Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, cordiais saudações!

Tenho um HD externo Western Digital MyBook de 4TB, daqueles grandes, e estou com um "probleminha" com ele que agradeceria alguma orientação ou esclarecimento.

Esse HD sofreu uma queda de energia durante uma transferencia e corrompeu vários arquivos (resultando em 1Tb de arquivos .CHK numa pasta FOUND.000!!!!) e por isso fui obrigado a reformata-lo e testa-lo para saber se ainda é "confiável", pois até o problema ocorrer, era meu HD externo de BKP principal (tenho alguns outros menores para redundancia de alguns arquivos).

Para fazer estes testes, utilizei o que conheço: o CHECK DISK do Windows 10 e a ferramenta original da Western Digital (se não me engano, chama WD Tools) que está instalada em um iMac mid 2013 de 21". Na verdade, o HD estava formatado em NTFS mas ficava sempre ligado ao iMac, e não a uma máquina Windows. 

O problema é que apesar de já ter feito três vezes um Check Disk COMPLETO com todos os parâmetros via Windows 10 (que durou mais de 24hs), e não ter encontrado nenhum BAD CLUSTER ou outro erro, a ferramenta da própria WD não consegue finalizar o teste mais completo, parando sempre em 95% e acusando um erro não especificado. Simplesmente aborta com 95% e fala que não foi possivel completar o teste. Mas o HD passa sem problemas no teste "simples" dessa ferramenta. 

Gostaria de ouvir a opinião dos experts, se essa interrupção sempre aos 95% (apos mais de 20 horas scaneando)  é sinal de que o HD morreu mesmo, e não é mais confiável, ou pode ser problema da ferramenta que não é tão boa quanto o bom e velho Check Disk do Windows. Ou o contrário: ela é excelente e o Windows que não consegue identificar o problema.

OBS: talvez seja relevante mencionar que esse HD já passou da garantia e que passava a maior parte do tempo desligado, inclusive sem conexão com tomada ou porta USB do iMac. Só era ligado na hora de transferir algum BKP importante, e logo depois desconectado e desligado da tomada. Provavelmente, ele tinha menos horas de uso totais do que o volume de horas que ele já passou sendo scaneado pelo Check Disk e pela ferramenta da propria WD!!

Agradeceria orientações e dicas!

Feliz 2020 a todos! 

marcelo

• Coordenador
Postado

- Verificar integridade do HD/SSD.

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

Postado
28 minutos atrás, mick 07 disse:

- Verificar integridade do HD/SSD.

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

Muito obrigado pelas dicas, amigo!!

Mas todos esses apps que você citou tem versão para Mac? O Chk Dsk eu sei que é Windows, mas nunca ouvi falar desse comando WMIC, ele é pro Terminal do MacOsX? 

Infelizmente a máquina Windows que tenho acesso é um notebook do trabalho e não sou admin dele. Em casa tenho apenas Macs. 

E como comentei, é um HD externo, conectado via USB, e talvez essas verificações não funcionem porque ele vai está ligado direto na placa-mãe, não é?

• mês depois...
Postado

MICK 07, muito obrigado pelas orientações e auxílio!

Desculpe pela grande demora em responder e agradecer.

Paz e saude, meu amigo!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!