Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Possuo uma única memória ram 8 gb crucial 2400mhz e gostaria de comprar outra de 8gb para fazer dual channel e melhorar o desempenho. Porém estou com certas dúvidas :

1 - Uma placa-mãe b350 gigabyte gaming 3( a que possuo) suporta uma memória de 3000mhz ou 3200mhz ?

2 - Eu sei que o pc utiliza a menor frequência entre as memórias, porém o dual channel pode não funcionar se eu utilizar uma de 2400mhz com uma de 3000mhz ? pois viso comprar outra de 3000mhz futuramente e vender a minha de 2400mhz. 

3 - O desempenho em fps em jogos atuais irá ser significativo ? uns 5-10 fps ? principalmente os de mundo aberto ou da ubisoft, pois meu ac odyssey roda no high/medio uns 30-42 fps.

Minha config

ryzen 1600 

rx 580

memória 8gb crucial 2400mhz

placa-mãe b350 gaming 3

fonte cx 550w corsair

Grato desde já.

Postado

Sobre a sua placa-mãe, não sei dizer, você precisa verificar quais são as frequências base de memória da sua MOBO no site, é bem simples de constatar. Dual channel vai funcionar de qualquer maneira assim como você disse, a maior memória vai ser equalizada com a menor, as duas operariam a 2400. Embora os ryzens consigam extrair boa performance de memórias mais rapidas, duvido muito que seu ganho seria de 5 - 10 FPS, principalmente em games de Ubisoft que possuem uma das piores otimizações possíveis.

Postado

1 - Caso a placa seja essa: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350-Gaming-3-rev-1x#sp acho que não. Não sei te informar direito 😃
2 - Não é recomendado nem um pouco. Prefiro que invista numa mesma frequencia. 
3 - Se colocar mais memória, pode ter sim um aumento do desempenho. Ryzen gosta de trabalhar com frequencias altas, então, vai ter 1 aumento de uns 10 frames tranquilamente.

Postado

@Limaoz1n no site diz

Suporte para módulos de memória DDR4 3200 (O.C.) / 2933 (O.C.) / 2667 * / 2400/2133 MHz * Suporte para maior que DDR4 2667 MHz pode variar por CPU

quer dizer que ele suporta até memórias de 2666mhz e que posso fazer over até 3200  ? ou que posso pegar de 3200 também ?

adicionado 2 minutos depois

@MarceloSouzaB1 mas certos stutterings em jogos de mundo aberto seriam establizados ? mesmo que não aumente fps. Busco principalmente uma estabilidade de stuttering. O final fantasy xv por exemplo usa 7gb de ram, outros usam 6gb e por aí vai. Além de que dual channel melhora a leitura de banda

Postado
16 horas atrás, Limaoz1n disse:

1 - Caso a placa seja essa: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350-Gaming-3-rev-1x#sp acho que não. Não sei te informar direito 😃
2 - Não é recomendado nem um pouco. Prefiro que invista numa mesma frequencia. 
3 - Se colocar mais memória, pode ter sim um aumento do desempenho. Ryzen gosta de trabalhar com frequencias altas, então, vai ter 1 aumento de uns 10 frames tranquilamente.

Não vai ter ganho quase nada, uns 4 FPS e olhe lá. É só checar as comparações que tem no youtube. Ainda mais em games da Ubisoft, esqueça desempenho melhor nesses se tratando de velocidade de memórias.

4 horas atrás, Pedro Anderson disse:

@MarceloSouzaB1 mas certos stutterings em jogos de mundo aberto seriam establizados ? mesmo que não aumente fps. Busco principalmente uma estabilidade de stuttering. O final fantasy xv por exemplo usa 7gb de ram, outros usam 6gb e por aí vai. Além de que dual channel melhora a leitura de banda

Depende. Stuttering tem mais a ver com HD ou processador, ou a otimização do game que é porca. Você usa SSD?

Postado

@MarceloSouzaB1 Não, inclusive vou comprar junto com a memória. Pretendo comprar um ssd e uma memória para dual channel.

você acha que vale mais ssd 480gb + memória 4gb 2400mhz ou ssd 240gb + memória 8gb ?

Memória de 8 gb com 4 gb com mesmo frequência, pega dual channel ?

Postado
2 horas atrás, Pedro Anderson disse:

@MarceloSouzaB1 Não, inclusive vou comprar junto com a memória. Pretendo comprar um ssd e uma memória para dual channel.

você acha que vale mais ssd 480gb + memória 4gb 2400mhz ou ssd 240gb + memória 8gb ?

Memória de 8 gb com 4 gb com mesmo frequência, pega dual channel ?

difícil escolha. Eu iria em SSD 480 + 4GB. 12GB de Ram já está de ótimo tamanho, e sim, tamanhos diferentes também fazem dual channel.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...