Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala ai galera, beleza? Montei uma máquina recentemente, mas estou com muitas dúvidas da escolha do meu monitor. Segue minha configuração:

- Placa-Mãe Asus ROG Strix B450-F Gaming, AMD AM4, ATX, DDR4

- Placa de Vídeo Asus ROG Strix NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti Advanced 6GB, GDDR6

- Processador AMD Ryzen 5 3600X Cache 32MB 3.8GHz

Não sou gamer competitivo de mais de 8 horas de uso por dia. Na verdade sou bem casual, prefiro games single player de mundo aberto a jogos de FPS (única exceção seria o Destiny 2). Meu tempo de games hoje se resume a 3 ou 4 horas por dia, com exceção dos finais de semana que posso passar de 8 horas. Minha dúvida é: para eu aproveitar a configuração que eu tenho, que tipo de monitor decente vocês acham que deveria ter características que no mínimo fizesse jus ao meu setup?

Full HD ou 4K?

24 a 26 pol ou 27 - 34 pol?

144 hz ou 240 hz?

Plano ou  Curvo

FreeSync ou GSync?

Qual marca fugir?

Sei que o céu é o limite, mas pode ser que voos muito altos, podem não ser compatíveis com minha configuração, como Monitores da ROG que custam mais de 3 mil reais. O que vocês recomendam?

Postado

@Fábio Sapucaia

Bem vindo ao fórum!

Como não sabe ao certo qual o tipo de monitor certo para você, talvez isto lhe ajude:

Citação

Saber qual monitor escolher deve se levar em consideração alguns detalhes:

Tempo de resposta (ms) - Tempo que a informação do computador leva a aparecer na tela, é como se fosse um lag. Quanto menor o tempo, melhor, sendo o ideal até 5ms. Taxas altas de ms pode resultar no efeito de borrão de movimento (ghosting).

Taxa de atualização (Hz) - Esta taxa corresponde a quantos FPS (Frames Por Segundo) que podem ser mostrados/atualizados na tela. Quanto maior a taxa, melhor, sendo que o mínimo aceitável é 60Hz. Para aqueles que desejam usar óculos 3D (não confunda com VR), o ideal já seria 120Hz ou 144Hz.
O que isto afeta: Quanto mais FPS gerados podem ser atualizados na tela, maior será a sensação de fluidez, porém quem decide quantos FPS um jogo terá é o hardware do PC assim como a otimização do jogo.

MAS AFINAL, O QUE É FPS?
FPS, que significa Frames Por Segundo (ou quadros por segundo), é a quantidade de imagens geradas em sequência que contém em um único segundo. Sabe aqueles blocos de papel que tem uns desenhos sequenciais para criar uma movimentação ao folhear as páginas? É exatamente isto, sendo que cada página seria 1 FPS.

Resolução e Proporção da Tela - Resolução é a quantidade de pixel (pontinho na tela, também conhecido como dot) que a tela pode mostrar. A medida é feita por nº de pixels horizontais X nº de pixels verticais, onde se obtém, por exemplo, 800x600 e 1920x1080, 3840x2160 o que gera também a proporção de tela 4:3 e 16:9. Saber qual seria a melhor escolha está ligado fortemente a capacidade de processamento da placa de vídeo e do processador.

Existem popularmente 3 tipos de proporção de tela que são usadas em monitores: 4:3 que seria para monitores de tubo (aqueles grandões antigos que aquece a casa no inverno); 16:9 que é o padrão atual e o mais indicado; e o 21:9 que apesar de ser interessante, nem todos os jogos suportam esta proporção.

Polegadas - O tamanho da tela dependerá do gosto e do espaço destinado para colocar o monitor. Contudo, o tamanho da tela pode ser desperdício em relação a resolução nativa. Será usada a referência da proporção 16:9 (lembrando que são somente sugestões) nas seguintes situações:
Até 18’ a resolução pode ser de 1366x768 a 1920x1080

Entre 18’ e 24’, resolução 1920x1080

24’ a 32’ pode ser 2560x1440

De 32’ para cima, o tão cobiçado 4K (3840x2160).

Conexões - São as entradas disponíveis, sendo que cada uma delas em um mesmo monitor podem suportar resolução e taxa de atualizações diferentes. Tudo depende do gosto pessoal da imagem obtida, mas nenhuma trará impacto no desempenho ou causará gargalo. As conexões podem ser VGA, HDMI, Port Display, DVI, S-video... Sendo que o ideal a saída da placa de vídeo ou da placa-mãe seja idêntica a entrada do monitor para evitar usar ou ter problemas com adaptadores ou conversores.

Algumas placas de vídeo apenas possuem saída em sinal digital, por isto fique atento se o monitor possui de fato entrada digital compatível, caso contrário o monitor não irá dar imagem.

Há outros fatores que podem mudar de monitor a monitor, como o ângulo de visão, brilho, contraste, a tecnologia da tela (display) como LED ou LCD, entre outros recursos, porém não são importantes para a limitação em relação aos componentes do computador. Também há tecnologias como Freesync da AMD e Gsync da Nvidia, por isto se estiver interessado, consulte se ambos os componentes (Monitor e placa de vídeo) são compatíveis.

É de extrema importância levar em consideração a placa de vídeo e o processador na hora de escolher o monitor, pois são os maiores responsáveis pelos FPS e a resolução nos jogos. De nada adianta um monitor 4K a 144Hz se seu computador só consegue rodar a 1366x768 em 40 FPS.

EU ENTENDI ATÉ AQUI, MAS AINDA ESTOU EM DÚVIDA NA ESCOLHA DE UM MONITOR
Para resumir, o “básico” de um monitor para jogos consiste em ter pelo menos 5ms de resposta, 60Hz e uma conexão compatível com sua placa de vídeo. Qualquer variação de aspecto superior é ótima.
O único problema é saber qual a resolução de tela escolher. Se você não tem muita experiência com computador, não é familiarizado com as diferentes resoluções e seus impactos no desempenho, independente das peças que seu PC tenha, o mais indicado neste caso é a resolução padrão FullHD (1920X1080).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!