Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, gentileza. 

Estou com uma internet de 110MB. 

A velocidade só é alcançada via cabo, ou wi-fi na rede 5Ghz.

Na rede 2.4 Ghz a velocidade limita na casa dos 50MB, eventuais alterações de canais e frequência já foram feitas, em alguns casos melhorando até 60MB, outras alterações baixando a velocidade pra 20MB. Enfim, alterações no roteador são insuficientes para a solução do problema.

Considerando que ainda hoje a tecnologia 5G é pouco difundida no país, na minha casa só há um aparelho que suporta. O restante só 2.4 ghz. 

Já usei internet com velocidade acima de 100MB em outros locais, então a rede 2.4 suporta sim a velocidade de 100MB.

As perguntas:

1- Será que essa limitação é do roteador ou da operadora.

2- Se for do roteador ele limita porcentagem da velocidade total para a frequência 2.4 ghz, ou limita 50MB independentemente da velocidade total disponível? (Se for porcentagem posso exigir que a operadora aumente a velocidade maxima pra alcançar a real, se for limite geral de 50MB exijo a troca do roteador. )

Obrigado desde já. 

Abraços

Postado

Conseguir 100Mbps em rede wifi é complicado, o overhead do protocolo é grande de forma que você obtêm; na pratica pouco mais da metade da velocidade do link wifi, ou seja pra conseguir 10mbps, a conexão com roteador tem que trabalhar sempre em 300Mbps e todos seus dispositivos wifi tem que suportar essa velocidade.

Conseguir manter acima de 150Mbps só é possível com a tecnologia MiMo, que basicamente faz um "RAID" com varias conexões wifi ao mesmo tempo, e obviamente usando mais de um canal, e isso só funciona em areas com vários canais livres e poucas interferências, em cidade com espectro de 2.4Ghz congestionado é difícil.

Postado
10 minutos atrás, F4b10 disse:

Conseguir 100Mbps em rede wifi é complicado, o overhead do protocolo é grande de forma que você obtêm; na pratica pouco mais da metade da velocidade do link wifi, ou seja pra conseguir 10mbps, a conexão com roteador tem que trabalhar sempre em 300Mbps e todos seus dispositivos wifi tem que suportar essa velocidade.

Conseguir manter acima de 150Mbps só é possível com a tecnologia MiMo, que basicamente faz um "RAID" com varias conexões wifi ao mesmo tempo, e obviamente usando mais de um canal, e isso só funciona em areas com vários canais livres e poucas interferências, em cidade com espectro de 2.4Ghz congestionado é difícil.

Neste caso então exigir que a operadora coloque 200 MB no link, irei conseguir chegar nos 100MB na rede 2.4ghz?

Postado
7 horas atrás, Lucas OliveiraAsp disse:

Já usei internet com velocidade acima de 100MB em outros locais, então a rede 2.4 suporta sim a velocidade de 100MB.

Usando placa de rede wireless né  ou notebook com placa de alta qualidade né ?

Minha casa tambem tem esse defeito seu, celular for muito bom tipo moto z2 force ou pocophone em 2,4 ghz ele limita a 60 megas.ja na rede 5ghz eles atingem 150 megas de download e uploud tranquilo.

j7metal ele limita a 35 megas 2,4 ghz

Asus zom em 2,4 ele limita a 30 e em 5ghz ele limita a 89/89 download e uploud.

Ja no computador com placa de rede boa de 2 antenas ele d os 150 megas tranquilos.

se usar placa de rede de uma antena ele limita tambem a 60 megas.

Minha rede é baseada em Dlink DIR819 e ONU OVERTEK

Todos os aparelhos testando na onu ficam limitado a 30mbps 2,4ghz

Postado

@Lucas OliveiraAsp Não confunda velocidade do link wifi da casa com a velocidade da internet, quando eu disse que o wifi só entrega na pratica pouco mais da metade da velocidade do link me referia ao link do wifi, por exemplo um roteador simples de uma antena e 150Mbps vai entregar no máximo esses 60Mbps, isso Independence da internet que chegar a ele for de 100 ou 500Mbps.

E essa velocidade só chega se o sinal wifi for forte e com pouca interferência... Pra ter mais de 100Mbps no wifi só com roteador de 300Mbps, porém esses roteadores usam mais de uma antena e mais de um canal ao mesmo tempo, isso aumenta também o risco de interferência que derrube a velocidade...

Se quer realmente ter toda velocidade da sua internet é melhor pensar em mudar a rede pra 5Ghz, que tem menos interferência ou usar uma rede cabeada.

Postado

@F4b10 como eu disse, o roteador é bom, 3 antenas, alta velocidade e comporta tanto 2,4 como 5 ghz, ocorre que os aparelhos da casa não

1 hora atrás, F4b10 disse:

@Lucas OliveiraAsp Não confunda velocidade do link wifi da casa com a velocidade da internet, quando eu disse que o wifi só entrega na pratica pouco mais da metade da velocidade do link me referia ao link do wifi, por exemplo um roteador simples de uma antena e 150Mbps vai entregar no máximo esses 60Mbps, isso Independence da internet que chegar a ele for de 100 ou 500Mbps.

E essa velocidade só chega se o sinal wifi for forte e com pouca interferência... Pra ter mais de 100Mbps no wifi só com roteador de 300Mbps, porém esses roteadores usam mais de uma antena e mais de um canal ao mesmo tempo, isso aumenta também o risco de interferência que derrube a velocidade...

Se quer realmente ter toda velocidade da sua internet é melhor pensar em mudar a rede pra 5Ghz, que tem menos interferência ou usar uma rede cabeada.@F4b10

• 4 semanas depois...
Postado

Vai muito da capacidade da placa de rede wireless de cada dispositivo, se ela aguenta os padrões de moculações

g, n, ac , ax, etc

Rede wirelss 5.0 têm maior velocidade mas distância menor

Rede wirelss 2.4 têm a distância maior, porém maior interferência, portanto quanto mais estiver chegando sinal aos aparelhos, maior será a velocidade, quanto menor o sinal, menor a velocidade

Qualquer modem ou roteador por mais potente que seja, nunca irrá ser capaz de distribuir o sinal igualmente para todos os lugares

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!