Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, estou precisando de ajuda para configurar a velocidade das ventoinhas do water cooler.

Desde que o pc foi ligado pela primeira vez as ventoinhas sempre estiveram no máximo, a 2380+ RPM, e eu gostaria de poder controlar a velocidade para que o baralho não fique tão alto quando não houver a necessidade.

Em meu antigo PC lembro-me de ter utilizado o speedfan, neste novo computador há uma configuração pela bios, mas mesmo colocando em silent mode ou em custom e colocando velocidades menores para temperaturas baixas as ventoinhas permanecem no máximo.

Instalei o speedfan e segui varios guias que encontrei pela internet, mas nenhum realmente funcionou, o speedfan consegue identificar a ventoinha e sua temperatura, mas ele não está conseguindo controlar a velocidade.

Há algum outro software recomendado para fazer isso? se nem a bios funcionou.

Postado

Olá acredito que eles estejam conectados na placa-mãe, ambos estão usando o mesmo conector que está ligado a placa-mãe através deste cabo com a linha vermelha.

5646.jpg

• Solução
Postado

Sim estou salvando ao sair, quando entro novamente nela ela já está com a configuração que coloquei.

O conector do water cooler está usando essa entrada CPU_FAN1 e os fans estão usando a CHA_FAN2.

A320M-HD.pdf

Edit:

Encontrei o erro, a conexão CHA_FAN2 tem três pinos e não suporta configuração de ventoinhas na placa A320M, apenas a conexão CHA_FAN1 que é de quatro pinos, apenas mudei o cabo para a CHA_FAN1 que se encontra próximo ao centro da placa-mãe e o problema se resolveu, nem necessitou de utilizar o speedfan, a própria configuração da bios está realizando um ótimo trabalho, está bem silencioso agora, e não está esquentando.

Muito obrigado por me perguntar se ele estava ligado na placa-mãe, me ajudou muito em encontrar o erro, a pessoa que montou o computador deve ter escolhido utilizar o conector CHA_FAN2 por razões cosméticas mas isso não era meu interesse.

:)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...