Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, como não encontrei nada em concreto em pesquisas que eu fiz, decidi abrir este tópico.

Eu estou com 5 discos rígidos internos, dois 2.5" SATA , dois 3.5" SATA e um 3.5" IDE ".  O meu projeto seria fabricar um case para abrigar esses discos todos. A alimentação seria com uma ou duas fontes ATX que eu também possuo, a ligação ao computador seria por adaptadores SATA/IDE para USB conectados a um HUB alimentado e com um interruptor ON/OFF para cada disco. 

Seria viável esse projeto? É que eu tenho os discos tudo espalhado, fios pra cima e pra baixo, nada prático....

Postado

Acho perfeitamente viável. Pode usar um gabinete antigo. Existem acessórios para prender discos de 3.5 nas baias de cima, de 5 1/4 para DVD. São simples espaçadores de metal. Existem também adaptadores de 3.5 para discos de 2,5 também. em geral na minitorre cabem 4 ou 5 discos de 3.5.

Pelo consumo uma única fonte adicional estaria ok. Se usa isso em um computador só pode separar os fios de power-on dessa fonte e ligar em paralelo ao botao de power-on de seu computador assim liga e desliga tudo junto para conveniência

Note que há muitos gabinetes assim para vender, usando interface USB ou Ethernet, vazios ou com discos

Veja esse USB 3.0 em https://www.amazon.com/TerraMaster-D5-300C-Enclosure-Exclusive-Diskless/dp/B06ZY6DK8N?ref_=Oct_MWishedForC_160354011_0&pf_rd_r=830Y2CY9X6679R8YM42K&pf_rd_p=6616413b-1c60-55ef-a1ae-ef9578b5d282&pf_rd_s=merchandised-search-6&pf_rd_t=101&pf_rd_i=160354011&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER

por exemplo

São chamados de NAS server e uma busca assim https://www.amazon.com/s?k=NAS+server&i=electronics&ref=nb_sb_noss_2 pode te mostrar um grande número deles. É só ligar na rede e usar

adicionado 7 minutos depois

No manual da fonte tem os pinos certos mas achei esse diagrama online que dá na mesma

972759916_pinosatx.png.dab3e84c4a50b8231108e65ffad68158.png

Em resumo busque o cabo verde e ligue em paralelo no botão de força da outra fonte ou use um outro interruptor para ligar os dois

Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

Acho perfeitamente viável. Pode usar um gabinete antigo. Existem acessórios para prender discos de 3.5 nas baias de cima, de 5 1/4 para DVD. São simples espaçadores de metal. Existem também adaptadores de 3.5 para discos de 2,5 também. em geral na minitorre cabem 4 ou 5 discos de 3.5.

Pelo consumo uma única fonte adicional estaria ok. Se usa isso em um computador só pode separar os fios de power-on dessa fonte e ligar em paralelo ao botao de power-on de seu computador assim liga e desliga tudo junto para conveniência

Note que há muitos gabinetes assim para vender, usando interface USB ou Ethernet, vazios ou com discos

Veja esse USB 3.0 em https://www.amazon.com/TerraMaster-D5-300C-Enclosure-Exclusive-Diskless/dp/B06ZY6DK8N?ref_=Oct_MWishedForC_160354011_0&pf_rd_r=830Y2CY9X6679R8YM42K&pf_rd_p=6616413b-1c60-55ef-a1ae-ef9578b5d282&pf_rd_s=merchandised-search-6&pf_rd_t=101&pf_rd_i=160354011&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER

por exemplo

São chamados de NAS server e uma busca assim https://www.amazon.com/s?k=NAS+server&i=electronics&ref=nb_sb_noss_2 pode te mostrar um grande número deles. É só ligar na rede e usar

adicionado 7 minutos depois

No manual da fonte tem os pinos certos mas achei esse diagrama online que dá na mesma

972759916_pinosatx.png.dab3e84c4a50b8231108e65ffad68158.png

Em resumo busque o cabo verde e ligue em paralelo no botão de força da outra fonte ou use um outro interruptor para ligar os dois

Muito obrigado pelas suas informações. Também tenho dois cabinetes sem uso, porém eu queria desenvolver algo mais compacto, mais portátil. Esse gabinete do primeiro link seria a solução perfeita, mas foge do meu projeto de baixo custo... Talvez eu consiga aproveitar o suporte dos discos que são 4 ou 5 entradas do cabinete mais velho que eu tenho e montá-lo dentro de uma caixa de plástico ou algo do gênero. Mas a ideia de usar o cabinete inteiro também não é má, já que ele tem até uma alça em cima pra facilitar o transporte.... estou me lembrando também que se o Hub USB não vier com a fonte inclusa posso puxar a energia da própria fonte ATX. Vou pensar na melhor forma....

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...