora de comparar é mais difícil do que com números ,  e com vetor de int você pode armazenar a aposta assim  :

no lugar de 2 x 1

coloque 2 em uma posição e o 1 na próxima posição do vetor ,  e incremente o contador em duas unidades ,   mas o que seria melhor mesmo seria usar matrizes pois assim você colocaria cada aposta em uma posição , assim  :

matriz_aposta[5][2];/* vetor ou matriz começam em zero  */

aposta[0][0]=2;  /* primeiro valor da primeira aposta */

aposta[0][1]=1;  /* segundo valor da primeira aposta */

aposta[1][0]=2;  /* primeiro valor da segunda aposta */

aposta[1][1]=1;  /* segundo valor da segunda aposta */

 

mas um toque profissional seria usar struct , é igual a matriz e vetor , mas é mais prático .

Postado

Comecei a fazer o codigo mas ele ja esta travando quando eu testo para ler o nome, to muito perdido  nesse inicio kkk

 

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>


int main()
{
	int matriz[50][50], time1, time2;
	char jogador[10];

	printf("Digite o placar do time 1:");
	scanf_s("%d", &time1);
	

	printf("Digite o placar do time 2:");
	scanf_s("%d", &time2);

	printf("Digite o seu nome:");
	scanf_s("c", &jogador);

	system("Pause");
	return 0;
}

 

  • Obrigado 1

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