Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Comprei um SSD na black friday e estou esperando receber, gostaria de saber qual a melhor forma de passar só o SO para o SSD novo, mantendo todos os arquivos e programas no HD, isso é possível?

Uma alternativa que pensei, é ir na restauração do Windows 10, selecionar as opções de formatar e manter arquivos e na hora de escolher o disco de instalação, selecionar o SSD, isso funcionaroa? Vi também alguns programas que fazem o processo automaticamente, clonando o SO.

Postado

@Vinícius Silva Santos Olá. Pela restauração do Windows 10, a opção "manter arquivos" só vai manter seus arquivos pessoais, mas vai apagar todos os programas - da mesma forma, se você fizer a instalação limpa no SSD, seus arquivos pessoais vão continuar no hd até você apagá-los - dos dois modos os programas terão que ser reinstalados.

Até existem programas que se dispõem a "clonar" o sistema e programas para outro disco, mas devido ao trabalho e os possíveis erros no procedimento, uma instalação limpa no SSD é sempre mais indicada.

Basta você baixar o Windows no site da Microsoft e instalar. Lembrando que, caso não tenha a chave de ativação do Windows, você deve vincular o sistema à sua conta Microsoft, assim não terá problemas em reativar a versão original no outro disco. Caso o pc tenha o Windows original de fábrica, a ativação normalmente é automática.

Boa sorte!

Postado

@GigioHD muito obrigado pela ajuda!!

Então deixa eu ver se entendi... vou instalar o SSD na máquina, com um pendrive de instalação do windows eu instalo o windows no SSD e depois disso vou ter meu ssd com windows e o HD com todos os arquivos e programas?

Nesse caso, como eu "retiro" o SO do HD? Ou isso não é necessário??

Postado

@Vinícius Silva Santos Quase isso. Você está misturando "arquivos pessoais" com "programas".

Quando fizer a instalação no SSD, seus arquivos pessoais (fotos, documentos, planilhas, videos) ficarão no HD.

Os programas (word, excel, games, antivírus) apesar de não serem apagados do HD, não funcionarão pois precisam ser instalados e, assim, "vinculados" ao novo sistema operacional.

Resumindo, os programas terão que ser reinstalados e os arquivos pessoais (fotos, planilhas, musicas, videos, documentos) podem simplesmente ser copiados para a pasta que desejar.

Fui claro?

Postado

@Vinícius Silva Santos É um prazer ajudar!

Então, vou te dar uma explicação meio "por cima" do motivo pra você baixar o sistema limpo em um pendrive e instalar diretamente no SSD. Quando você faz uma restauração, como o próprio nome diz, você vai restaurar seu sistema. Na verdade nem sei se ele te dará a opção de instalar em outro disco, provavelmente não. Além disso, ao restaurar ele vai criar pastas ".old" com resquícios do sistema anterior. Enfim, você terá um sistema restaurado, mas com arquivos inúteis no disco.

O melhor procedimento é você simplesmente tirar o HD, colocar só o SSD e instalar o Windows baixado do site e pronto, seu computador estará com um sistema limpo e "zerado".

Depois disso você recoloca o HD e, automaticamente, ele se tornará o "Disco D:", isto é, um disco secundário. (Existe a possibilidade de, quando os dois discos estiverem ligados, ele acabar iniciando pelo HD no sistema antigo, nesse caso você deverá entrar na Bios e, nas opções de Boot, selecionar o SSD como primário).

Considerando que, ao recolocar o HD, ele inicie automaticamente pelo SSD (sistema novo); você simplesmente criará pastas no SSD e passará seus arquivos pessoais que estão no HD para o SSD (você também pode usar um HD externo para fazer esse procedimento). Depois que tiver certeza que retirou/copiou seus arquivos que estavam no HD, incluindo os arquivos das pastas Desktop, Downloads, Documentos, Imagens e Videos (que estarão dentro da pasta de Usuários, no HD), você pode formatar o HD pra depois utiliza-lo como armazenamento, evitando encher muito o SSD.

Sei que parece complicado, mas é mais fácil do que parece.

Estou a disposição se tiver dúvidas na hora da instalação.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...