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Configurações do computador:
Processador: i7 3770
placa-mãe: Itautec S.A.

Ram: 8 Gb
SSD: 110 Gb Kingston (padrão)

2 HD (secundário): 465 Gb
Windows 10

Bom, ontem e hoje estava estranhando o computador travar e só destravar depois de uns 3-7 minutos (congelando a tela e fica carregando/pensando, o mouse as vezes travava também ou só ficava MUITO lento, sem tela azul), e isso sem nada para gastar serviço, como coisas em segundo plano.
Meu primeiro estranhamento de hoje foi não conseguir executar uma limpeza no computador usando o Avast, sempre que iniciava-se a limpeza ele fechava logo em seguida, então pensei que poderia ser algum vírus impedindo o programa, passei arquivos importantes para o HD e restaurei o sistema, o que não teve sucesso, reinstalando o Avast pude finalmente verificar o sistema e logo depois verifiquei os discos e estão todos corretos, mas as últimas "travadas" faz com que um dos HDs suma do sistema, pensei que o windows tivesse "deixado ele oculto" com as partições, mas na verdade o disco está ou desconectando ou desligando, mas seus cabos estão bem encaixados, quando reinicio o PC o HD volta a aparecer e funcionar. Já procurei se há defeitos no hardware, e não tem nada de errado. Agora só resta saber se perdi o HD mesmo ou se ainda há chances de recuperar? Meu medo antes era perder TUDO que tinha salvo nos 3 discos (no caso se fosse vírus/malware e corrompesse os arquivos), mas agora depois de até fazer limpezas e vasculhando tudo, então não creio que possa ser algo do tipo...
Tem horas que quando vai iniciar o computador ele não executa o windows dizendo apara colocar um disco para o boot, no caso só reinicio o computador e ele executa o windows normalmente.

  • Coordenador
Postado

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

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