Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte a algum tempo atrás eu tinha 2 partições, uma para o Manjaro(Arch Linux) e outra para o Windows 10, porém por descuido meu deixei a partição do linux bem maior que a do windows durante a instalação do manjaro, a partição do windows pequena mal dava conta do que já tinha instalado então usei um pendrive do linux para redimensionar as duas...

Quando inicio o pc ele me direciona ao bootloader ,a partição do linux funciona porém a do windows não, "tela azul", a partição do windows é completamente acessível pelo manjaro, é possível corrigir isso mantendo as duas partições sem formatar e reinstalar a do windows?

Postado

Ja mexi com partições a um tempo atrás,pra isso seria legal você saber qual e a partição primária e secundária.

A Microsoft sendo concorrente da Ubuntu várias vezes tenta barrar a instalação de outra partição Linux na secundária.

Então se você fez a instalação do Windows antes do Linux seria bom formatar primeiramente o Manjaro na partição primária,e na secundária o Windows.Se você fez a instalação do Windows e após,a do Manjaro pode ser que seja esse seu problema.
O problema,dependendo do tanto de espaço que colocou para a partição do Windows,tambêm pode ter sido a instalação do mesmo que já não tendo espaço não instalou os essenciais para poder ter seu funcionamento,ocasionando em um erro,que não pode ser consertado apenas com um reparticionamento.
Para testar os 2 casos,seria bom após deixar um espaço maior livre pra partição do Windows,Reinstalar o Windows 10 com o Manjaro presente (deixando uns 600mb de sobra*).

E se não der,apagar as 2 partições instalar o Manjaro na primeira,e o Windows na segunda partição já com um tanto equilibrado de espaço em cada partição,deixando um pouco de espaço Íntegro(uns 600 Mb) pra partição do Sistema EFI e Recuperação do windows,que a falta tambêm pode causar o problema.

Postado
  Em 30/10/2019 às 18:10, Lucas_Mendes disse:

Seguinte a algum tempo atrás eu tinha 2 partições, uma para o Manjaro(Arch Linux) e outra para o Windows 10, porém por descuido meu deixei a partição do linux bem maior que a do windows durante a instalação do manjaro, a partição do windows pequena mal dava conta do que já tinha instalado então usei um pendrive do linux para redimensionar as duas...

Quando inicio o pc ele me direciona ao bootloader ,a partição do linux funciona porém a do windows não, "tela azul", a partição do windows é completamente acessível pelo manjaro, é possível corrigir isso mantendo as duas partições sem formatar e reinstalar a do windows?

Expandir  

provavelmente voce ja resolveu o seu problema, pela data da postagem, mas vou dar minha dica, que pode ser util a mais alguem

o procedimento recomendável seria:

1) logar no linux, diminuir a partição. este procedimento só permitirá diminuir a particao onde houver espaço livre, e considerando que o ext4 usa um esquema de povoamento diferente do NTFS, é difícil prever como voce poderia redimensionar as partições, o que significa que poderia nao ser possivel fazer o redimensionamento na fronteira entre as suas duas partições e a solução seria criar uma terceira particao, por exemplo. pelo menos seria um procedimento relativamente seguro.

2) logar no windows e remapear seus arquivos no espaço livre. novamente, dependendo de como foi possivel redimensionar, voce poderia atribuir uma nova letra de unidade e mover, por exemplo, a pasta documentos para ela ou extender a partição pelo espaço livre usando o diskpart

o que voce fez, foi simplesmente atropelar os arquivos no meio do caminho ao mover as fronteiras das partições do lado de fora do sistema (usando um pendrive com 'live boot'). 

certamente é possivel realinhar as partições e recuperar alguns dados, mas não se sabe o trabalho que isto iria render-te. voce poderia, por exemplo, tentar consultar logs do fsck (no linux) na esperança de conseguir identificar a posição exata onde as partições se encontravam antes e retorná-las para esta posição, depois executar um reparo com fsck para nao ter problemas no linux, chkdsk para nao ter no windows, e finalmente usar programas especificos de recuperação de arquivos, que costumam dar resultados satisfatorios muitas vezes, mas não podem garantir eficácia. como aparentemente voce nao perdeu dados sensiveis, digo, perdeu apenas arquivos do windows que podem ser reparados com uma nova instalacao, é muito mais fácil seguir o caminho da reinstalação do windows. para isso, voce nao necessariamente precisará formatar a partição do windows, e se precisar, ainda há tempo de salvar seus arquivos. e bola para frente.

no linux, voce pode usar o lvm para lidar com partições. uma das vantagens é poder mover a vontade, redimensionar, acrescentar partições novas e ate discos novos numa particao ja existente, mas é uma pena que não seja suportada no windows

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!