Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu instalei 16 GB de memória no PC de 3000 MHz (da Team Group) e no CPU-Z mostra que está em dual channel, mas a opção DC mode está escura, e no gerenciador de tarefas mostra apenas 8 GB de memória. placa-mãe B450 Aorus Elite, Ryzen 7 2700. Também. no CPU-Z mostra a velocidade como se tivesse rodando em uma frequência de 2400 MHz, sendo que o perfil XMP na bios da placa já está ativado, e era pra estar em 3000 MHz. Alguém pode me ajudar?

Sem título.png

Postado

99,99% das vezes, isso é memoria ram mal encaixada, tire as 2 e recoloque novamente. Se nao funcionar pode ser que algum dos pentes ou algum slot da placa-mãe esteja danificado.

Postado

@LordFlamejante Troca a posição das memórias uma pela outra. Recentemente fui testar 3 pentes de 8GB, reconhecia, mas só aparecia 8GB utilizáveis. Tirei 1 pente e ficou ainda com 8GB utilizáveis. Mudei os 2 pentes de posição e reconheceu 16GB utilizáveis.

Postado

clique  win +r  escreva ; msconfig da ok .+ inicialização de sistema ;.+ opções avançada ; + marque a caixinha  memoria maxima;  + o numero 16384 ; desmarque a caixa e de um ok e aplicar ; reinicie e veja se esta fixado a totalidades de ram , ok? mas veja aqui

image.png.3c900e58e18dcf1c608d084302b22f06.png

• 2 anos depois...
  • 3 meses depois...
Postado

@Lucas Dias60Fps É bem simples galera, fiz tudo o que todo mundo diz aqui, mas a questão é simples, windows+r, e executem o comando msconfig, em opções avançadas, em memória não pode ficar 0, tem que ficar a quantidade de memória ram total instalada na sua placa-mãe, por exemplo aqui eu tenho 3 slots, fazendo 24 GB DDR4.

image.png.b1ea21f35e6869359e2a3b62ecae2f27.pngimage.png.05d0bf34be9a3ccd84814cdc81f8a0a9.png

image.png

image.png

• Haha 1
  • Confuso 1
Postado

@BarbaRuivaJBR Não, não é necessário alterar nada no MSConfig para que o computador funcione corretamente. 

O MSConfig tem um próposito que é testar programas limitando o o hardware do PC.

Normalmente quando se chega a um problema que pode ser solucionado pelo MSConfig, muito provavelmente significa que um HD/SSD foi passado de um PC para outro e as vezes algumas configurações do Windows acabam ficando salvas e causando esses erros como por exemplo você instala um CPU 6/12, mas o Windows só reconhece 2/4 - porque o seu antigo CPU era 2/4. E nesse caso a grande maioria desses erros são resolvidos formatando o Windows do 0 - que é o correto principalmente quando há troca de placa-mãe.

• 5 meses depois...
Postado

Ola boa noite eu estava com mesmo problema, no meu caso uso uma placa-mãe MSI P55-GD65 VER:1.0 soquete 1156  4 slot para memória de 4giga o problema e que eu estava utilizando 

3x de 4Giga total 12G e so ultilizava 4giga mesmo em jogos so 4giga era utilizado então tirei uma de 4giga e coloquei uma de 8Giga fiquei com 16Gigas mesmo assim so utilizava 4giga afff

Ate que resolvir colocar todas e pra minha surpreza adivinhe reconheceu 20Gigas e esta utilizando 12gigas , agora buguei🤯🤯🤯🤯

memoria.jpg

• 7 meses depois...
Postado

Não tem nada que mexer em msconfig, memória virtual e etc ...
Eu me deparei com esse problema na minha máquina,
Eu tinha 2x8GB 2400 MHz e adquiri mais um pente de 16GB 2666 MHz.
Ao instalar, o Windows retounou o seguinte:
32 GB de RAM instalada e 13,9 GB utilizáveis.
Resolvi indo na BIOS e alterando, nas Configurações de Memória / Frequência de Memória, de AUTO para 2400 MHz.
Pronto !
Depois, para conferir, voltei a colocar na opção AUTO, e o problema não retornou.

RAM 4.jpg

• Amei 1
  • 4 meses depois...
Postado
Em 10/08/2023 às 00:05, C4br4L disse:

Não tem nada que mexer em msconfig, memória virtual e etc ...
Eu me deparei com esse problema na minha máquina,
Eu tinha 2x8GB 2400 MHz e adquiri mais um pente de 16GB 2666 MHz.
Ao instalar, o Windows retounou o seguinte:
32 GB de RAM instalada e 13,9 GB utilizáveis.
Resolvi indo na BIOS e alterando, nas Configurações de Memória / Frequência de Memória, de AUTO para 2400 MHz.
Pronto !
Depois, para conferir, voltei a colocar na opção AUTO, e o problema não retornou.

RAM 4.jpg

Faz ai tutorial mano como tu chegou ai

• 4 semanas depois...
Postado

@drgsf Vai na BIOS, e procura as opções de DRAM, procura a configuração de frequência de memória, se estiver em auto, clica e seleciona a frequência manualmente de acordo com a frequência maxima de memória instaladas, por exemplo: se 1 dos pentes for 2400 MHz e o outro for 2666mhz (maior que o outro pente) você seleciona a frequência 2666mhz, após selecionar tirando então do auto que antes estava, salva a configuração e saia da BIOS e inicie o pc e pronto resolvido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...