Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia.

A minha luz de cortesia ligada ao portão PPA através de Rele não está apagando após o portão fechar.

Isso começou a ocorrer depois de uma manutenção no portão feita por um serralheiro que jura que não mexeu nesse rele.

Como a manutenção foi feita para ajustar o curso de fechamento do portão, gostaria de saber se o rele está associado a esse ajuste.

Após isso ocorrer (a luz não apagar) acionei o controle do portão novamente mas interrompi a abertura antes da metade do curso e fechei o portão. 

Com essa ação, a luz apagou.

Será que o curso ajustado do portão não está chegando ao fim e não desliga o rele? Por que ele desliga quando eu faço uma abertura pequena e fecho o portão.

Grande abraço e obrigado pela ajuda.

Gerson

rele.jpg

Postado
23 minutos atrás, Gerson Sanches disse:

gostaria de saber se o rele está associado a esse ajuste.

definitivamente não.

muito estranho o seu diagnóstico, não tem temporização após o fechamento até o desligamento?

Postado

Bom dia Eder.

Antes da manutenção citada, a luz de cortesia funcionava como deveria. Após o portão ser fechado a luz desligava após uns 30 segundos.

Agora, a luz permanece acesa indefinidamente após o portão ser fechado.

Para que ela apague, eu aciono a abertura do portão novamente mas não deixo ele abrir todo. Fecho novamente e a luz se apaga após 30 segundos.

Por esse motivo eu questionei como o rele identifica que o portão está fechado. E porque a luz se apaga após o tempo do rele quando é feita a segunda abertura (parcial) do portão.

Detalhe: Na placa PPA há um outro rele igual a este fazendo a abertura e fechamento de uma trava de segurança. Ela funciona normalmente.

Gerson

Postado

Bom dia Eder. Não consegui checar o modelo da placa. Mas é a mesma há mais de 5 anos.

O problema começou agora, depois que o Serralheiro reconfigurou o curso do portão.

O estranho é que a luz apaga automaticamente quando faço a abertura parcial conforme expliquei.

Postado

Boa noite Eder.

Coloquei algumas imagens da placa em anexo. 

Notei que alguns leds vermelhos ficam acesos quando a luz de cortesia se apaga automaticamente. (imagens 1 e 2).

Quando a luz não se apaga automaticamente, o led acima das letras ENC fica apagado (imagens 3 e 4).

Aí eu faço a abertura parcial do portão e fecho de novo e o led acima das letras ENC acende e o desligamento automático da luz de cortesia ocorre.

voce consegue identificar o modelo da placa pelas imagens que eu anexei?

Abs.

Gerson

IMG_placaok.JPG

IMG_zoomFunciona.JPG

IMG_placanf.JPG

IMG_zoomnão funciona.JPG

Postado

esses leds representam a leitura do encoder da caixa de redução, eles devem piscar quando o motor está em movimento, isto procede?

Não encontrei nada nos manuais que pesquisei sobre a luz de cortesia somente em abertura parcial. pode ser que o curso de encoder dele esteja em desacordo com o curso real do portão.

http://portaoeste.com.br/automacao/files/bf72f370ddaaa6b17ffe6c035def1731.pdf

http://bitzar.blob.core.windows.net/ppa/content/library/files/SAIDA_P04722_-_MANUAL_TRIFLEX_CONNECT_-_Rev._2.pdf

de fato o serralheiro não mexeu no relé, mas acho que pode ser necessário reprogramar o curso do portão 

image.png

image.png

Postado

Bom dia Eder
Acabei fazendo a regravação do percurso e o problema se resolveu.

Usei a opção: Manter pressionado, simultaneamente, os botões “(+)” e “(-)” até acender o LED “OSC”.

Depois disso acionei o portão pelo controle e o percurso foi regravado.
A luz de garagem está apagando logo após o fechamento do portão.
Vou ajustar (assim que possível) o apagamento da luz para um tempo maior.  

Obrigado pela ajuda.

Grande abraço e um ótimo 2020 pra voce.

Gerson

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...