Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos.

Eu estou juntando uma graninha para comprar um tablet para estudar.

Eu estava bem decidido a comprar um Ipad 6 e a Apple Pencil, provavelmente por algum importador independente no Mercado Livre (valor total aproximado de 2300).

O dispositivo será utilizado preponderantemente para assistir e anotar videoaulas, e ler PDFs.

Mas por um valor mais em conta que esse combo, atualmente é possível comprar o Galaxy Tab S3 (1900 na Fastshop). Seria uma boa economia de 400 reais e, quando lançado, a proposta da Samsung era fazer o dispositivo concorrer com o Ipad Pro 9.7 polegadas (daí já vir com a caneta, 4 alto falantes e 4G, o que não está disponível no modelo mais simples do Ipad).

Considerando o uso que pretendo fazer, qual a opinião de vocês?

Atualmente eu tenho um smartphone Android. Um LG G4 Beat velho de guerra que eu me recuso a trocar enquanto permitir usar WhatsApp, Maps e navegar esporadicamente na internet.

Quanto a tablet, estou saindo de um Samsung Galaxy Note 8 que até ganhou uma sobrevida depois que eu substitui o Android 4.4 de fábrica por uma Rom não oficial baseada no Android 7 (agora eu consigo usar aplicativos que tinham parado de funcionar).

Mas o tablet está com tela quebrada e é usada como ferramenta secundária de estudos. A ideia do tablet novo seria, se possível, substituir 100% papel e caneta. Em vez de levar nos meus deslocamentos uma mochila cheia de coisa (livro, fichário, caneta, tablet ou notebook etc etc) seria minimizar a quantidade de tralha.

Toda minha vida profissional e acadêmica tem usado como ferramenta dispositivos e programas baseados em Android + Microsoft.

O Ipad, se adquirido, seria a porta de entrada para o mundo Apple.

Consigno também que eu não sei desenhar, nem editar fotos. Zero criatividade artística. O equipamento será usado apenas mesmo para ler, escrever (gosto de manuscrito, considero mais neurologicamente estimulante que digitar) e consumir mídia.

Abraços!

Postado

Olá gente! Retorno ao tópico pra dar um feedback...

Após refletir um pouco, inclusive com base em mensagens em outros fórum, me caiu a ficha para algo que eu já tinha em mente, mas meu lado consumista estava querendo me fazer esquecer, hehehe: eu considero que papel e caneta são os melhores instrumentos de estudo.

Até pela própria dinâmica dos processos neurais envolvidos (citando o Prof. Pier).

Sempre estudei por livros (e preferindo).

Vídeo aula, eu só consegui me concentrar quando comecei a transcrevê-las de forma manuscrita.

Digitando (ou pior, só ouvindo), minha concentração vai embora em poucos minutos.

Se for pra escrever, que seja com papel e caneta.

Se for pra usar formato digital, que seja digitando num editor de textos. É mais rápido que escrever e permitirá atualizações e inserções de novas informações. E para tanto já tenho notebook.

Ademais, fora obras literárias, difícil ler de forma linear. Obras técnicas não tem como mesmo.

O certo é investir em uma boa impressora.

Por enquanto vou continuar usando livro, caderno e caneta.

O tablet vai ficar como ferramenta de apoio, meramente secundária. Não vou precisar trocar, porque agora que consegui instalar o LineageOs no meu velho Galaxy Note 8, estou podendo usar apps que não rodavam mais. Uma tela nova e ele fica zero bala!

O tablet antigo, como ferramenta acessória, ainda é o suficiente. Uso-o para assistir aulas quanto o notebook está indisponível.

Mas se um dia precisar partir pra outro equipamento, muito provavelmente irei de Ipad.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...