Ir ao conteúdo

Help - Athlon Reinicia Sozinho

raframos

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso de ajuda. Meu micro reinicia sozinho. Acontece normalmente quando rodo algum aplicativo mais pesado. Acontece em geral com qualquer tipo de jogo após alguns minutos jogando.

No entanto acho bem pouco provável que seja um problema de memória, já que estou usando 256 MB 400ddr. O processador é XP 2.2 e a placa de vídeo G-Force4. Um amigo roda os mesmo jogos em uma micro de inferior confuguração sem problemas.

Não sei se pode ser problema de cooler ou se o Windows XP tem alguma influencia.

Qualquer ajuda será bem vinda.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por raframos@30 set 2004, 14:10

Pessoal, preciso de ajuda. Meu micro reinicia sozinho. Acontece normalmente quando rodo algum aplicativo mais pesado. Acontece em geral com qualquer tipo de jogo após alguns minutos jogando.

No entanto acho bem pouco provável que seja um problema de memória, já que estou usando 256 MB 400ddr. O processador é XP 2.2 e a placa de vídeo G-Force4. Um amigo roda os mesmo jogos em uma micro de inferior confuguração sem problemas.

Não sei se pode ser problema de cooler ou se o Windows XP tem alguma influencia.

primeiro diga qual sua fonte.. e qual sua placa mãe???

Postado
Postado Originalmente por raframos@30 set 2004, 14:10

e qual sua temperatura?

Postado

Vamos aos fatos e dados.

Placa mãe: ASUS A7V8X-X

Fonte: Satellite ATX P4 500w

Instalei o MBM5. Não sei se fiz as configurações corretas, mas ele monitorava a temperatura do case e da CPU. Mostrava também o Sensor 3, mas estava sempre em 0ºC. Após instalar o MBM então, ele me dava:

Case: 36ºC

CPU: 47ºC

Iniciei um dos jogos que costumava jogar e dava problema com apenas alguns minutos de jogo. A temperatura do case não mudou ficando sempre em 36º. A CPU não pasou dos 51ºC, mesmo após configurar o jogo para sua resolução máxima. Depois de fechar o jogo a temperatura da CPU caiu para 49ºC.

O interessante desta vez consegui jogar por mais ou menos meia hora sem nunhum problema. Não tive tempo de jogar mais, mas dificilmente ele ficava estável por mais de 10 minutos.

Antes de instalar o MBM, tinha formatado meu HD, reposicionei meu único pente de memória (256 ddr400), pois estava praticamente encostando na placa de vídeo e organizei um cabo que estava em cima também da placa de vídeo.

Não sei se isso tudo pode ter influenciado alguma coisa.

Aguardo os comentários do que mais pode ser feito para matar de vez o problema. Hoje vou tentar jogar por um tempo maior para ver o que acontece.

Postado

Mais uma informação que julgo ser importante, meu gabinete só tem cooler na CPU e é "Made in China". Achei que a rotação dele variava bastante.

Postado

As temperaturas estão boas. A não ser que o sensor do soquete do processador esteja informando um valor muito abaixo do real.

Para tirar a dúvida se é ou não problema de temperatura, deixe o gabinete aberto e aponte um ventilador em direção à placa-mãe enquanto joga.

Outro problema que pode ser é de fonte, como disseram. como estão os valores das tensões de +12v e +5v? Elas não podem ter uma variação maior do que 5% acima ou abaixo destes valores.

Postado

Eu estou tendo um problema parecido. Minha máquina funciona numa boa, mas quando vou jogar ela não aguenta muito tempo, mais ou menos uns 30 min. antes de rebootar. Minha fonte é uma XPC e adivinhem, a tensão de + 12 V está em + 6,56 V !!!!! Isso de acordo com o ASUS Probe. Mas eu já comprei uma fonte da Seventeam e estou só esperando chegar.

Postado
Postado Originalmente por RedCzar_777@06 out 2004, 14:17

Eu estou tendo um problema parecido. Minha máquina funciona numa boa, mas quando vou jogar ela não aguenta muito tempo, mais ou menos uns 30 min. antes de rebootar. Minha fonte é uma XPC e adivinhem, a tensão de + 12 V está em + 6,56 V !!!!! Isso de acordo com o ASUS Probe. Mas eu já comprei uma fonte da Seventeam e estou só esperando chegar.

Cara, acontecia isso no meu micro quando eu estava com as quatro fans do gabinete ligadas mais o cooler do HD, fora cooler da pv e proc.

Postado

A minha é uma de 400 W com PFC ativo. Preferi pagar um pouco mais pe pegar logo essa que tenho confiança que vai durar um bom tempo.

Eu já tentei desligar um monte de coisas, os dois fans que tenho no gabinete, o floppy e até o Combo DVD+CD-RW, mas a tensão da linha de + 12 V continua bem baixa.

Mas com minha nova fonte tudo deve se resolver, hehehe.

Postado

Cara, no Mercado Livre você pode achar muita coisa boa, mas dei uma pesquisada e na Waz os preços das fontes estão bem razoáveis.

Tem um fórum sobre lojas recomendadas, a Waz está aparecendo em 1° lugar.

Postado

Fiz as medições de tensão de minha fonte usando o MBM e o PC Probe da ASUS.

Os valores de tensão estavam muito próximos entre os 2 programas, no entanto o limite default do MBM é muito menor que o PC Probe. 5% contra 10%.

Resultado, o PC Probe não acusou nenhum problema enquanto o MBM paracia uma sinfonia. O MBM acusava problema na linha +12.0V que atingiu máxima de 13.01 e mínima de 12.69!!! Mas principalmente na linha de +5.0V onde eu tinha mínima de 4.74 e máxima de 4.8. Ou seja, minha linha de 5 está muito baixa e a de 12 muito alta, segundo o MBM.

Minha pergunta é:

Tenho realmente um problema na fonte?! O limite de variação que devo considerar é de 5% ou 10%?

Volto a fazer essa pergunta pois depois que reposicionei meu pente de memória para outro slot, o problema de instabilidade desapareceu, mas se as voltagens não tiverem boas, vou trocar a fonte como precausão.

Postado

O limite máximo é de 5%. Este limite está na especificação ATX. Sua fonte realmente não está dando conta. Troca logo antes que acabe danificando algum componente, mas, compre uma fonte recomendada, não gaste dinheiro com fontes genéricas :chicote:

A minha fonte é a Maxtro de 500W (300W reais) Ela tá aqui no meu PC há 2 anos e nunca deu nenhum problema. O +12v em full, fica em 12,4V e o +5V em 4,87v.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!