Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD impedindo boot no SSD


Posts recomendados

Boa tarde, vou ser bem específico.

 

Tenho 2 discos rígidos instalados no meu computador, tendo o sistema operacional no meu SSD.

Sempre funcionou perfeitamente, de ontem pra cá, não sei o que aconteceu que quando vou iniciar o computador, ele diz que não encontra o sistema operacional.

 

O que eu já tentei fazer... 

 

Retirei 1 por 1 os discos rígidos e fui fazendo os testes pra ver se era problema com algum HD.

Ja mudei os cabos satas. 

 

O que eu descobri...

 

Quando eu retiro um hd específico, o windows volta a funcionar perfeitamente.

 

 

Minha dúvida é a seguinte, será que está tendo conflito entre o SSD que tem o sistema operacional com o HD que só tem arquivos comuns, jogos, fotos, documentos...  

 

Agradeço quem puder ajudar!

 

 

 

 

 

 

D-_xG3yD.jpeg

qnuOBLkw.jpeg

TL0lZ2vz.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, MuriloGD disse:

Boa tarde, vou ser bem específico.

 

Tenho 2 discos rígidos instalados no meu computador, tendo o sistema operacional no meu SSD.

Sempre funcionou perfeitamente, de ontem pra cá, não sei o que aconteceu que quando vou iniciar o computador, ele diz que não encontra o sistema operacional.

 

O que eu já tentei fazer... 

 

Retirei 1 por 1 os discos rígidos e fui fazendo os testes pra ver se era problema com algum HD.

Ja mudei os cabos satas. 

 

O que eu descobri...

 

Quando eu retiro um hd específico, o windows volta a funcionar perfeitamente.

 

 

Minha dúvida é a seguinte, será que está tendo conflito entre o SSD que tem o sistema operacional com o HD que só tem arquivos comuns, jogos, fotos, documentos...  

 

Agradeço quem puder ajudar!

 

Amigo você disse que tem 2 discos rígidos.... e falou em SSD... você inclui como disco rígido o SSD? Ou é o SSD + 2 HDs?

 

Já experimentou deixar APENAS o SSD plugado sem nenhum HD ligado junto para ver se pelo menos aparece na BIOS o SSD??

Boa sorte amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, simforoso disse:

Amigo você disse que tem 2 discos rígidos.... e falou em SSD... você inclui como disco rígido o SSD? Ou é o SSD + 2 HDs?

 

Já experimentou deixar APENAS o SSD plugado sem nenhum HD ligado junto para ver se pelo menos aparece na BIOS o SSD??

Boa sorte amigo!

 

É SSD ( SO ) e + 2 discos rígidos.

 

Então, eu deixei só o SSD e funcionou perfeitamente. Depois eu fui testando 1 por 1 os outros discos rígidos, e constatei que 1 HD causa o stress todo, só que eu não sei o motivo dele dá esse erro aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, MuriloGD disse:

 

É SSD ( SO ) e + 2 discos rígidos.

 

Então, eu deixei só o SSD e funcionou perfeitamente. Depois eu fui testando 1 por 1 os outros discos rígidos, e constatei que 1 HD causa o stress todo, só que eu não sei o motivo dele dá esse erro aí. 

Entendi... então coloque o HD esse que dá problema e abra o CrystalDiskInfo e veja a saúde dele... se aparecer crítico ou algo assim, faça imediatamente o backup dos dados contidos nele antes que ele pare de funcionar de vez... o outro HD não causa problemas? Se o outro estiver ok, salve seus dados importantes desse HD ruim no outro. Se não tiver espaço, salve em pendrives, na nuvem ou compre um novo disco e deixe até chegar o novo esse ruim desligado para poupá-lo e te dar a chance ainda de salvar os dados importantes. Se o PC insistir em não ligar, leve o HD em outra máquina e/ou tente dar boot por Linux via pendrive ou DVD e salve seus dados!

 

Boa sorte amigo, qualquer coisa posta aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, simforoso disse:

Entendi... então coloque o HD esse que dá problema e abra o CrystalDiskInfo e veja a saúde dele... se aparecer crítico ou algo assim, faça imediatamente o backup dos dados contidos nele antes que ele pare de funcionar de vez... o outro HD não causa problemas? Se o outro estiver ok, salve seus dados importantes desse HD ruim no outro. Se não tiver espaço, salve em pendrives, na nuvem ou compre um novo disco e deixe até chegar o novo esse ruim desligado para poupá-lo e te dar a chance ainda de salvar os dados importantes.

 

Boa sorte amigo, qualquer coisa posta aí!

Putz mano, acho que tu matou a charada... Agora que você falou em saúde do HD, eu lembro que ele já tava quase dando pau. Lembro que eu desativei um lance da BIOS que forçava ele a ligar sem dar esse erro. Se pá ele morreu de vez mesmo. Putz.. Mas eu achava que o computador ligava normal, mesmo o SO estando no SSD.  O outro HD funciona normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, MuriloGD disse:

Putz mano, acho que tu matou a charada... Agora que você falou em saúde do HD, eu lembro que ele já tava quase dando pau. Lembro que eu desativei um lance da BIOS que forçava ele a ligar sem dar esse erro. Se pá ele morreu de vez mesmo. Putz.. Mas eu achava que o computador ligava normal, mesmo o SO estando no SSD.  O outro HD funciona normal.

Pois é cara, HD é complicado, quebra do nada e leva as coisas da gente junto, não adianta... mas faz o que te disse: procura uma distro Linux que rode de pendrive ou DVD, e tente salvar os dados desse HD problemático, nem que seja num pendrive ou na nuvem, em algum disco virtual. É sempre bom rodar o CrystalDiskInfo para ver a saúde dos HDs, se um dia o outro HD teu der sinal de problema, você já vai providenciando backup o mais breve possível.

 

Boa sorte aí mano, qualquer coisa posta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, simforoso disse:

Pois é cara, HD é complicado, quebra do nada e leva as coisas da gente junto, não adianta... mas faz o que te disse: procura uma distro Linux que rode de pendrive ou DVD, e tente salvar os dados desse HD problemático, nem que seja num pendrive ou na nuvem, em algum disco virtual. É sempre bom rodar o CrystalDiskInfo para ver a saúde dos HDs, se um dia o outro HD teu der sinal de problema, você já vai providenciando backup o mais breve possível.

 

Boa sorte aí mano, qualquer coisa posta. 

Valeu mano, mas tu sabe me dizer se tem como acessar esse HD danificado pra tentar salvar alguns arquivos ?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, MuriloGD disse:

Valeu mano, mas tu sabe me dizer se tem como acessar esse HD danificado pra tentar salvar alguns arquivos ?  

Olha se ele ainda aparece na BIOS, dá pra salvar alguma coisa sim... vai depender muito do que aconteceu com ele... se foi problema na cabeça de leitura, no prato, na placa lógica, etc... geralmente o pessoal usa essas distribuições do Linux que rodam de pendrive ou DVD (só não me pergunte qual pois não manjo nada de Linux kkk) e às vezes dependendo do que deu problema no HD, ainda dá sim pra salvar algo. Mas se por exemplo você deixar só ele ligado, desligar o SSD e tudo mais, abrir a BIOS e nos discos lá ele não aparecer, a chance de recuperar é quase mínima. Tem umas empresas que recuperam dados, mas cobram MUITO caro,então apele para eles só se forem arquivos muito importantes como fotos de família, trabalhos que você criou, etc coisas que não dá pra baixar de novo, entende? Do contrário, joga fora e segue usando o outro e o seu SSD.

 

Espero ter te ajudado cara, boa sorte aí! Qualquer coisa posta aí os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, simforoso disse:

Olha se ele ainda aparece na BIOS, dá pra salvar alguma coisa sim... vai depender muito do que aconteceu com ele... se foi problema na cabeça de leitura, no prato, na placa lógica, etc... geralmente o pessoal usa essas distribuições do Linux que rodam de pendrive ou DVD (só não me pergunte qual pois não manjo nada de Linux kkk) e às vezes dependendo do que deu problema no HD, ainda dá sim pra salvar algo. Mas se por exemplo você deixar só ele ligado, desligar o SSD e tudo mais, abrir a BIOS e nos discos lá ele não aparecer, a chance de recuperar é quase mínima. Tem umas empresas que recuperam dados, mas cobram MUITO caro,então apele para eles só se forem arquivos muito importantes como fotos de família, trabalhos que você criou, etc coisas que não dá pra baixar de novo, entende? Do contrário, joga fora e segue usando o outro e o seu SSD.

 

Espero ter te ajudado cara, boa sorte aí! Qualquer coisa posta aí os resultados.

Consegui recuperar uns arquivos usando os programas  "Live CD do Ubuntu e o programa Live Linux USB Creator.", valeu pela ajuda, infelizmente o HD estragou depois de 6 anos usando. 

 

Podem fechar o tópico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!