Ir ao conteúdo

Internet Via Ms-dos

mrb33n

Posts recomendados

Postado

Qual o melhor programa para acessar a Internet pelo MS-DOS 6.22, gostaria de indicações sobre FTP, e E-mail, e se softmodems são suportados (Agere Softmodem SV92P). Obrigado por qualquer cooperação.

Postado

Impossível. Se quer um sistema leve pra acessar a internet use o Windows 98 ou o Linux que, mesmo em modo texto pode acessar email (Pine ou Mutt) e usar ftp.

Postado

É possível acessar a Internet via MS-DOS sim (tudo é possível com DOS :palmas: ), mas se você tiver um hardmodem ISA ou modem externo conectado na serial. Também dá pra acessar com cable ou ADSL, desde que sua placa de rede tenha driver pra DOS. Agora, com softmodem, sem chance.

Existem vários drivers TCP/IP (conhecidos como "packet drivers") e drivers PPPOE pra DOS disponíveis na Internet, é só dar uma procurada. Também existem navegadores gráficos (como o Arachne), clientes de e-mail, IRC e até ICQ pra DOS. Claro que você terá que fazer alguns sacrifícios pra usar Internet via DOS e tem algumas inconveniências, por exemplo os programas não são multitarefa, você só poderá usar um de cada vez, e configurar programas de e-mail é um desafio que vai te dar muita dor de cabeça.

Vou te dar uma dica, a não ser que você esteja querendo acessar a Internet via DOS apenas por diversão, experiência, curiosidade, etc., se for pra reaproveitar um micro antigo pra trabalho mesmo, nesse caso também acho que é muito mais recomendável você usar um Linux em modo texto, até porque no Linux você pode conseguir usar seu softmodem.

Eu mesmo já brinquei bastante de acessar a Internet em modo MS-DOS na época que tinha discada e usava Windows 98, eu conectava pelo iG e Yahoo, e tudo funcionava 100%. Além disso, a conexão ficava mais rápida que no Windows. :D

Caso você queira pesquisar mais e tentar algo, eis os nomes de alguns programas Internet para MS-DOS:

Packet drivers: LSPPP, PPPD, PEPA, NeOS, PPPShare, The Internet estender

Navegadores texto: Lynx, Minuet

Navegadores gráficos: Arachne

E-mail: NetMail Pro, TCPMail, Pegasus Mail

FTP: WATTCP FTP

IRC: Toffee IRC Client, Trumpet IRC

News: Trumpet News

Terminal: NCSA Telnet, Commo

Divirta-se! :P

Postado
Postado Originalmente por Max Calba@02 out 2004, 19:28

Eu mesmo já brinquei bastante de acessar a Internet em modo MS-DOS na época que tinha discada e usava Windows 98, eu conectava pelo iG e Yahoo, e tudo funcionava 100%. Além disso, a conexão ficava mais rápida que no Windows. :D

Deixa eu adivinhar...

Você conectava no Windows 98 e daí ia no Prompt do MS-DOS e usava esses programas, né.

Isso não é DOS. Isso são programas Windows, que rodam em modo console. BEM DIFERENTE

Mas se você (digamos) dava boot pelo disquete, usava esses drivers PPP para DOS, + os programas, então parabéns, você REALMENTE estava navegando pelo DOS.

Mas como você mesmo disse, Linux modo texto é muito mais adequado.

Postado

Postado Originalmente por tabgal@02 out 2004, 19:36

Mas se você (digamos) dava boot pelo disquete, usava esses drivers PPP para DOS, + os programas, então parabéns, você REALMENTE estava navegando pelo DOS.

Eu disse que foi desse jeito mesmo. Não sou ***** de confundir Prompt do MS-DOS com modo MS-DOS. <_<

Eu te digo, é possível sim, no início é um pé no saco pra configurar e fazer funcionar, já que os drivers PPP funcionam tudo a base de scripts, mas depois que você consegue funciona bem. Se isso fosse impossível, ninguém conseguiria acessar a Internet nos tempos do Windows 3.x... :P

Se quiser testar por conta própria dê uma procurada nesses drivers e programas que mencionei no Google, a maioria deles podem ser encontrados em repositórios de downloads ou sites de abandonware com relativa facilidade.

Postado

Valeu a todos mesmo pelas respostas, mas eu queria acessar a NEt pelo DOS só por curiosidade pra ve como é, mas no meu caso vai ficar dificl, tenho uma mer.. de softmodem, ai vou tentar linux mesmo, valeu pela ajuda. caso precisar de alguma ajuda ou tiverm alguma duvida sobre informatica entrem em contato pelo email gfelix112ATig.com.br. (AT = @)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!