Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, minha primeira vez escrevendo aqui com vocês.

Hoje pretendo adquirir um PC básico, para afazeres tanto profissionais (como renderização) como para diversão. 
Vou passar a lista do que pretendo comprar, foi o melhor que consegui fazer com meu orçamento (No máximo, os R$ 2.000,00 com pagamento a vista), só quero deixar algumas observações.

1° Preciso de 16gb de RAM, pois preciso. Rsrs.... 

2° Gostaria de pegar uma placa-mãe "mediana", que não fosse me dar trabalho tão cedo. 

3° Minha ideia é adquirir, após um bom periodo, uma placa de video para esta configuração, pois não consegui chegar em uma configuração que tenha esses requisitos de 16GB + Moba mediana por menos de R$2.000.

4° Quero o PC montado, não tenho conhecimento sobre compatibilidades, quero evitar cometer erros.

Sendo assim, e depois de ficar horas e horas fritando dentre opções, isso foi o melhor que consegui fazer:

PROCESSADOR AMD RYZEN 3 3200G QUAD-CORE 3.6GHZ (4GHZ TURBO) 6MB CACHE AM4, YD3200C5FHBOX

placa-mãe GIGABYTE B450M GAMING DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 8GB (1X8) 2666MHZ DDR4 VERMELHO, TLRED48G2666HC15B01 (2 unidades)

SSD LEXAR NS100 256GB 2.5" SATA III 6GB/S, LNS100-256RB

GABINETE AEROCOOL ATX SI-5100 COM ACRILICO USB 3.0 PRETO, EN58348

FONTE PICHAU GAMING NIDUS 500W BRONZE 80 PLUS, PG-5001-BR

Junto com umas coisinhas, ficaria em R$ 1995,00 a vista, ja com frete (50R$) 

Eu sei, vou sofrer sem uma placa de video, mas necessito muito mudar de maquina, e preciso de um "basico" para futuros upgrades, e pelo preço, o R3 3200G fica mais em conta que as outras opções que vi. 

E estou mais para o lado da Pichau, pois na Terabyte não consigo chegar neste orçamento, e na Kabum o "monte seu pc" me pareceu muito limitado. De resto não achei outra loja que pareça bacana com preço acessível para mim. 

E ai, vou me arrepender ? Há melhorias nos componentes em questão de compatibilidade e opções, algo que não fuja muito do meu orçamento ? 

Agradeço muito a sugestões, fico no aguardo ! 

@EDIT

Acabei alterando ali a fonte para uma qualidade melhor, e também alterei a placa-mãe para uma que aconselharam em outros tópicos devido dissipador VRM

que não possuía na versão da Asus B450 Gaming BR.

Postado

Bom, eu não sei o quanto essas KCAS são confiáveis, algum outro membro deve conhecer melhor, mas as minhas indicações de fontes são a Pichau Nidus, a DA500, e os modelos CX da Corsair (mais caras que as outras duas). Eu diria que são mais confiáveis e te dariam uma margem maior pra uma placa de video mais forte futuramente.

Outra coisa, o melhor mesmo seria pegar um Ryzen 3400G (se conseguir dar uma esticada no orçamento), mas o 3200G também é uma boa opção.

Postado
5 minutos atrás, Lyohzeed disse:

Bom, eu não sei o quanto essas KCAS são confiáveis, algum outro membro deve conhecer melhor, mas as minhas indicações de fontes são a Pichau Nidus, a DA500, e os modelos CX da Corsair (mais caras que as outras duas). Eu diria que são mais confiáveis e te dariam uma margem maior pra uma placa de video mais forte futuramente.

Outra coisa, o melhor mesmo seria pegar um Ryzen 3400G (se conseguir dar uma esticada no orçamento), mas o 3200G também é uma boa opção.

Olá @Lyohzeed , obrigado pela resposta ! 
Eu levei em consideração a questão da fonte, pois realmente há muitos comentários em outros tópicos dizendo para não vacilar na fonte, e esta era a primeira opção (a mais barata) 
Substitui pela Pichau Nidus 500W. 

Outra coisa que alterei foi a placa-mãe, acabei pegando a Gigabity, um pouco mais cara, mas que foi melhor indicada. 

Sobre o 3400G, ou é ele, ou é a fonte + placa-mãe.... Achei melhor manter o 3200G mesmo, que caso troque no futuro, o prejuízo é menor. Também não vi muita coisa de diferença entre os dois em alguns testes nas áreas que me interessam... 

Vou alterar no topico também. Obrigado @Lyohzeed

Postado

Uma placa da Gigabyte sendo melhor indicada que uma da Asus? Isso é novidade pra mim 🤔

Bom, eu nem me mantenho tão por dentro assim no assunto de placa-mãe, então...

Postado

@Lyohzeed  Dizem que é essa Asus em questão, que não tem dissipador VRM. A Gigabyte já possui... Eu particularmente também fui primeiramente na Asus, mas né... Sei de nada perto da galera aqui. 

Postado
19 minutos atrás, Paludetto disse:

Dizem que é essa Asus em questão, que não tem dissipador VRM.

Isso é verdade, a B450M Gaming/BR da Asus não conta com dissipador de fases.

No entanto, acredito que eu já vi um modelo parecido a essa com dissipador, não estou afirmando, faz um certo tempo que olhei uns modelos de mobo da Asus.

picnav-n1.jpg

A escolha de peças está boa, ainda concordo na mudança da fonte.

A mobo eu diria para mudar, mas só se puder pagar mesmo, pois tem uma Asus TUF na pichau e essa tem dissipador de fases, mas claro, essa mudança tem que estar dentro do orçamento.

As mobos da gigabyte são bem construídas, o único problema na gigabyte é o chip de bios que as vezes dá problemas, mas é só as vezes mesmo e a solução é a troca do chip.

Postado

@Elder Nauvirth Se fosse para você escolher entre a Gigabyte e esta  Asus Gaming /BR, qual você ficaria ? A Diferença é de 80R$ mais caro na opção da Gigabyte. 

A Asus possui 4 Slots de memoria ,mas os 16gb devem ser suficientes por bastante tempo, então não seriam utilizados. 

Como eu citei, sou leigo, e não sei o que é pior, possiveis problemas pela falta do dissipador ou pelo chip de bios? 

Lembrando que pretendo usar o R3 3200G, ambas são compatíveis ? No site da Pichau aparentemente é. 

E Obrigado pela reposta ! 

Postado
3 minutos atrás, Paludetto disse:

Se fosse para você escolher entre a Gigabyte e esta  Asus Gaming /BR, qual você ficaria ?

Gigabyte, pois ter uma placa-mãe com dissipador de fases já evita gasto futuro para o caso de querer um processador melhor, vide o meu gasto em querer trocar meu processador.

4 minutos atrás, Paludetto disse:

Como eu citei, sou leigo, e não sei o que é pior, possiveis problemas pela falta do dissipador ou pelo chip de bios?

BIOS considero o menos pior, pois é algo mais simples e fácil de conseguir o chip, embora que para um técnico especializado tudo é fácil claro.

Mas de forma leiga, trocar o chip e comprar um adequado ainda é fácil, agora só precisa escolher um técnico realmente bom para trocar o chip sem fazer besteira na placa-mãe.

5 minutos atrás, Paludetto disse:

Lembrando que pretendo usar o R3 3200G, ambas são compatíveis ? No site da Pichau aparentemente é. 

Sim, é compatível.

PORÉM, precisa atualizar a BIOS da placa-mãe.

De acordo com as peças escolhidas, você não selecionou uma placa de vídeo, então presumo que irá usar a Vega do processador.

Se está escolhendo peça por peça, vá no site do fabricante da placa-mãe e compare nas listas de suporte do site e veja sobre a ram.

Na pichau é fornecido o part number da ram, e seu processador tem uma outra nomenclatura, assim você evita pegar uma ram que não consta na lista de suporte e ter problemas.

Eu peguei um kit na pichau que começou a dar tela azul jogando League of Legends, era a ram,  tive que comprar outra.

Para facilitar mais ainda, como você é leigo eu já fiz essa pesquisa pra você.

A ram é part number TLRED48G2666HC15B01, processador é da linha Picasso.

Na lista de rams compatíveis para esse processador, a escolhida não consta, mas tem uma outra parecida, é a TLRED48G2666HC15BDC01, a minha recomendação é pegar uma que conste na lista para não ter tela azul, eu já passei por isso uma vez e é bem chatinho ficar estressado querendo resolver o problema e tudo que tenta não funciona.

A tela azul vai depender muito da aplicação, comigo foi no lol, de repente você pode não ter o problema, mas sempre é bom evitar que ele surja.

PS: Desculpe pelo tanto de coisa para ler e tenho tópico sobre esse tipo de problema tela azul em um Ryzen 3 2200G.

Postado

@Elder Nauvirth  Poxa Elder, você me fez ficar mais 2 horas lendo e quase desistindo da compra, Hahaha.
Mas sabe o que me incomoda ? É que essa placa está em um dos PC previamente montados por eles, mas com a Asus Prime B450M-GAMING/BR, que foi minha primeira escolha.... 

Pois fora essa opção, as outras começam a ficar com preços acima do meu orçamento. 
Estou pesquisando, vamos ver se consigo resolver minhas duvidas. 

Postado

@Paludetto Fique tranquilo, a ultima alteração que citei foi a da memória e dei os passos para olhar uma compatível.

Além disso, se não souber olhar pode deixar aqui que sempre terá alguém para conferir isso para você, eu mesmo acabei fazendo o processo para que você já não tenha trabalho com isso.

Geralmente eles monta os kits e não deve chegar a olhar a lista de rams no site das mobos, até porque ali só mostra as testadas, e de fato toda ram funciona, a unica questão que pega é que dependendo do uso vai dar problemas, assim como ocorreu comigo.

É por isso que eles não vai atrás de colocar memória ram exata, e também porque nem sempre tem no estoque.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!