Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor Monitor para meu Setup


Posts recomendados

Fala ai galera, beleza? Montei uma máquina recentemente, mas estou com muitas dúvidas da escolha do meu monitor. Segue minha configuração:

 

- Placa-Mãe Asus ROG Strix B450-F Gaming, AMD AM4, ATX, DDR4

- Placa de Vídeo Asus ROG Strix NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti Advanced 6GB, GDDR6

- Processador AMD Ryzen 5 3600X Cache 32MB 3.8GHz

 

Não sou gamer competitivo de mais de 8 horas de uso por dia. Na verdade sou bem casual, prefiro games single player de mundo aberto a jogos de FPS (única exceção seria o Destiny 2). Meu tempo de games hoje se resume a 3 ou 4 horas por dia, com exceção dos finais de semana que posso passar de 8 horas. Minha dúvida é: para eu aproveitar a configuração que eu tenho, que tipo de monitor decente vocês acham que deveria ter características que no mínimo fizesse jus ao meu setup?

 

Full HD ou 4K?

24 a 26 pol ou 27 - 34 pol?

144 hz ou 240 hz?

Plano ou  Curvo

FreeSync ou GSync?

Qual marca fugir?

 

Sei que o céu é o limite, mas pode ser que voos muito altos, podem não ser compatíveis com minha configuração, como Monitores da ROG que custam mais de 3 mil reais. O que vocês recomendam?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fábio Sapucaia

Bem vindo ao fórum!

Como não sabe ao certo qual o tipo de monitor certo para você, talvez isto lhe ajude:

Citação

Saber qual monitor escolher deve se levar em consideração alguns detalhes:


Tempo de resposta (ms) - Tempo que a informação do computador leva a aparecer na tela, é como se fosse um lag. Quanto menor o tempo, melhor, sendo o ideal até 5ms. Taxas altas de ms pode resultar no efeito de borrão de movimento (ghosting).

 

Taxa de atualização (Hz) - Esta taxa corresponde a quantos FPS (Frames Por Segundo) que podem ser mostrados/atualizados na tela. Quanto maior a taxa, melhor, sendo que o mínimo aceitável é 60Hz. Para aqueles que desejam usar óculos 3D (não confunda com VR), o ideal já seria 120Hz ou 144Hz.
O que isto afeta: Quanto mais FPS gerados podem ser atualizados na tela, maior será a sensação de fluidez, porém quem decide quantos FPS um jogo terá é o hardware do PC assim como a otimização do jogo.
 

MAS AFINAL, O QUE É FPS?
FPS, que significa Frames Por Segundo (ou quadros por segundo), é a quantidade de imagens geradas em sequência que contém em um único segundo. Sabe aqueles blocos de papel que tem uns desenhos sequenciais para criar uma movimentação ao folhear as páginas? É exatamente isto, sendo que cada página seria 1 FPS.

 

Resolução e Proporção da Tela - Resolução é a quantidade de pixel (pontinho na tela, também conhecido como dot) que a tela pode mostrar. A medida é feita por nº de pixels horizontais X nº de pixels verticais, onde se obtém, por exemplo, 800x600 e 1920x1080, 3840x2160 o que gera também a proporção de tela 4:3 e 16:9. Saber qual seria a melhor escolha está ligado fortemente a capacidade de processamento da placa de vídeo e do processador.

Existem popularmente 3 tipos de proporção de tela que são usadas em monitores: 4:3 que seria para monitores de tubo (aqueles grandões antigos que aquece a casa no inverno); 16:9 que é o padrão atual e o mais indicado; e o 21:9 que apesar de ser interessante, nem todos os jogos suportam esta proporção.

Polegadas - O tamanho da tela dependerá do gosto e do espaço destinado para colocar o monitor. Contudo, o tamanho da tela pode ser desperdício em relação a resolução nativa. Será usada a referência da proporção 16:9 (lembrando que são somente sugestões) nas seguintes situações:
Até 18’ a resolução pode ser de 1366x768 a 1920x1080

Entre 18’ e 24’, resolução 1920x1080

24’ a 32’ pode ser 2560x1440

De 32’ para cima, o tão cobiçado 4K (3840x2160).

 

Conexões - São as entradas disponíveis, sendo que cada uma delas em um mesmo monitor podem suportar resolução e taxa de atualizações diferentes. Tudo depende do gosto pessoal da imagem obtida, mas nenhuma trará impacto no desempenho ou causará gargalo. As conexões podem ser VGA, HDMI, Port Display, DVI, S-video... Sendo que o ideal a saída da placa de vídeo ou da placa-mãe seja idêntica a entrada do monitor para evitar usar ou ter problemas com adaptadores ou conversores.

Algumas placas de vídeo apenas possuem saída em sinal digital, por isto fique atento se o monitor possui de fato entrada digital compatível, caso contrário o monitor não irá dar imagem.

 

Há outros fatores que podem mudar de monitor a monitor, como o ângulo de visão, brilho, contraste, a tecnologia da tela (display) como LED ou LCD, entre outros recursos, porém não são importantes para a limitação em relação aos componentes do computador. Também há tecnologias como Freesync da AMD e Gsync da Nvidia, por isto se estiver interessado, consulte se ambos os componentes (Monitor e placa de vídeo) são compatíveis.

 

É de extrema importância levar em consideração a placa de vídeo e o processador na hora de escolher o monitor, pois são os maiores responsáveis pelos FPS e a resolução nos jogos. De nada adianta um monitor 4K a 144Hz se seu computador só consegue rodar a 1366x768 em 40 FPS.

 

EU ENTENDI ATÉ AQUI, MAS AINDA ESTOU EM DÚVIDA NA ESCOLHA DE UM MONITOR
Para resumir, o “básico” de um monitor para jogos consiste em ter pelo menos 5ms de resposta, 60Hz e uma conexão compatível com sua placa de vídeo. Qualquer variação de aspecto superior é ótima.
O único problema é saber qual a resolução de tela escolher. Se você não tem muita experiência com computador, não é familiarizado com as diferentes resoluções e seus impactos no desempenho, independente das peças que seu PC tenha, o mais indicado neste caso é a resolução padrão FullHD (1920X1080).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...