Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acesso a equipamentos em outra rede


Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Presenciei algo na rede do local em que trabalho. Irei explicar um pouco da arquitetura de forma simplificada para contextualizar.

 

Possuímos um firewall configurado com 4 vlans na faixa 172.16.x.x, toda a parte de comunicação entre as vlans é feita no firewall. Nesse firewall está conectado nossa switch principal e dela derivam-se as outras, nas quais não foram feitas nenhuma configuração de roteamento.

 

- Pluguei uma câmera ip (192.168.1.101) em uma das switches em uma porta access da vlan 10.

- Meu computador está ligado em outra switch, também em uma porta access da vlan 10 e com ip fixo da vlan 1 (172.16.1.x)

- Ao fixar um ip da faixa 192.168.1.x no meu computador eu consigo acessar a câmera pelo ip 192.168.1.101

 

A duvida: Como isso funciona? Teoricamente a faixa 192.168.1.x não existe em lugar algum, como pode meu computador passar por 3 switches e conseguir conectar na câmera sendo que elas não deveriam reconhecer pacotes diferentes das 4 vlans existentes.

 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/08/2019 às 20:47, Cadu Campos disse:

Olá tudo bem?

 

Os switchs devem estar com a vlan 1 (default de todos os switchs gerenciáveis) untagged nas interfaces, sendo assim, a mesma fornece este acesso. 

 

Att;

@Cadu Campos  Não possuo nenhuma porta tagged ou untagged para a vlan 1.

O PVID das portas trunk está como vlan 1, mas se colocar alguma das minhas outras vlans eu perco acesso na switch, então deixamos 1.

 

Edit 1: criamos uma vlan 100, sem taggeds e unteggeds, e colocamos ela como PVID das portas trunk. Tambem continua acessando a faixa 192.168.1.x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!