Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera! Gostaria de uma ajuda de vocês, estou com um problema na escala da tela do meu pc. Comprei uma rx 570 sexta feira a gigabyte ao instalar os driver vi que a tela estava distorcida como se tivesse com zoom e alguns icone fica fora tela por exemplo menu iniciar do win10, hora/data. Então entrei no painel da amd e fui na escala hdmi para conserta, porém se eu uso a escala para acerta a tela meu pc crava o fps em 30 nos jogos, ai tentei conserta pelo monitor botei formato de imagem modo ecrã deu jeito,  mas fica aparecendo umas linhas verde no canto da tela que pass da borda esquerda, dps vai pra cima, dps vai pro outro lado, dps vai para baixo. essa borda verde não atrapalha mas queria que ficasse tudo normal rs , queria saber como faço para arrumar a tela e o fps fica normal.

Descrição do pc :

Monitor: Samsung SyncMaster p2270

placa-mãe: A320mh 6+ BioStar

Processador: Ryzen 5 2400g

Vga: RX 570 gaming Gigabyte

Ram: Hyperx 2400 mhz 8gb 2x4

Fonte: Corsair vs 450

• mês depois...
Postado

@zYuriSantos Vamos lá.
Durante anos eu usava uma R7 250 em minha TV (que usava como monitor). Lá ocorria o overscan, todavia ao usar a Escala HDMI, eu consertava o problema *sem que isso influenciasse nos fps do computador*.

Após um tempo eu comprei uma RX 580 e, ainda usava a mesma TV como monitor, portanto fui logo resolver usando a Escala HDMI. Para minha desagradável surpresa, a tela era limitada em 30 fps, o que tornava a situação horrível.

Se você procurar pela internet, haverá sempre a mesma informação: de que você tem que mexer nas configurações da sua TV/monitor e procurar uma opção que ajuste essa ecala HDMI. Entretanto, NA MINHA TV NÃO TINHA, e acredito que seja esse o seu problema também.

Dito toda essa introdução, acho que se trata de um bug, uma vez que a R7 não limitava os fps ao mexer na Escala HDMI, sendo assim, talvez seja corrigido. Mas há uma forma paliativa para consertar o problema.

SOLUÇÃO (usarei imagens como exemplo):
0) Coloque a resolução problemática, ou seja, a que está com overscan.

1) Abra o software da AMD na aba "Monitor"; observe que abaixo tem "Resoluções personalizadas".

image.thumb.png.dc12ba7877e953d9fa79fa8841b9a4a4.png

2) Aperte em "+Criar" a direita.

3) Observe as duas primeiras lacunas "Resolução horizontal (px)" e "Resolução vertical (px)". Você irá tentar achar os tamanhos reais da sua tela.
Utilize esse link, pois possui as resoluções em proporção 16/9:
https://pastebin.com/4jD3asBe

4) Pegue uma proporção do site e insira os valores no software da AMD.

image.png.091fc55e145370199d4a4acbb55288d6.png

5) Na lacuna "Padrão de sincronização": altere para CVT. Caso contrário não conseguirá salvar.
6) Na lacuna "Taxa de atualização (Hz)": coloque a frequência máxima da sua TV/monitor.
7) Na lacuna "Entrelaçado/progressivo": coloque em 'progressivo'.

image.thumb.png.06adcd4b542f4e30bfaf96e4d6f0a1eb.png

8) Salve a resolução que criou. Vá nas configurações do Windows e coloque essa resolução personalizada.

image.thumb.png.702caec1c39f65b3e69de7979ad94ef6.png

9) Veja se a resolução fica boa.

10) Repita o processo até achar a resolução perfeita que irá encaixar.
Sim, você terá que ir colocando as resoluções até encontrar a sua que irá remover o overscan. No meu caso, uso 1856x1044 e ficou simplesmente perfeito *e sem o bug dos 30 fps*.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...