Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, 

Por mais que eu conheça um tanto razoavel sobre internet, fiquei com dúvidas quando recebi as propostas.

Estamos contratando serviço de internet para a empresa, temos um link de 10 MB e aumentaremos para 100MB. Temos atualmente cerca de 40 maquinas que são interligadas em um switch principal juntamente com nosso servidor. 

Pois bem, recebi 2 propostas de internet.

O primeiro provedor me passou a proposta de "Serviços dedicados para acesso à Internet com endereços IP fixos /30."
O segundo provedor me passou a proposta de "Link dedicado com 16 IPs"

Pelo que procurei na internet são informações diferentes uma da outra. 

Minha rede atual trabalha com a faixa de IP 192.168.10.X - Posso estar errado, mas para atender minha necessidade, eu precisaria de apenas 1 IP fixo, certo? que seria esse "...10.X"

Referente a IPs fixos, links dedicados, etc, preciso de algo especifico? Preciso mudar minha faixa de IP ou algo assim?

Em resumo, preciso de internet que chegará no servidor (switch principal) e se distribuirá pela minha rede interna. 

Obrigado desde já

Postado

O IP que interessa é o IP público, aquele que é divulgado para a internet e fornecido pela operadora, não é o 192.x.x.x. Os serviços de internet corporativos geralmente fornecem uma faixa com 8 IP, dos quais 6 são utilizáveis. No seu caso o /30 indica apenas um endereço público e o segundo provedor propõe 16 IP, dos quais 14 são utilizáveis. A princípio apenas um atende, tem que ver como é a estrutura da rede hoje e se vocês já tem o IP fixo ou não. Caso troque de provedor o IP muda também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...