Ir ao conteúdo

Instalar 2 SOs em 2 HDs sem colocar os dois como

Espartano

Posts recomendados

Postado

Olá amigos!

Eu queria saber se dá pra eu instalar 2 sistemas operacionais, um num HD novo de 120gb (o XP) e outro no velho de 20gb (talvez Linux pra eu testar). Pra isso eu tenho que deixar 1 HD na partição primária como Master e outro na secundaria como master tb, certo?

O problema é que eu tenho 2 drives de CD que tão instalados juntos na ide secundária, um como master e outro slave. Eu posso mexer nos cabos flats de modo a instalar desse jeito:

Primário:

HD samsung 120gb MASTER

Drive de CD Combo SLAVE

Secundário:

HD Wester Digital 20gb MASTER

Drive de CD 52x Slave

É possível deixar assim? A troca de arquivos entre um HD e outro vai ficar normal?

Outra coisa, é que o cabo flat que eu tenho é curto, e eu gosto de deixar os HDs meio distantes um do outro pra não ter problema de aquecimento...então nunca que o mesmo cabo vai alcançar o drive de CD láá em cima e o HD lááá embaixo! Acho que nem se eu colocar os HDs bem pertinhos lá em cima não vai dar...Terei que comprar flats maiores? São caros?

Se fosse possível deixar 2 hds numa mesma IDE, um como master e outro slave e instalar 2 sistemas operacionais neles, com algum jeito de selecionar no inicio seria muito bom...isso é possivel?

Obrigado!

Ah sim, duvida adicional! O partition magic é confiavel pra eu alterar o hd de 120gb de NTSC pra FAT32 sem formatar a maquina?

Valeu galera!

Postado

Miguel, eu vou dar uma sugestâo que funciona,tem um jeito melhor mais eu não sei explicar direito, então não adianta, a minha sugestão é a seguinte; você pode ir no setup e setar o seu a maquina p/ dar o boot somente como "hd 0" o master, e as outras opções de boot como "none" (Menos o CD que você vai precisar), ai você formata e instala o XP ou outro windows. dai você entra no setup de novo e seta para "hd 1" o slaver e as outras opções de boot como "none"(Menos o CD que você vai precisar), e instala o linux. Dai vai funcionar assim, você deixa setado em "0"win ou "1"Linux(só um dos dois) e o resto "none", quando você quiser win "hd 0' quiser linux "Hd 1". O ruim é ter que entrar no setup para escolher, tem um modo melhor, que você usa um menu de inicialização(o própio XP faz isso, mas eu nunca usei, porque se der problemas em um SO, acaba afetando o outro, e eu usei assim p/ ter um SO limpo para trabalho e outro p/ jogos, e se der probl. no de jogos eu não perco tempo no de serviços, e posso resolver depois, pois um sistema não afeta o outro. Sendo os dois SO win. eles se comunicam normalmente, e na hora de instalar algum prog. ou jogo eu dou o boot no Hd correspondente, no caso do Linux eu não sei. Mas existem metodos melhores, procura no Forum. a minha PM e quase igual a sua, por iso o setup deve ser igual.

Um abraço, espero que ajude.

Postado

Olá amigo! Obrigado por responder!

Realmente, essa ideia funciona sim, eu testei e deu tudo certo! Obrigado! Agora quando eu preciso de um ou de outro eu escolho no setup...pode ser um pouquinho chato ir no setup toda hora no começo, mas nem é muito e dá pra acostumar fácil.

Eu instalei o windows mesmo por enquanto porque ainda não estou com os CDs do Linux, mas vou instalar o Linux depois só pra testar o SO, eu já testei o Kurumin e achei interessante, mas os outros devem se interessantes também.

Valeu!

PS. - Só por curiosidade, como é esse sistema que você falou de o windows gerenciar? Mesmo que dê problema nos 2 caso der em 1 so apenas, seria bom eu saber para testar também, afinal nunca se sabe quando se vai precisar (ou quando outra pessoa vai precisar, aí poderei ajuda-la também)

Valeu de novo!

Postado

E simples, você intala o SO mais antigo primeiro por Ex. instala o 98 em um hd normalmente com se fosse instalar so ele, ai você intala o XP e na hora que ele identificar que ja tem outro SO instalado, você escolhe instalar em outro local e não sobeescrever o SO ja instalado, no seu caso no outro hd(quando se tem so um HD ai tem que particionar), ai instala normal e quando voce terminar e der o boot, o XP gerencia e vai dar a opção de dual boot, logo no inicio e você escolhe se vai pro XP ou o 98, neste caso.

voce pode instalar ate mais SOs, so deve sempre instalar do mais antigo para o mais novo e o ultimo deve ser o XP, porque se você instalar outro depois dele ai alguns arquivos serão sobreescritos e provavelmente nada vai funcionar e se funcionar o XP na vai mais gerenciar e não te dara mais a opção de dualboot, se você for instalar em um mesmo HD, tem que particionar, pois não se pode instalar em uma mesma partição, no seu caso eu colocaria o HD menor para o 98, linux o o que for e o hd maior p/ o XP, já que ele ocupa mais espaço, mais ai você estudo a melhor opção.

Normalmente funciona com SOs win, agora com não win e o caso de testar, mais deve funcionar.

para você ter mais inf. e ter uma ideia dos probl. e soluções possiveis, vai aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....hlite=dual+boot

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!