Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal tudo bem?

Estou com uma situação intrigante no meu computador:

Tenho uma placa-mãe Asus Prime A320m-A, processador AMD Ryzen 5 1500X e Memória Hyperx de 1x8G 2666 MHz DDR4.

O que ocorre é que quando verifico a frequência da memória no Gerenciador de Tarefas, CPU-Z etc.. ele me da a informação da frequência de 1330 MHz.

Ao acessar a BIOS, não mostra nenhuma anormalidade. A memória apresenta 2666 MHz normalmente, tentei setar a frequência direto na BIOS, testei também com outra memória da mesma frequência de 4GB ocorre a mesma situação.

Alguém já passou por algo parecido? Ou sabe o motivo desse problema?

Postado

@Lucas B. Fontana Olá Lucas, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega leia este trecho do artigo do Clube do Hardware:

"

...você precisa saber que DDR, DDR2, DDR3 e DDR4 são memórias do tipo SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), isto é, síncronas, o que significa que elas utilizam um sinal de clock para sincronizar suas transferências. DDR significa Double Data Rate ou Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock externo. Traduzindo: elas conseguem obter o dobro do desempenho de memórias sem este recurso trabalhando com o mesmo clock (memórias SDRAM, que não estão mais disponíveis para PCs).

Por causa desta característica, essas memórias são rotuladas com o dobro de seu clock externo. Por exemplo, memórias DDR2-800 trabalham externamente a 400 MHz, memórias DDR2-1066 e DDR3-1066 trabalham externamente a 533 MHz, memórias DDR3-1333 trabalham externamente a 666,6 MHz, memórias DDR4-2133 trabalham externamente a 1.067 MHz, e assim por diante. Para evitar confusões, sobre qual clock estamos falando, esses clocks “nominais”, também chamados clocks “efetivos”, são frequentemente grafados em transferências por segundo (T/s). Por exemplo, memórias DDR4-2133 podem ser rotuladas como 2.133 MT/s (milhões de transferências por segundo) em vez de MHz, para deixar claro que estamos falando de seu clock efetivo, e não de seu clock externo (que é de 1.067 MHz, como explicamos).

"

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Lucas B. Fontana Olá Lucas, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega leia este trecho do artigo do Clube do Hardware:

"

...você precisa saber que DDR, DDR2, DDR3 e DDR4 são memórias do tipo SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), isto é, síncronas, o que significa que elas utilizam um sinal de clock para sincronizar suas transferências. DDR significa Double Data Rate ou Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock externo. Traduzindo: elas conseguem obter o dobro do desempenho de memórias sem este recurso trabalhando com o mesmo clock (memórias SDRAM, que não estão mais disponíveis para PCs).

Por causa desta característica, essas memórias são rotuladas com o dobro de seu clock externo. Por exemplo, memórias DDR2-800 trabalham externamente a 400 MHz, memórias DDR2-1066 e DDR3-1066 trabalham externamente a 533 MHz, memórias DDR3-1333 trabalham externamente a 666,6 MHz, memórias DDR4-2133 trabalham externamente a 1.067 MHz, e assim por diante. Para evitar confusões, sobre qual clock estamos falando, esses clocks “nominais”, também chamados clocks “efetivos”, são frequentemente grafados em transferências por segundo (T/s). Por exemplo, memórias DDR4-2133 podem ser rotuladas como 2.133 MT/s (milhões de transferências por segundo) em vez de MHz, para deixar claro que estamos falando de seu clock efetivo, e não de seu clock externo (que é de 1.067 MHz, como explicamos).

"

Gabriel, 
Obrigado pela Resposta.

Já havia lido algo sobre.. porém o que me deixou em dúvida é que hoje ao comentar com um amigo (Que possui um Computador com DDR4 de 2400MHz) sobre o acontecimento, ele abriu o Gerenciador de tarefas da máquina dele e apresentou os 2400MHz normalmente.

Isso me deixou muito confuso por não ocorrer assim também no meu.
O motivo pode ser por conta do Computador do meu amigo ser Intel? Windows talvez (Os dois estão na última versão)? 
Vi que AMD e Intel gerenciam diferentemente a Frequência das memórias.

Postado
5 minutos atrás, Math.Pi disse:

CPU-Z mostra o clock real (metade do nominal carimbado na memória). Se baseie por ele. Na dúvida, peça para seu amigo olhar o CPU-Z no pc dele.

Pelo CPU-Z mostra exatamente metade da Frequência (1200MHz).

Com isso acredito estar resolvido, a única coisa que talvez seja diferente é o Gerenciador de tarefas do Windows que para o Intel mostra de uma forma e para o AMD mostra de outra.

Obrigado mesmo pelo Help.

Abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!