Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
5 horas atrás, HJVCSISR disse:

Bom dia

gostaria de saber qual a maneira de testar se uma tv lcd com tela apagada mas com som se o problema é do inverter ou dos leds .

obrigado

Bom dia,

o inverter é para lâmpadas e circuito Driver LED é para LEDs.

Antes de abrir o painel do televisor aferimos a tensão de entrada que alimentam os LEDs e a do retorno deles, caso o modelo use outras vias, comparamos um com o outro também;

no caso das lampadas, que usam inverter, não tem como medir diretamente e de forma segura, dado a elevada tensão/ para fazer isso eu aproximo uma lampada de neon próximo dos fios ou dos choopers - se a lâmpada acender, o inverter tá trabalhando/ outra forma é ligar outra lâmpada de igual tamanho externamente.

o procedimento varia de um modelo para outro.

Postado
11 minutos atrás, Marukosu A. disse:

Bom dia,

o inverter é para lâmpadas e circuito Driver LED é para LEDs.

Antes de abrir o painel do televisor aferimos a tensão de entrada que alimentam os LEDs e a do retorno deles, caso o modelo use outras vias, comparamos um com o outro também;

no caso das lampadas, que usam inverter, não tem como medir diretamente e de forma segura, dado a elevada tensão/ para fazer isso eu aproximo uma lampada de neon próximo dos fios ou dos choopers - se a lâmpada acender, o inverter tá trabalhando/ outra forma é ligar outra lâmpada de igual tamanho externamente.

o procedimento varia de um modelo para outro.

boa tarde

qual o valor indicado para a lampada neon ?

onde meço a tensão de retorno dos leds ?

Postado

você só quer tirar uma dúvida ou tem algum problema no seu televisor?

Postado

Eu não me lembro de onde retirei essa lâmpada de neon. Usava uma pequena mesmo pois não fazia diferença, uma vez que ela não teria qualquer contato fisico com o circuito. 

Usando um multimetro na escala AC e depois aproximando-se a ponta de prova num dos fios (na parte encapada) que vão para as lâmpadas CCFL, dá pra induzir uma tensão nas pontas de prova e seu mostrador do multimetro vai te retornar com algum valor/ não é regra, mas tem multimetro pé de chinelo por ai que não dá pra fazer.

isso sou eu, tem técnico que faz diferente, mas o que importa é que na dúvida colocamos outro inverter ou lâmpadas de uso nosso para testar.

Com relação aos LEDs, o modo de como se faz o diagnóstico pode variar de um modelo para outro.

Alguns usam eles em diferentes configurações de disposição dos LEDs, o que permite aumentar o controle e monitoramento dos mesmos com o uso de mais fios na entrada e de retorno do barramento.

A quantidade de fios na entrada e retorno dos LEDs não importa para fins didáticos e nem cabe a mim explicar uma matéria como essa que é bem grande e complexa.

Supondo que o televisor tenha um conjunto de duas barras ligadas em serie, ele usará um fio que vai alimentar os LEDs e o outro obviamente será o de retorno. Se um dos LEDs abrir, não terá tensão de retorno, se entrar em curto um deles ou mais, a tensão no retorno aumenta mas nesse caso a decisão de desligar o back-light ou não vai depender do projeto. E cada fabricante faz ai seu modo de criar as proteções/ não tem consenso ou padrão nesse tipo de coisa, mas eles tem que garantir o mínimo de segurança ao usuário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!