Ir ao conteúdo

Troca do cooler do AMD Phenom II X4 965

Ir à solução Resolvido por Daianne Limeira,

Posts recomendados

Postado

Tenho um computador montado já faz alguns anos, com ajuda aqui do fórum. 

Utilizei o processador AMD Phenom II X4 965 3.4GHz, que me serviu e ainda me serve muito bem (já que hoje quase não utilizo mais o computador em casa). Porém quando o utilizo o que me irrita muita é o barulho extremamente alto e irritante que imagino ser do cooler do processador.

Existe algum cooler que posso comprar para substituir esse original do processador para que ele volte a ser silencioso?

• Membro VIP
Postado

Os mais silenciosos do mercado são da Noctua, mas eles devem usar chifres de unicórnio na fabricação pra custar tão caro.

Pesquisa pelos modelos da Cooler master que tenham 1 fan apenas como o Hyper T2. Vai ser bem melhor que o cooler original e bem mais silencioso sem custar uma fortuna.

Postado

@sdriver na faixa de preço que gostaria de pagar encontrei esses três da cooler master, eles se enquadrariam nessa especificação que falasse:

- Cooler para Processador CoolerMaster Hyper TX3 EVO RR-TX3E-28PK-R1

- Cooler para Processador Cooler Master Intel/AMD MasterAir MA410P MAP-T4PN-220PC-R1

- Cooler Fan Cooler Master Masterair MA410P TUF Gaming, RGB por Controlador, 12cm - MAP-T4PN-AFNPC-R1

@PedraX Não pretendo investir muito, já que utilizo pouco o computador e por já ser um equipamento mais antigo... algo na faixa dos R$ 150... se é que isso é possível heheh

• Solução
Postado
8 horas atrás, emptypage disse:

Porém quando o utilizo o que me irrita muita é o barulho extremamente alto e irritante que imagino ser do cooler do processador.

Bom dia amigo.

Tenho uma configuração parecida com a sua.
Tenho um AMD Phenom II X6 que também era refrigerado por um cooler muito barulhento, porém, como eu nunca havia realizado uma manutenção, eu resolvi desmontar tudo e, além de trocar a pasta térmica, fazer uma boa limpeza no cooler, que para meu desespero estava com muita poeira, tanto nas pás do ventilador como no dissipador de alumínio que faz parte do conjunto.
Retirei cuidadosamente, desmontei o que cabia ser desmontado e com o auxílio de uma escovinha, um pincel macio, uma agulha e uma pinça pequena fui removendo toda a poeira.
Troquei a pasta térmica, remontei tudo e fiquei muito feliz com o resultado, pois o barulho reduziu a cerca de 50%.
Outra coisa que eu percebi, era que o cooler (4 pinos) trabalhava sempre numa velocidade máxima e constante. Daí fui até a BIOS e havia uma configuração onde seria possível escolher entre o cooler trabalhar no máximo e constante ou ser controlado pela placa-mãe usando o sensor de temperatura do cooler, ou seja, a placa-mãe faria o controle de rotação / ventilação conforme a temperatura do processador, aumentando ou reduzindo conforme necessidade. Fiz a alteração para deixar o controle a critério da placa-mãe (estava no máximo) e meu problema de barulho no cooler praticamente acabou ou deixou de incomodar.
Percebo algum barulho eventualmente, mas logo imagino ser a placa-mãe aumentando a rotação do cooler por necessidade em função de alguma elevação de temperatura decorrente de algum processamento mais pesado, mas logo normaliza.

Abç.

• Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

...

Troquei a pasta térmica, remontei tudo e fiquei muito feliz com o resultado, pois o barulho reduziu a cerca de 50%.
Outra coisa que eu percebi, era que o cooler (4 pinos) trabalhava sempre numa velocidade máxima e constante. ...

Realmente, uma simples limpeza pode ajudar muito.

Quanto aos modelos de cooler, faz bastante tempo que não me atualizo, então não sei te dizer o mais indicado.

Mas uma coisa é certa. Todos sem exceção serão melhores que o seu atual modelo no que tange à temperaturas. Mas como seu objetivo é silencio, de uma olhada na internet em busca de testes. Dos 3 modelos que voce citou, o primeiro é bem antigo e tem testes aqui no CdH.

Os 2 seguintes na verdade são o mesmo cooler, sendo um a versão normal e o outro a versão "olha como minha cpu é bonita!" Mas na pratica vai trazer o mesmo nível de ruído e de temperaturas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...