Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, já esta matutando a um tempo atras sobre fazer a mesa aquecida inclusive já tinha aberto um topico em outra area do forum, finalmente "consegui" resolver o problema irei fazer a mesa aquecida com PCB colada em uma chapa de alumínio eis a questão irei fazer as trilhas não estou achan do nenhum programa para desenhar seria como uma grade de trilha como na imagem, a mesa irá ter 50x50 cm e será ligada direto na tomada ( 110) controlada a temperatura por um thermistor e um relé de estado solido para o liga / desliga que sera acionado pelo comando da placa da impressora 3d. então peço ajuda a vocês em qual programa consigo fazer esse desenho na PCB os que acho só tem para colocar os componentes, fico no aguardo e no centro tenho que deixar um furo com 3mm de diametro 

image.png

adicionado 37 minutos depois

OBS a mesa aquecida irá ser para temperaturas de no maximo 110 graus, normalmente utilizo entre 80 e 95 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sobre a imagem... 1k.jpg<1.txt ... uma inversão de valores kk

1 hora atrás, kilzone0007 disse:

não estou achan do nenhum programa para desenhar

Sério? Já tentou procurar por cad pcb design software? Mas se for só pra fazer as linhas ou trilhas nem precisa de programa algum. Sério que vai usar as linhas de cobre como resistência pra aquecimento? É isso que entendi? Bem... a ideia é quase boa mas suponho implicações que acho que devo deixar você deduzir ou experimentar.

Ah sim... não percebo conexão com microcontrolador... ainda.

• Curtir 1
Postado

no caso essas implicações seria tipo a trilha com o tempo romper devido a temperatura ? ou a placa envergar e romper as trilhas ? eu fiquei com isso meio na cabeça, tinha pensado em colar a chapa de pcb em uma chapa de aluminio 1mm com resina epoxi ( o que tecnicamente evitaria entortar) e só depois colar na outra chapa de aluminio ( de 2 a 3 mm ) ou então estava pensando em fazer essas trilhas com fios mesmo, furaria os 2 lados da placa e soldava os fios  

então, procurei no forum uma area que coubesse esse tipo de assunto e mesmo dentro da area outros não achei nenhum que se enquadrasse então coloquei aqui...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
22 horas atrás, kilzone0007 disse:

fazer essas trilhas com fios mesmo, furaria os 2 lados da placa e soldava os fios

Esta opção parece mais interessante. Vai esbarrar no problema de conseguir um isolador elétrico mas condutor de calor. Algo como uma mica isolante. Ferro de solda e de passar antigos a usavam. Mas se você prometer que não vai encostar os fios na chapa, ei deixo você apenas colocar um suporte condutor de cada lado.

Postado

ola.

Minha sugestão simplinha , adapte  4 desses  com termostatos individuais acoplados em cada chapa, voce havia mencionado em outro post que queria dividir uma chapa em 4 segmentos, isso ?

Como deseja uma temperatura  baixa não precisa se afligir com o consumo que eles tem em plena carga.

resist.jpg

Postado

isadora, no caso o isolador eletrico seria uma chapa de vidro logo acima , já uso na impressora menor que tenho e é show de bola e como a mesa seria fixa faria um isolador termico tambem, iria forrar todo o fundo da chapa com manta de vidro , e ao amigo que sugeriu a resistencia de churrasqueira, infelizmente ela não vai aquecer todos os pontos da mesa igual ( muito grande o espaçamento deixando com alguma variação de temperatura e consequentemente a peça vai ter warp( acaba contraindo mais ou menos a depender da temperatura e consequentemente empena / racha principalmente em peças grandes como é o caso.

• Membro VIP
Postado

Boa amigo. O vidro é bom isolador elétrico e térmico também (olha aí sua manta de ... vidro). Por isso pensei na mica que é + fina, não quebra e etc. Mas o vidro também vale.

A da churrasqueira é uma opção interessante. Quanto à distribuição do calor, tens razão. Uma opção seria você cobri-la com alguma massa epoxi, resina, cimento ou uma mistura de cimento e limalhas de ferro ou algo do gênero. Siga o exemplo de um ferro de passar. Talvez equalize a temperatura. O quesito peso e trambolho não estão na pauta. Pode colocar agora mas ... tarde demais, já defequei...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!