Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje resolvi formatar meu PC e como sempre lá foi com um meu pendrive de boot do windows 10.. logo após de ter formatado meu sdd fui tentar resolver um erro de GPT com esse vídeo 

Aí como eu estava com pressa resolvi abrir o cmd e sair digitando esses códigos em sequência 

Diskpart

Listdisk

Select Disk "disk number 1"

Clean

Convert gpt

Exit

Aí logo após isso eu saí do cmd e fui instalar o windows e não estava aparecendo o sdd, aí quando reiniciei o PC começou a dar esse erro "REBOOT AND SELECT PROPER"

Já estou algumas horas tentando tirar esse erro mais nada adianta, já reiniciei placa-mãe, troquei cabos sata, já mexi na BIOS de todas as formas e nada.

Postado

Esse erro acontece por que sua BIOS deve estar em Modo Legacy... ou quando você criou o PenDrive ele não foi feito também para usar o modo UEFI...

1) Verifique se na BIOS realmente está em modo legacy.

2) Quando for escolher o boot... veja se não tem duas opções para o pendrive, uma sem e outra escrita UEFI (é essa que você tem de escolher.

3) voce criou o pendrive usando o Meda Creator Tool da Microsoft? se não crie usando ele..

4) Ao escolher a partição no windows tem duas... se você excluir a segunda (ou seja ficar apenas espaço não alocado) a instalação do windows vai funcionar, mas vai criar a disco no modo MBR.

Postado
3 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

No bios, você tem que escolher nas opções de disco o formato que o SSD foi preparado, se GPT ou IDE. Eu

Sua resposta está conceitualmente equivacada.. GPT é um Estilo de Partição (Existe GPT e MBR) e IDE é um tipo de interface de disco (IDE(ou ATA)  ou SATA).

Você pode, em teoria, até por que há muito tempo não vejo um HD IDE, ter um HD IDE usando o Estilo de partição GPT como o contrario, que é bem comum, um disco SATA usando o padrão MBR.

Agora um disco GPT só funciona em sistemas UEFI e MBR funciona nos dois (UEFI ou BIOS). Por isso que se a BIOS (estou generalizado o termo) estiver em Modo Legacy, ela funciona com uma BIOS tradicional e não aceita discos GPT. Se tiver em modo UEFI( que é nome correto, mas todo mundo ainda chama de BIOS) , o disco é reconhecido tanto em GPT como MBR.

A grosso modo, a vantagem de um disco em GPT é a quantidade de partições primarias (MBR é limitado em 4).

Postado
2 horas atrás, bngomes disse:

Esse erro acontece por que sua BIOS deve estar em Modo Legacy... ou quando você criou o PenDrive ele não foi feito também para usar o modo UEFI...

2) Quando for escolher o boot... veja se não tem duas opções para o pendrive, uma sem e outra escrita UEFI (é essa que você tem de escolher.

3) voce criou o pendrive usando o Meda Creator Tool da Microsoft? se não crie usando ele..

4) Ao escolher a partição no windows tem duas... se você excluir a segunda (ou seja ficar apenas espaço não alocado) a instalação do windows vai funcionar, mas vai criar a disco no modo MBR.

2 horas atrás, bngomes disse:

Como vejo se está no modo legacy? Eu uso uma gigabyte z370m aorus gaming 

Postado

@Zer0MB Pesquisando aqui no site da gigabyte: na Aba BIOS

Boot Option Priorities

Specifies the overall boot order from the available devices. Removable storage devices that support GPT format will be prefixed with "UEFI:" string on the boot device list. To boot from an operating system that supports GPT partitioning, select the device prefixed with "UEFI:" string. Or if you want to install an operating system that supports GPT partitioning such as Windows 10 64-bit, select the optical drive that contains the Windows 10 64-bit installation disk and is prefixed with "UEFI:" string.

No proprio manual fala sobre o que disse no item 2... escolher a midia de instalar com UEFI no nome para o setup reconher o GPT¨... 

e nessa mesma opção BIOS tem 

Storage Boot Option Control Allows you to select whether to enable the UEFI or legacy option ROM for the storage device controller. Do not launch Disables option ROM. UEFI Enables UEFI option ROM only. (Default) Legacy Enables legacy option ROM only.;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...